Falta pouco para o ENEM: o que priorizar na última hora?

Postado por Admincursos | 6 de agosto de 2019 | Deixe aqui seu comentário

Falta pouco para o ENEM: o que priorizar na última hora?

Saiba quais são os principais detalhes durante a fase final

Você se preparou durante o ano inteiro (ou desde anos anteriores) para essa fase, que pode literalmente mudar os rumos da sua vida, buscou saber o que mais cai no ENEM e juntou uma bela bagagem de conhecimento, e a data se aproxima.

As provas do ENEM serão realizadas em dois domingos consecutivos, nos dias 03 e 10 de novembro, e você deve estar ansioso, além de não saber muito bem o que fazer nessa reta final, não é?

Se respondeu positivamente a alguma das perguntas anteriores, saiba que veio ao lugar certo! Confira quais são os principais conteúdos para reforçar os estudos e o que você pode fazer para potencializar seu desempenho na prova.

O que mais cai no ENEM para intensificar os estudos?

Dentro de cada área do conhecimento, alguns assuntos merecem destaque por sua presença destacada em relação aos demais, e embora não seja possível afirmar com total certeza, isso pode ajudar a guiar seus estudos finais.

Entre esses temas, destacam-se os seguintes:

 

  • Português, inglês e literatura: o primeiro ponto fica na importância de saber como desenvolver uma boa interpretação de texto, o que também influencia nas demais partes da prova. Além disso, revise literatura, gramática e figuras de linguagem.

 

  • Matemática: logaritmo, trigonometria, cálculo com decimais e porcentagens, progressão aritmética e progressão geométrica.

 

  • Filosofia: suas vertentes temática, antiga, moderna e contemporânea, além do renascimento e de personagens famosos, como Thomas Hobbes, Jean-Jacques Rousseau e John Locke.

 

  • História: início da colonização, Nova República, antiguidade clássica grega e romana, regime militar, Era Vargas e o governo de Juscelino Kubitschek.

 

  • Geografia: o tema costuma ser tratado de maneira mais abrangente. Revise assuntos como agropecuária, hidrografia, migrações, comércio, indústria, urbanização e questões ambientais.

 

  • Física: magnetismo, eletricidade, mecânica, óptica, ondulatória e física moderna.

 

  • Química: problemas ambientais, termoquímica, eletroquímica, radioatividade, química orgânica, reações inorgânicas e estudo de moléculas.

 

  • Biologia: genética, citologia, fisiologia, evolução e programas de saúde.

 

  • Redação: saber fazer uma boa redação para vestibular pode ser o diferencial para conseguir a sua tão sonhada vaga. Fique atento a assuntos do cotidiano, preste atenção na interpretação de textos e estude sobre os textos dissertativos-argumentativos.

 

Além de estarem entre os temas que mais caem no ENEM, esses assuntos também são úteis para outros vestibulares.

Veja também: Primeira vez realizando o ENEM? Confira essas dicas

O que fazer com a data da prova se aproximando?

Jovem em frente ao computador estudando para o Enem

É claro que saber o que mais cai no ENEM é de suma importância para o seu desempenho, mas é provável que você tenha estudado uma grande quantidade de conteúdos até esse ponto, principalmente para quem já vem se preparando há um bom tempo.

Por isso, além da parte propriamente técnica, existem outros detalhes capazes de lhe ajudar em seu desempenho, como os seguintes:

 

  • Durma cedo. Ao dar ao seu corpo e sua mente o tempo que eles precisam para descansar e relaxar, você poderá acordar disposto e reter as informações com eficiência. Estudar quando se está muito cansado não resulta em um bom aproveitamento.

 

  • Refaça as provas anteriores. Ainda que os conteúdos e questões mudem a cada ano, é importante entender como a prova funciona. Por isso, refaça as edições anteriores pelo menos uma vez para adquirir uma etapa fundamental de preparação.

 

  • Cronometre o tempo das questões. Enquanto refaz as provas, deixe um cronômetro perto com o tempo máximo de duração da prova. No primeiro dia, com Linguagens e Suas Tecnologias, Ciências Humanas e Tecnologias e redação, são cinco horas e meia, enquanto o segundo dia, com Matemática e Suas Tecnologias e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias oferece cinco horas aos candidatos. Assim, você aprende a administrar melhor seu tempo.

 

  • Pense no melhor momento para fazer a redação. Algumas pessoas preferem fazer a redação antes das questões, enquanto outras optam pelo contrário. Pense no que é melhor para você, já que não existe uma fórmula a ser seguida. Ao chegar na prova já com isso definido, é possível evitar incertezas e inseguranças.

 

  • Faça pelo menos uma redação por semana. Essa pode ser uma atividade cansativa, mas é fundamental que você exercite sua capacidade de produção de textos para ser capaz de obter um desempenho ainda melhor no dia da redação.

 

  • Preste atenção nas atualidades. Se você não tem o costume de assistir a jornais ou ler notícias, desenvolva-o, já que é comum que as questões e a redação abordem certos temas do cotidiano. Apenas conte com fontes confiáveis para evitar enganos e informações inverídicas.

 

  • Alimente-se bem. Essa é uma dica para a vida e que deve ser seguida quando estiver próximo da prova do ENEM, principalmente nos dias que antecedem a prova. Assim, seu organismo funcionará de uma maneira equilibrada e você poderá ter mais energia para enfrentar o desgaste do vestibular.

 

  • Leve água e algo para comer nos dias de prova. Por ser um período longo, que pode chegar a cinco horas e meia de prova e redação, leve consigo alguns alimentos práticos e que tragam mais energia, como chocolates, barras de cereais e sanduíches naturais, além de água fresca.

 

  • Estude (e se possível faça) o caminho para o local de prova. Pode ser que você tenha sido direcionado para um local que não conhece. Por isso, é essencial saber qual é o melhor caminho e, se conseguir, fazê-lo alguns dias antes.

 

  • Descanse no dia anterior à prova. Nesse ponto, você já terá estudado bastante e assimilado muitas informações. Tire o dia anterior às provas para descansar, relaxar e fazer o que você gosta, seja assistir a um filme, jogar videogame ou praticar esportes. Não se esqueça do horário para poder dormir bem.

 

Ao colocar essas dicas em prática, você conseguirá otimizar seus estudos e seu tempo, de modo a estar o mais preparado possível para encarar o ENEM e, assim, conseguir uma boa pontuação para atingir seus objetivos acadêmicos.

Além de revisar o que mais cai no ENEM, vale a pena investir em cursos online de áreas que você não domina tão bem ou deseja melhorar. Prepare-se bem e tenha uma ótima prova!

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *