Saiba mais sobre a atuação do psicólogo fora dos consultórios

Postado por Admincursos | 26 de novembro de 2019 | Deixe aqui seu comentário

Saiba mais sobre a atuação do psicólogo fora dos consultórios

Profissionais desta área têm muitas alternativas de trabalho. Conheça quais são os principais campos de atuação

Quando pensamos na atuação do psicólogo, a primeira imagem que nos vem à mente é a de um profissional em seu consultório, recebendo pacientes. Porém, essa é apenas uma entre as muitas possibilidades que essa área oferece.

Os profissionais de psicologia podem trabalhar na área educacional, em empresas, em hospitais, em atividades sociais, no esporte, na publicidade ou em áreas jurídicas. Contudo, por não conhecerem essas alternativas, muitos se veem diante de poucas oportunidades.

Nesse artigo, abordaremos algumas áreas fora do consultório nas quais um profissional de psicologia é requisitado e falaremos sobre a importância de realizar cursos complementares para abrir novas oportunidades.

1. Orientação profissional

Os testes vocacionais são cada vez mais procurados por jovens que desejam descobrir em quais áreas têm mais aptidões. Para se chegar a esses resultados são necessárias avaliações nas quais a análise psicológica é fundamental.

Sendo assim, os profissionais do campo da psicologia podem encontrar oportunidades de trabalho na orientação de jovens e adultos que querem descobrir uma profissão ou mesmo mudar de área. Outras possibilidades aqui incluem preparação para a aposentadoria e desenvolvimento de carreira.

2. Área jurídica

Esse é um campo no qual o psicólogo geralmente entra por meio de concursos públicos. Processos jurídicos relacionados à adoção de crianças ou que envolvam tratamento de vítimas de abuso sempre são acompanhados por psicólogos.

Além disso, casos que envolvam menores infratores também entram nessa lista. Por fim, há que se mencionar que as penitenciárias são espaços para recuperação de condenados e o trabalho psicológico é fundamental não apenas para a regeneração do preso, mas para a sua posterior reintegração à sociedade.

3. A psicologia na publicidade

Esse é um ramo pouco comum, mas tem aumentado a procura por consultoria de psicólogos para o desenvolvimento de campanhas publicitárias. A ideia é compreender quais são as melhores maneiras de abordar os consumidores e os psicólogos podem dar conselhos valiosos nesse sentido.

Vale lembrar que muitos profissionais de publicidade fazem cursos complementares de psicologia para tirar melhor proveito em seus trabalhos.

4. Psicologia esportiva

Esse é um dos campos de atuação do psicólogo com mais oportunidades de crescimento. A preparação dos atletas não se limita a fatores físicos e alimentares, mas também tem relação com a capacidade mental de superar desafios e barreiras.

Clubes de futebol, basquete, vôlei e atletas de qualquer modalidade podem se beneficiar de conselhos e acompanhamento psicológico motivacional. Para se ter uma ideia, dos 20 clubes que disputam o Campeonato Brasileiro de Futebol, apenas 7 têm psicólogos, mas o número vem crescendo ano após ano.

Psicólogo em escolas

5. Atuação em ONGs e causas sociais

Pessoas em situação de risco ou vulnerabilidade estão entre as que mais podem se beneficiar de acompanhamento psicológico. Por conta disso, Organizações não Governamentais e entidades sociais tem buscado cada vez mais esse tipo de profissional para auxílio.

Os psicólogos participam desde o planejamento das ações até a execução propriamente dita. Atuação direta no combate a preconceitos contra minorias é hoje uma das áreas com maior número de oportunidades.

6. Colégios e escolas

A psicologia infantil e a psicopedagogia são áreas de especialização bastante requisitadas para os profissionais de psicologia. Isso porque colégios e escolas demandam esse tipo de profissional para atuar com pedagogos e professores.

O desenvolvimento educacional da criança muitas vezes passa por avaliações psicológicas, para que seja possível compreender limitações e agir para melhorá-las ou desenvolvê-las. Há oportunidades de trabalho na rede pública, mas os colégios particulares são um grande campo a ser explorado.

7. Ensino superior

Depois de um certo tempo de experiência os profissionais de psicologia mais especializados podem também se tornar professores e pesquisadores. O meio acadêmico tem vagas para psicólogos com especialização, mestrado ou doutorado.

Além de pesquisas científicas e produção de artigos, os psicólogos podem ministrar aulas e auxiliar na formação de novos profissionais. Há uma parcela considerável de oportunidades nesta área, visto que os cursos de psicologia são muito procurados no Brasil.

8. Recursos Humanos

Esse talvez seja o campo com mais oportunidades fora dos consultórios. Empresas de qualquer área contratam psicólogos para serem responsáveis pelos departamentos de Recursos Humanos.

Esse profissional é capacitado para avaliar candidatos e selecioná-los de acordo com o perfil desejado pela empresa. Conhecimentos complementares nas áreas de recursos humanos são diferenciais fundamentais para conseguir melhores colocações.

9. Clínicas e hospitais

Fora do consultório tradicional de psicologia, mas ligado diretamente à área de saúde, os psicólogos podem ainda atuar em clínicas e hospitais, especialmente junto a pacientes com quadros crônicos, como aqueles que fazem hemodiálise.

Pais de crianças com deficiência e pacientes que passarão por cirurgia bariátrica também estão entre os que mais demandam esse tipo de acompanhamento. No dia a dia de um hospital oportunidades não faltarão para a atuação do psicólogo.

Muito mais possibilidades

O psicólogo é um profissional com atuação multidisciplinar. Isso permite não apenas que ele atue com pessoas de outras áreas, mas que também possa intervir diretamente em diversos segmentos.

Apesar da formação em psicologia ser suficiente, isso não significa que o profissional dessa área não tenha que se especializar. Cursos online ligados ao objeto de trabalho são fundamentais para qualificar a atuação do psicólogo.

Áreas como a neuropedagogia, a parapsicologia e as terapias cognitivas e comportamentais também estão em alta. Para algumas delas a formação acadêmica pode não ser suficiente. Sendo assim, cursos complementares podem ser o caminho para quem busca atualização.

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *