Aprenda a usar as fórmulas mais importantes do Excel

Postado por Admincursos | 12 de setembro de 2019 | Deixe aqui seu comentário

Aprenda a usar as fórmulas mais importantes do Excel

Domine fórmulas essenciais para o seu dia a dia

As fórmulas do Excel estão entre os principais recursos que levaram o programa a ser tão famoso. Eles permitem que os usuários tenham funcionalidades sensacionais para diversas aplicações, de trabalhos escolares a relatórios de resultados em empresas.

Boa parte do sucesso de quem utiliza o software se dá através do conhecimento e aplicação dessas fórmulas, o que nem sempre é sabido e, inclusive, pode fazer parecer que ele tenha um grau de dificuldade bem maior do que realmente possui.

Se você se identificou, saiba que veio ao lugar certo, pois nós separamos uma explicação prática para fórmulas mais usadas. Assim, o Excel deixará de ser um desafio e passará a ser uma qualidade!

Principais fórmulas do Excel e como utilizá-las

Em um software mais de 30 anos de existência, algumas fórmulas ainda parecem assustadoras, mas acredite: não são, desde que você tenha as orientações para aplicá-las!

Cabe ressaltar que essas fórmulas foram escolhidas entre uma lista divulgada pela própria Microsoft com as principais, o que significa que você provavelmente se deparará com uma delas em determinadas ocasiões.

=SOMA()

Uma das fórmulas do Excel essenciais é a soma, cujo funcionamento é bem simples: basta digitar =SOMA() e, dentro dos parênteses, indicar o intervalo das células que contém os números a ser somados.

=SOMA(C4:C33)

Também é possível fazer a soma de números avulsos dentro dos parênteses, como:

=SOMA(77+22)

Outra opção simplificada para cálculos avulsos é colocar os valores depois do sinal de igual, mesmo sem precisar digitar a fórmula ou os parênteses:

=60+40

Outras operações básicas

Como o funcionamento das funções das demais operações básicas é similar, nós separamos os comandos e uma explicação simples sobre elas:

  • Subtração: =60-40
  • Multiplicação: =MULT(C8:C10) ou =MULT(10*40) ou =40*10
  • Divisão: =60/40

=SOMASE()

Essa fórmula funciona como a soma, com a diferença de que só efetua a operação caso os números passem por um teste lógico.

Você pode, por exemplo, ter uma lista de compras e querer somar apenas o total dos produtos cujo valor seja maior de R$ 25. A aplicação é a seguinte:

=SOMASE(B13:B18; “>25”)

Dessa forma, você não precisa ordenar os números e separar os que precisa, o que economiza bastante tempo no processo.

=RAIZ()

Essa é uma das fórmulas do Excel que também traz um cálculo ensinado na escola: a radiciação, mais conhecida como raiz quadrada.

=RAIZ(D5)

Além de poder indicar a célula em que o número está, também é possível fazer a operação diretamente dentro dos parênteses:

=RAIZ(49)

=CONT.SE()

Há várias fórmulas do Excel que são condicionais, e essa é uma delas, com um recurso bem interessante.

No exemplo que vimos anteriormente, da lista de compras, ao invés de saber qual é o valor dos produtos que excedem R$ 25, você poderia saber quantos produtos estão abaixo desse valor e, assim, entender suas despesas.

No caso, a aplicação seria a seguinte:

=CONT.SE(B13:B18; “>25”)

Executivo usando o Excel

=INT()

Às vezes, é necessário arredondar o valor de alguns números, seja para facilitar cálculos ou para que eles sejam visualizados mais facilmente, e o Excel também oferece uma fórmula para isso.

A aplicação é simples:

=INT(B8)

Ainda que pareça contraproducente, pode ser que você se depare com a necessidade de obter esse resultado mediante a inserção do número dentro do parêntese, o que ficaria assim:

=INT(48,7317158)

É importante ressaltar que esse arredondamento é sempre feito para baixo. Logo, seja 48,1 ou 48,9, por exemplo, o resultado será 48 em ambos os casos.

=MAIÚSCULA() e MINÚSCULA()

Se você precisar converter um texto para maiúsculo, basta usar a seguinte fórmula e selecionar a célula em que o texto está:

=MAIÚSCULA(F13)

Para o minúsculo, o processo é o mesmo:

=MINÚSCULA(F13)

=HOJE e =AGORA

Quando precisar colocar o dia e/ou a hora na planilha, você não precisa olhar no relógio e no calendário para isso, já que há fórmulas para Excel que se encarregam da atividade.

Para inserir o dia, basta replicar a função:

=HOJE()

No caso do dia seguido da hora, a função é:

=AGORA()

É importante ressaltar que os parênteses ficam vazios em ambos, mas devem ser inseridos para o funcionamento da fórmula, tudo bem?

=PROCV()

Essa é uma das mais famosas fórmulas do Excel, que também leva essa fama pela dita complexidade que existe nela. Porém, com uma boa explicação, você poderá replicá-la tranquilamente.

Geralmente, seu uso é feito para encontrar correspondências para o que se digita. Ainda no exemplo do supermercado que citamos, caso uma coluna tenha o nome do produto e a outra tenha o preço, ao digitar o nome, o valor aparece em seguida.

Fica mais fácil de usar essa fórmula ao clicar no menu de diálogo que aparece quando se seleciona a função, o qual é um item de “Página Inicial” > “Edição”. O símbolo é o da letra grega maiúscula SIgma (Σ).

Ao abrir o menu, as opções são as seguintes:

  • Valor_procurado: valor que se deseja encontrar na primeira coluna da tabela.

 

  • Matriz_tabela: tabela de números, valores lógicos e texto em que os dados são recuperados. A seleção pode ser feita tanto com o mouse quanto com o teclado.

 

  • Núm_índice_coluna: posição da coluna em que o referido item está. Por exemplo, se a lista tiver 15 colunas e a informação que se deseja obter está na 10ª, deve-se digitar o número 10.

 

  • Procurar_intervalo: deve ser indicado o intervalo a aparecer se a procura não tiver resultados. Se não quer que apareça nada neste caso, digite FALSO.

Por fim, é preciso configurar a célula seguinte da coluna. Repita todo o processo anterior, com a diferença de que o “Núm_índice_coluna” deve ser o seguinte, onde a informação se encontra.

O resultado é uma das melhores fórmulas do Excel, que funciona de maneira similar a um buscador, porém com informações que já estão no documento.

Veja também: Conheça os cursos de Excel e aumente suas chances no mercado

Domine as principais fórmulas do Excel!

Depois desse tutorial, você poderá utilizar o Excel com ainda mais riqueza de detalhes, tendo em vista que as fórmulas estão entre seus recursos fundamentais.

Para poder ter um aproveitamento ainda melhor, vale a pena fazer cursos de informática que sejam voltados ao software, os quais trazem essas e outras fórmulas com suas respectivas explicações.

A Cursos 24 Horas oferece o Curso de Excel 2013, cujos recursos podem ser replicados também nas versões mais novas do software.

Aproveite a oportunidade para realizar esse e outros cursos online e, assim, melhorar seu perfil pessoal e profissional, tudo isso com um investimento que cabe no seu bolso e trará uma série de benefícios à sua vida!

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *