Revisor de provas: cursos para se dar bem na área

Postado por Admincursos | 27 de agosto de 2019 | Deixe aqui seu comentário

Revisor de provas: cursos para se dar bem na área

Revisor de provas: cursos para se dar bem na área

USP, Unifesp, UFRJ, UFMG, UFRGS, UFABC e PUC. PRF, PF, ANEEL, CGU, INSS. Sabe o que todas essas instituições têm em comum? O fato de que há um revisor responsável por verificar cautelosamente as provas de quem se interessa em participar dos processos seletivos.

Esse é um detalhe que nem sempre é lembrado, principalmente em meio a tanta euforia e agitação que estão presentes nas épocas dos vestibulares e concursos, momento em que os estudantes colocam em prática os conhecimentos que foram absorvidos durante os meses (ou anos) anteriores.

Dada essa importância, é essencial que a equipe de revisores esteja devidamente preparada, já que ela lida diretamente com os sonhos e objetivos de pessoas espalhadas por todo o Brasil e de outros países, algo que realmente pode mudar suas vidas de uma vez por todas.

Se você tem o interesse de atuar na área ou já se encontra nela, mas deseja melhorar suas capacitações, nós separamos algumas informações importantes a respeito, seguidas de cursos capazes de te tornar um profissional ainda melhor. Confira!

Quão necessária é a função do revisor?

Imprescindível! Esse é o profissional responsável por corrigir as provas dos vestibulares citados e de todos os outros, bem como de concursos públicos, o que significa que eles podem ser considerados como participantes indispensáveis para o crescimento e desenvolvimento do país.

Embora não haja dados concretos a respeito de quantos revisores existem no Brasil, é de se estimar que o número seja bem grande. Em 2018, por exemplo, foram pelo menos 5,5 milhões de inscrições confirmadas apenas para o Enem, isso sem contar os outros vestibulares.

Ao contar o número de concurseiros, a participação se mostra ainda mais clara. No dia 22 de agosto de 2019, havia pelo menos 18.000 vagas abertas para concursos públicos em todo o Brasil, os quais são reconhecidos pela alta concorrência, já que estabilidade financeira e boa remuneração são objetivos bastante procurados.

Portanto, mesmo sem que tenhamos acesso ao número desses profissionais, é possível estimar que há milhares deles, os quais possuem em suas mãos a responsabilidade de permitir aos milhões de candidatos, seja de concursos ou de vestibulares, a atingirem seus objetivos.

Veja também: O que fazer antes de uma prova importante

Quais são os melhores cursos para um revisor?

Para ter um bom desempenho no exercício dessa função, tanto em relação à revisão propriamente dita quanto às habilidades complementares que também são fundamentais, os seguintes cursos são indicados:

Escrita e redação

É inegável a relação entre conseguir ler e escrever bem e ser um profissional de revisão de provas. Afinal de contas, para que isso seja possível, é necessário ter um bom domínio de ambas habilidades.

Com o curso de redação, os dois conhecimentos serão bem trabalhados através de conceitos teóricos e práticos, o que ajuda diretamente na qualidade dos serviços prestados pelos revisores.

No curso, será possível descobrir que não são apenas as pessoas que já nasceram com predisposição a escrever bem que conseguem fazer isso. Ao desenvolver a habilidade, você também pode dominar os assuntos e aplicá-los em seu dia a dia!

Administração do tempo

São muitas questões, redações e conteúdos com que os revisores se deparam diariamente. Isso significa que o tempo precisa ser organizado com maestria, de modo a aproveitá-lo bem, sem abrir mão da atenção e da qualidade nas revisões.

O curso de administração de tempo aborda o assunto de maneira específica, com unidades sobre comportamento pessoal, bom uso do tempo e seu uso no trabalho, entre outros assuntos importantes.

Um revisor que saiba cuidar bem de seu tempo consegue otimizar o número de revisões feitas por dia ou por período e, assim, ter um desempenho superior, o que também é benéfico para o seu bolso.

Aluno fazendo prova de vestibular

Gestão de projetos

Como comentamos anteriormente, o número de conteúdos com que os revisores se deparam é grande. Logo, cada projeto precisa ser administrado com excelência para evitar problemas e contratempos.

É aí que entram os conhecimentos transmitidos em um curso de gestão de projetos, que ajudam o profissional a se organizar adequadamente para cada demanda, mesmo nas de maior porte.

A aplicação desses conhecimentos pode fazer com que o sucesso de suas iniciativas profissionais seja bem maior, já que você saberá como lidar com cada uma delas para não perdê-las de controle.

Planejamento estratégico

Para ser capaz de atingir um objetivo, é preciso ter um bom planejamento e uma execução assertiva. Caso contrário, você pode ficar confuso no meio do caminho e deixar de agir da melhor maneira.

O curso de planejamento estratégico traz as ferramentas ideais para isso, por meio das quais é possível aprender a planejar e executar, trabalhar com a segmentação de mercados e entender qual é o real conceito por trás da estratégia, entre outros assuntos.

Além de ajudar na carreira de revisor, esse é um curso que também pode impactar positivamente em outras áreas da vida, dada a abrangência e versatilidade dos conteúdos tratados.

Qualidade de vida no trabalho (QVT)

Por último, mas não menos importante, é preciso comentar sobre a qualidade de vida, fator que é muito procurado nos dias de hoje e não sem razão, já que é importante cuidar desse aspecto para ter uma vida equilibrada e positiva.

O curso de qualidade de vida no trabalho mostra como o assunto é necessário e deve ser abordado em todas as áreas, com temas que vão desde ergonomia e segurança do trabalho até inteligência emocional e estresse ocupacional.

Também há que se ressaltar que esse é um assunto que impacta positivamente em outros aspectos da vida que não apenas o trabalho, ou seja, mais um benefício para quem opta em realizá-lo.

Torne-se um revisor de sucesso!

Como as provas de vestibular, concurso e outras modalidades em geral devem existir por um bom tempo, é certo que a carreira dos revisores pode ser repleta de sucesso e realizações, desde que eles se empenhem para tal.

Se você quer se tornar um revisor de destaque, faça os cursos online citados e veja como, com o passar do tempo, sua trajetória profissional só tem a melhorar!

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *