Saiba como ganhar dinheiro com montagem e manutenção de computadores

Postado por Admincursos | 17 de outubro de 2019 | Deixe aqui seu comentário

Saiba como ganhar dinheiro com montagem e manutenção de computadores

Área pode ser uma bela fonte de renda extra ou até principal

A tecnologia felizmente faz parte de nosso dia a dia, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Nesta última, inclusive, os computadores estão intensamente presentes, o que cria uma oportunidade para ganhar dinheiro com manutenção de computadores.

É verdade que a área passou por algumas mudanças nos últimos anos, mas a procura por tais profissionais ainda existe e é bem importante, o que tende a se manter assim por um longo período de tempo.

Vamos aprender mais sobre a área e, depois, entender como ela pode servir de incentivo para começar a trabalhar e ser bem remunerado nesse segmento da tecnologia.

Quão procurado é o serviço de manutenção de computadores?

Estima-se que bastante. Ainda que não haja estatísticas a nível nacional sobre o serviço, podemos nos basear em algumas internacionais sobre as vendas para entender como ele funciona.

De acordo com a pesquisa “IDC Brazil PCs Tracker Q4/2018”, feita pela consultoria IDC Brasil, foram vendidos 7,5% mais computadores no Brasil no ano de 2018 quando comparado ao ano anterior. No total, foram comercializados 5,575 milhões de unidades, o que resulta em uma média de 15.273 unidades por dia.

O resultado é bem positivo, principalmente ao saber que, de 2016 para 2017, também houve um aumento de 15%, ou seja, os números se mantiveram positivos ao passar de dois anos.

Outra estatística bem interessante é que 3,920 milhões (70,31%) das unidades vendidas foram de notebooks, que possuem uma adoção bem maior hoje em dia do que os desktops devido a uma série de fatores, em especial pela praticidade e tamanho reduzido.

Ao analisar dados de 2019, os números continuaram positivos. Também em um levantamento da IDC Brasil, a alta nas vendas foi de 0,3% no segundo trimestre quando comparado ao mesmo período de 2018.

Ao mesmo tempo em que isso pode significar uma preferência dos consumidores por adquirir computadores novos ao invés de investir em sua manutenção, é leviano afirmar isso para todo o público, tendo em vista o maior valor que isso demanda quando comparado aos consertos.

Logo, a manutenção de computadores ainda é uma área interessante para se investir, a qual também pode se estender para o conserto de outros dispositivos similares, como veremos adiante.

Quais foram as mudanças do setor de manutenção de computadores em relação ao que tínhamos no passado?

A principal delas diz respeito aos dispositivos mais vendidos, que passaram dos desktops para os notebooks, refletindo um comportamento interessante da população.

Este é um movimento relativamente antigo, é verdade. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), 2010 foi o primeiro ano em que a venda de notebooks superou a de desktops: foram 7,15 milhões de unidades vendidas dos dispositivos portáteis contra 6,8 milhões dos modelos de mesa.

Quem conhece o mundo da montagem de computadores sabe que essa foi uma área muito forte no início dos anos 2000, quando os notebooks eram dispositivos para um nicho específico, ao passo que consumidores sem exigências especiais optavam pelos desktops.

Isso levava a uma real necessidade da montagem de computadores, já que as peças precisavam ser adquiridas e montadas na placa-mãe para que o eletrônico funcionasse, diferente dos notebooks, que já vêm montados.

Hoje ainda existe a necessidade da montagem, embora a situação tenha se invertido e, hoje, os desktops sejam destinados a públicos especiais, como gamers, designers, editores e pessoas que precisam de máquinas mais parrudas para suas necessidades.

Porém, uma similaridade que se encontra nesses dois pontos distintos da história é que a manutenção ainda é importante e deve continuar sendo, dada a importância que tais dispositivos possuem em nosso dia a dia.

O que fazer para ganhar dinheiro com a manutenção de computadores?

O primeiro passo é fazer um curso de montagem e manutenção de computadores, onde você aprenderá todas as técnicas que precisa saber para consertar esses eletrônicos e obter uma boa remuneração em troca.

Esse é um dos cursos extracurriculares online que pode revolucionar completamente sua carreira profissional, dado o grande número de pessoas que usam o eletrônico no Brasil.

De acordo com um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) com dados de uso previstos em maio de 2018, havia 174 milhões de computadores em ano na época, contemplando desktops, notebooks e tablets.

Isso significa que o número de dispositivos é imensamente alto, tanto de uso pessoal quanto corporativo, o que coloca os profissionais especializados em uma posição privilegiada.

A pesquisa da IDC que vimos anteriormente com dados do segundo trimestre de 2019 trouxe também os preços médios, que foram de R$ 2.150 no caso dos notebooks e de R$ 2.670 para os desktops.

Por ser um valor elevado, nem todos possuem a opção de adquirir um novo eletrônico, o que demandaria uma parcela considerável de seu orçamento, além do fato de que arquivos e dados do dispositivo antigo também poderiam ser perdidos dessa forma, o que é capaz de trazer sérios prejuízos.

Depois de aprender sobre o processo, você se tornará um profissional apto a montar máquinas personalizadas de acordo com as necessidades dos clientes, de modo que tenham tudo o que precisam para trabalhar, estudar, jogar ou fazer o que quiserem.

Além disso, também estará capacitado a consertar notebooks e desktops, o que é um excelente negócio dado o grande número de computadores disponíveis no Brasil.

Outro detalhe que merece ser destacado é que essa área pode ser o primeiro passo para, posteriormente, se especializar na manutenção de smartphones, consoles de videogame e outros eletrônicos, já que os processos não são muito diferentes. Isso aumentaria ainda mais seu público em potencial.

Não perca essa oportunidade e invista no curso de montagem e manutenção de computadores, um dos melhores cursos online para quem quer começar a atuar em uma nova área, seja para complementar a renda ou mesmo atuar como sua fonte principal. Pode ter certeza que esse é um investimento que vale a pena!

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *