Acompanhante de idosos: entenda como esse profissional ganhará cada vez mais importância

Postado por Admincursos | 22 de outubro de 2019 | Deixe aqui seu comentário

Acompanhante de idosos: entenda como esse profissional ganhará cada vez mais importância

Procura pela profissão tende a aumentar continuamente com o passar do tempo

Acompanhante de idosos é uma profissão relativamente antiga, dado o comportamento e as naturais limitações físicas que as pessoas da terceira idade passam a apresentar.

Como nem sempre há um parente ou amigo com disponibilidade para ficar com os idosos, torna-se necessária a contratação de um profissional especializado, mas algo que nem todos sabem é que essa demanda tende a aumentar cada vez mais.

Vamos entender quais são os motivos que levam a tal necessidade, bem como as características que devem ser procuradas em quem trabalha na área.

Por que a demanda por um acompanhante de idosos tende a aumentar?

Entre outros pontos, pelo fato de que a população idosa no Brasil apresenta uma crescente significativa, a qual tende a se manter por muito tempo.

Várias estatísticas comprovam esse fato e, inclusive, a tendência para o futuro, como as seguintes, acompanhadas de suas respectivas fontes:

  • Em 2018, havia 21,872 milhões de pessoas com 65 anos ou mais de idade, o que representa 10,5% de toda a população, estimada em 207,8 milhões de pessoas até então. O aumento da população idosa foi de 26% entre 2012 e 2018 (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE]).
  • Ao considerar a população acima de 60 anos, ela era equivalente a 13,5% (28 milhões) dos brasileiros em 2017. O número de pessoas nessa faixa etária é estimado a dobrar no país até o número de 2040, atingindo 57 milhões de idosos, 24,5% da população estimada da época, que é de 232,5 milhões (IBGE).
  • Na análise da população brasileira com 60 anos ou mais entre 2012 e 2017, o crescimento foi de 18,8%, tendo passado de 25,4 milhões para 30,2 milhões (IBGE).
  • As pessoas com mais de 60 anos de idade em todo o mundo devem atingir um total de 2 bilhões em 2050, o que será equivalente a ⅕ da população mundial (Organização Mundial da Saúde [OMS]).
  • No ano de 2016, o Brasil já era o 5º país com a maior população de idosos do mundo, faixa etária que, em 2030, deve superar o total de crianças de 0 a 14 anos (Ministério da Saúde).

Logo, mesmo que de diferentes fontes e abordagens, é evidente que a crescente na população de idosos do Brasil será uma realidade, o que também deve refletir, inclusive, no tamanho da população da 3ª idade em todo o mundo.

Esses são motivos incontestáveis de que a procura por um acompanhante de idosos tende a aumentar, em especial quando se analisa o aumento na estimativa de vida na população.

Em uma comparação rápida, de acordo com dados do Banco Mundial, a expectativa de vida no Brasil era de 54,24 anos em 1960, tendo passado para 59,15 anos (1970), 61,98 (1980), 65,30 (1990), 70,06 (2000) e 73,84 (2010).

O IBGE, por sua vez, afirmou que a expectativa de vida é de 76,5 anos em 2019, o que representa um avassalador aumento de 41% na comparação com 1960. Logo, como as pessoas vivem mais tempo, o número de idosos deve aumentar significativamente, como mostram as estatísticas e estimativas.

Não à toa, nós já abordamos aqui no blog, em 2014, que cuidar de idosos é uma profissão em evolução, realidade que se intensificou nos dias de hoje.

O que faz um acompanhante de idosos?

Como o nome elucida, tais profissionais são responsáveis por acompanhar os idosos em suas atividades cotidianas, de modo que eles tenham o suporte necessário e não fiquem sozinhos.

De acordo com uma pesquisa de 2015 do IBGE, mais de 10,4 milhões de pessoas moravam sozinhas no país, das quais 44,3% (4,6 milhões) têm mais de 60 anos.

Ainda que as condições de saúde atuais sejam totalmente diferentes do que tínhamos há décadas, o que significa que as pessoas não apenas vivem mais como também vivem melhor, o passar da idade naturalmente traz limitações físicas, psicológicas e emocionais.

O ritmo do envelhecimento também se dá de maneira diferente de acordo com cada pessoa, além da possível influência de doenças e condições que resultam em debilidades temporárias ou permanentes aos idosos.

Por isso, ter um acompanhante de idosos é imprescindível para que eles tenham todo o conforto e segurança de que precisam, além de deixar os amigos e familiares tranquilos em relação a isso.

Em consonância ao fato de viver mais e melhor, chegamos a uma conclusão interessante: os idosos não podem ser acompanhados apenas para ficar em casa, como também para fazer suas atividades cotidianas, como ir ao parque, passear na cidade, fazer compras e ir ao médico, entre outras atividades.

É por isso que o profissional deve ser uma pessoa especializada na área, que tenha conhecimentos importantes sobre o contexto social das pessoas de terceira idade em nosso país, rotinas de trabalho indicadas, o exercício da profissão na teoria e na prática e também a reabilitação de idosos.

Da mesma forma que as babás precisam ter conhecimentos sobre a fisiologia, psicologia e outros detalhes das crianças, o mesmo se aplica aos idosos, com a diferença da faixa etária à qual pertencem.

Acompanhante de idosos trabalhando

Onde aprender a ser um acompanhante de idosos?

O melhor a se fazer é investir em um curso de cuidador de idosos, o qual traz um panorama bem interessante sobre o tema, com informações essenciais para quem deseja trabalhar na área.

Da mesma forma que a demanda por tais profissionais tende a crescer, isso pode fazer com que a oferta também cresça, ou seja, quem for realmente especializado tende a ser observado com outros olhos por parte dos contratantes.

É evidente que os amigos e familiares analisarão com muito cuidado quem será o responsável por estar com os idosos da família em seus afazeres, e quem tiver um curso de acompanhante de idosos é um candidato em potencial perante a concorrência.

Não perca a oportunidade e comece o quanto antes a fazer esse que é um dos melhores cursos online para quem deseja obter uma nova fonte de renda, além de proporcionar as condições ideais para a população da terceira idade, que certamente merece o que há de melhor.

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *