Depois da graduação: a importância de sempre se atualizar

Postado por Admincursos | 10 de outubro de 2019 | Deixe aqui seu comentário

Depois da graduação: a importância de sempre se atualizar

Continuar a estudar é fundamental, mesmo com o diploma do ensino superior nas mãos

Formar-se no ensino superior é um sonho para muitos brasileiros e uma verdadeira conquista, pois permite que aquela pessoa tenha melhores condições no mercado de trabalho. Porém, pensar nos estudos depois da graduação é essencial.

Fazer um curso de atualização nem sempre está nos planos de quem já concluiu o ensino superior, principalmente para aqueles que alcançaram tal conquista há pouco tempo, mas essa é uma decisão capaz de trazer uma série de benefícios.

Vamos conversar mais sobre este assunto, inclusive com dados e estatísticas, para mostrar como um tema por vezes relegado possui importância fundamental.

Vale a pena fazer um curso de atualização depois da graduação?

Com certeza! Podemos chegar a essa conclusão mediante uma análise sob vários pontos de vista, como os seguintes:

Aumento no número de estudantes no ensino superior

É evidente que o ensino superior é essencial em um mercado de trabalho cada vez mais concorrido. Porém, também é fato que o diploma, por si só, já foi um diferencial maior do que hoje.

O sociólogo Daniel Levy, em seu livro “Higher Education and the State in Latin America: Private Challenges to Public Dominance”, fez um levantamento do número de matrículas em instituições de ensino superior públicas e privadas entre os anos de 1961 e 1980. Confira alguns desses números:

  • 1961: 98.892
  • 1965: 155.781
  • 1970: 425.478
  • 1975: 1.072.548
  • 1980: 1.345.000

Não colocamos todos os anos para não ficar maçante demais, mas houve crescimento no número de matrículas em todos os anos, exceto em 1976, quando ele foi de 1.044.472, 2,61% a menos do que em 1975, ano em que o número foi de 1.072.548.

Trazendo os dados para um período mais recente, o Censo da Educação Superior, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostrou que o número de matrículas no ensino superior foi de 3,8 milhões no ano de 2003.

Em 2012, também de acordo com o Inep, o número de matrículas subiu para 7 milhões, enquanto 2017 trouxe o número de 8,652 milhões de matrículas, ou seja, a crescente é histórica e deve se manter por um bom tempo.

Isso não tira a importância da formação superior, de forma alguma, pois ela traz conhecimentos teóricos e práticos para o bom desempenho dos alunos no mercado de trabalho e continuará sendo assim, mas a concorrência está maior.

Isto posto, fazer um curso de atualização depois da graduação permite que você tenha os conhecimentos exigidos no mercado e ainda outros, ou seja, coloque-se como uma melhor opção para os recrutadores.

Importância dos cursos profissionalizantes

Você sabia que existe uma competição voltada aos conhecimentos de educação profissional? Pois é, seu nome é WorldSkills (também chamada de Torneio Internacional de Educação Profissional) e é realizada a cada dois anos desde 1950, sendo o maior do mundo nesta categoria.

No WorldSkills 2019, que foi realizado na cidade russa de Kazan, o Brasil foi o terceiro colocado, com 39.740 pontos, atrás apenas de Rússia (2º, 40.137) e China (1º, 40.830), mas à frente de vários outros países, como Japão, Áustria, Suíça, França, Alemanha, Reino Unido, Canadá e Estados Unidos.

Se existe uma competição de porte global sobre o assunto, fica claro que não apenas o ensino superior é importante, mas também o ensino profissionalizante, como o ministrado em um curso de atualização.

A forma com a qual os conteúdos são ensinados é diferente, bem como a duração dos cursos, mas é certo que estes podem contribuir direta e positivamente na carreira dos profissionais, além de também disponibilizarem um certificado de conclusão.

Veja mais: Dê valor aos cursos profissionalizantes

Homem usando notebook para estudar

Preço que cabe no orçamento

Quem já estudou sabe dos valores envolvidos para terminar sua graduação, que são realmente um investimento para o futuro, mas podem pesar no bolso.

Em termos de nível superior, uma opção para quem já se formou é continuar na carreira acadêmica, seja através da pós-graduação, mestrado, doutorado e afins, de uma especialização ou de outro curso superior.

Essas, porém, são alternativas que demandam um bom investimento, do qual nem sempre o aluno dispõe. Felizmente, este não deve ser um motivo de desânimo, já que o curso de atualização entra justamente aí.

Através desses cursos, é possível ter um melhor perfil depois da graduação mesmo sem ter que gastar tanto. Em termos práticos, é claro que vale muito mais a pena para os recrutadores escolher um profissional que se capacitou com cursos profissionalizantes do que aqueles que não o fizeram.

Confira também: A importância de se manter atualizado

Atualização em relação ao mercado

Também não podemos nos esquecer da importância que os cursos de atualização possuem para quem já trabalha em alguma área, mesmo no caso das pessoas que têm empregos estáveis.

Como constantemente surgem novidades no mercado, é importante conhecê-las e saber como lidar com cada uma, de modo a estar preparado para encarar os desafios que aquela profissão apresenta.

Qual curso de atualização é o ideal para mim?

Depois de deixar claro como vale a pena fazer outros cursos e investir na obtenção de novos conhecimentos, é provável que você tenha dúvidas a respeito de qual é a área ideal para essa atualização. Felizmente, opções não faltam para os interessados.

Depois da graduação, você pode escolher um curso que esteja relacionado à sua área de especialização, para aprofundar os conhecimentos em determinado assunto e, assim, tornar-se um profissional melhor.

Isso, porém, não fecha as portas para quem tem o interesse de aprender sobre outros temas, pelo contrário. Da mesma forma que alguns profissionais se formam em uma área e optam por pós-graduações em outras completamente diferentes, o mesmo se aplica aos cursos de atualização.

Eles aparecem nas áreas de humanas, exatas e biológicas e colaboram tanto para o desenvolvimento de um profissional especialista quanto generalista, ambas características bastante procuradas no mercado de trabalho, de acordo com as exigências e expectativas de cada vaga.

Se você tem o desejo de aprender mais depois da graduação e não parar em relação à obtenção de conhecimentos para sua vida profissional (os quais também impactam positivamente na vida pessoal, diga-se de passagem), saiba que os cursos de atualização são perfeitos para você.

Realize esse objetivo com os cursos online oferecidos pela Cursos 24 Horas e tenha um perfil ainda melhor para o mercado de trabalho. Certamente, essa será uma vantagem competitiva fundamental para conquistar seu emprego dos sonhos!

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • René Barbosa Conceição disse:

    Senhores,

    Seria muito oportuno um Curso de Gestão de Cooperativas com os seus devidos segmentos: Transporte de Carga, Crédito etc!
    Aguardo retorno!