Produção de eventos: se prepare para o fim de ano e aumente sua renda

Postado por Admincursos | 26 de setembro de 2019 | Deixe aqui seu comentário

Produção de eventos: se prepare para o fim de ano e aumente sua renda

Conhecimentos na área podem te fazer ter uma nova fonte de renda extra – ou até mesmo principal

A organização de eventos é uma área importante, principalmente no final do ano, em que as festas e comemorações são comuns. Essa, porém, é uma atividade mais complexa do que pode parecer, mas que tem o potencial de colocar seus entendedores em uma posição privilegiada no mercado.

Há muitas técnicas, práticas e cálculos envolvidos neste assunto, o que o torna bastante relevante e pode ser aproveitado por você para aumentar a renda, seja como atividade paralela ou principal.

Vamos entender melhor como a área funciona e, então, mostrar como vale a pena ingressar nessa carreira com potencial de mudar sua condição profissional e financeira.

Em que consiste a organização de eventos?

Como o nome indica, em toda e qualquer atividade que esteja envolvida com a realização de um evento, desde o planejamento inicial até sua finalização, depois que os convidados já tiverem ido embora.

Essa organização pode ser aplicada em eventos de todos os portes e tipos, como cerimônias, festas, competições, festivais e afins, seja para pessoas físicas ou jurídicas.

Alguns dos procedimentos da organização de eventos são os seguintes:

Entender o motivo do evento

Para conseguir fazer uma organização primordial, é preciso entender qual é a razão de existir daquele evento: um matrimônio, a comemoração dos resultados de uma empresa ou o lançamento de um livro, por exemplo.

Além do que motivou a organização do evento, também deve-se pensar em qual é o objetivo depois dele, como trabalhar com o branding de uma empresa, conquistar novos clientes, gerar faturamento ou chamar a atenção da mídia.

Ao ter ambas respostas, será possível ter um norte a se seguir, o que é determinante para todos os demais passos que virão.

Planejar o cenário ideal

O próximo passo é saber quem serão as pessoas convidadas e determinar qual será o tamanho do evento. Pense como ele seria na melhor das hipóteses e colete informações sobre os palestrantes (se houver), número de participantes e quem serão eles.

A organização de eventos nessa etapa também deve passar pelas comidas e bebidas que serão servidas e pelas atividades de lazer e diversão oferecidas, que devem ser encaixadas no cronograma da melhor maneira possível.

Chamar os convidados

Depois de ter planejado como as coisas funcionarão, é chegada a hora de chamar as pessoas que participarão do evento.

Para evitar problemas organizacionais e de orçamento, se for o caso, deixe um aviso no convite de que não é permitido levar convidados adicionais. Caso contrário, o planejamento pode ir por água abaixo.

Quando a organização de eventos contemplar a presença de convidados dos convidados, se possível, peça para que eles confirmem os nomes com antecedência para facilitar a programação.

Pessoas em evento organizado por profissional

Definir o orçamento

Esse é um dos pontos principais da organização de eventos e que ajuda a entender porque é tão importante ter especialistas na área, de modo a otimizar os custos sem abrir mão da qualidade.

É importante saber qual é o orçamento máximo para aquele evento, o que pode ser confirmado junto ao contratante ou responsável. Assim, todas as decisões serão tomadas já com aquele valor como teto.

Aqui, é importante comparar preços, mas sem abrir mão da qualidade, já que não vale a pena tentar reduzir o orçamento a todo custo e oferecer algo que não seja compatível com o que os convidados merecem.

Além disso, separe 10% do valor máximo para emergências e trabalhe apenas com os 90% restantes. Assim, caso algo fuja do planejado (o que é perfeitamente possível de acontecer), o dinheiro deve ser suficiente e, caso não seja, o custo será menor.

Pensar nos mínimos detalhes

Eventos são associados a grandes acontecimentos, mas também existem as pequenas coisas que devem ser levadas em consideração para evitar surpresas.

Pense no que deve ser feito em caso de atrasos, tenha certeza de que todo o planejamento contemplou a presença de um número um pouco maior de pessoas do que as da lista de convidados e sempre trabalhe com antecedência com os fornecedores para diminuir as chances de algo dar errado.

Vale a pena entrar no mercado de organização de eventos?

Com certeza. Essa é uma atividade altamente rentável e que pode estar mais próxima do que você imagina.

Quanto à rentabilidade, de acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Eventos, o setor de eventos movimentou R$ 209,2 bilhões, tendo sido responsável por 4,3% do PIB brasileiro, o que é muita coisa.

Outra informação importante vem do Reino Unido, onde o gasto dos frequentadores de eventos era estimado em £ 39,1 bilhões por ano em meados de 2015, conforme informado pela Business Visits & Events Partnership (BVEP), valor que aumentou em £ 3 bilhões na comparação com 2011.

Isso fez com que a indústria de eventos passasse a ser a 16ª maior empregadora de todo o Reino Unido, com pelo menos 530 mil pessoas empregadas diretamente. Para fins de comparação, o número é mais que o dobro do que as que trabalham na indústria de telecomunicações, por exemplo.

Tudo isso mostra que o mercado de organização de eventos é bem amplo e tende a se manter assim, já que sempre haverá motivo para tais comemorações, sejam pessoais ou corporativas.

Além disso, vale citar que ter esse tipo de conhecimento pode te dar alguns pontos extras caso seu chefe peça para ajudar na organização de um evento da empresa.

Saiba mais: Grandes eventos? Surpreenda seu chefe quando ele te pedir ajuda!

Mercado de organização de eventos: uma área interessante

Seja pelos números ou pelas atividades desempenhadas, fica claro que essa é uma área bem legal a se seguir, em que é possível atender a diferentes pessoas e empresas e suas demandas.

Todo mundo deveria saber um pouco de relações públicas, como já abordamos por aqui, e um dos motivos também é da produção de eventos, situação com a qual provavelmente nos depararemos em algum momento de nossas vidas, seja por opção ou por necessidade.

Para obter os conhecimentos em organização de eventos que precisa, invista em um curso de produção de eventos, uma das opções de cursos online que pode revolucionar sua vida financeira. Aproveite essa oportunidade e consiga aumentar consideravelmente a sua renda!

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *