Como o curso de Balconista de Farmácia pode auxiliar no seu crescimento do negócio

Postado por Admincursos | 7 de novembro de 2019 | Deixe aqui seu comentário

Como o curso de Balconista de Farmácia pode auxiliar no seu crescimento do negócio

Oferecer um atendimento especializado pode ser o que você precisa para se destacar diante da concorrência

Você trabalha em uma farmácia e almeja subir um degrau na carreira, ou tem o próprio negócio e busca formas de se destacar? Seja qual for a sua situação atual, talvez o curso de balconista de farmácia possa ajudar.

A seguir, descubra algumas dicas de como aumentar as suas vendas em uma farmácia e entenda por que um curso especializado pode ajudar nessa missão.

O segredo do sucesso das vendas em uma farmácia

Para que um negócio, seja ele qual for, turbine o seu crescimento, é necessário que as vendas se mantenham sempre a todo vapor. Apesar de possível, essa missão não é fácil e exige total dedicação não só do proprietário, mas de todos os funcionários, a alguns pontos, como os listados a seguir.

Contar com um bom mix de produtos

Imagine a seguinte cena: uma pessoa entra na farmácia, dá uma volta pelos corredores, chega a parar em algumas prateleiras, e logo vai embora sem levar nada.

Se você já presenciou essa situação saiba que isso indica que talvez seja hora de repensar o mix de produtos à venda, pois ele pode não estar atendendo a demanda do consumidor.

E para oferecer o mix adequado, é preciso que o proprietário ou pessoa responsável pelas compras entenda quais são as linhas mais procuradas no dia a dia e também em épocas sazonais.

Por exemplo, no inverno, as pessoas buscam mais por sprays de própolis para garganta inflamada, xaropes expectorantes, pastilhas de vitamina C e balas de gengibre. Já no verão, a procura por protetor solar, bronzeadores, loção pós-sol e hidratantes corporais cresce muito. Ou seja, a farmácia que se prepara para atender a essa demanda, sai na frente da concorrência.

Uma balconista de farmácia

Conhecer a fundo as necessidades do cliente

Além de contar com um bom mix de produtos, conhecer as necessidades do cliente é uma arma quase que infalível no aumento dos bons resultados, pois ajuda nas vendas adicionais.

Por exemplo, imagine que um cliente entre na farmácia e peça ajuda para encontrar o protetor solar. Depois de deixá-lo à vontade para escolher o produto que melhor atende às suas necessidades, o atendente ou balconista de farmácia pode lembrá-lo sobre a importância de levar também uma loção pós-sol.

Ao fazer isso, o funcionário passa a exercer papel também de consultor e conquista a confiança do consumidor que, em muitos casos, não se lembra ou sequer sabe da utilidade que determinado produto pode oferecer diante das suas necessidades atuais.

Sendo assim, se tem um conselho que essa dica pode deixar é: entenda a fundo as necessidades dos seus clientes, preste atenção no que eles têm a dizer e conheça o seu mix de produto como as palmas de suas mãos.

Ser sempre positivo

Muitas pessoas que procuram uma farmácia podem estar passando por uma situação difícil em sua vida pessoal. Elas próprias podem estar encarando uma doença grave, uma dor incômoda ou estar acompanhadas de familiares que estão vivendo um momento assim.

Por isso, quem trabalha em uma farmácia precisa ter sensibilidade suficiente para oferecer um atendimento cortês, sensível e compreensivo para cada um dos clientes.

Além disso, caso um cliente aflito faça algum comentário sobre essa situação específica, é preciso tentar levar a conversa sempre com um olhar positivo, explicando cuidadosamente o quanto é importante seguir as orientações médicas e fazer o uso dos medicamentos de forma adequada para que o problema se resolva o quanto antes.

Desejar votos de melhoras e se colocar à disposição também pode soar bem e oferecer conforto aos clientes, o que aumenta as chances de uma eventual recompra.

Contar com um time de profissionais capacitados

A quarta e última dica é também essencial para fazer as vendas aumentarem e o negócio crescer cada vez mais: contar com um time de profissionais capacitados.

Os clientes de farmácia esperam não só um atendimento cortês, como também poder esclarecer pequenas dúvidas técnicas durante a compra de determinados produtos. Sendo assim, é imprescindível que o balconista de farmácia saiba o que está fazendo para conduzir o atendimento de forma impecável, do começo ao fim.

Para isso, não dá para abrir mão de cursos especializados, como o curso de balconista de farmácia. Quer saber mais sobre esse curso online e como se inscrever agora mesmo? Encontre mais detalhes no próximo tópico.

Curso de Balconista de Farmácia

Em uma farmácia, o balconista é o profissional que tem maior contato com o cliente, cumprindo papel não só de atendente, mas de vendedor e até consultor. Por isso, cabe a esse profissional saber como orientar todos os clientes, identificar quando algum produto está em falta e até uma eventual oportunidade no mix, gerenciar o estoque, sugerir mudanças na rotina da farmácia, entre outros.

Por isso, no curso de balconista de farmácia é possível aprender na prática quais são as funções e responsabilidades do balconista, para que dessa forma, após o curso, os alunos estejam aptos a desempenhar as atividades esperadas de forma profissional e ética ou, ainda, aptos a treinar a sua equipe de balconistas.

Veja algumas das lições aprendidas na grade de matérias:

  • Como orientar clientes sobre o correto uso de medicamentos;
  • Como ler e compreender receitas médicas;
  • Como gerenciar e organizar o estoque da farmácia;
  • Como atuar profissionalmente como Balconista de Farmácia.

Tudo isso e muito mais será abordado em vídeo-aulas interativas, com um tutor virtual. Ao final, o aluno recebe o Certificado de Conclusão em Casa, pelos correios, sem custo adicional.

Pronto (a) para terminar 2019 com mais uma qualificação em seu currículo? Inscreva-se agora mesmo e boas aulas!

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *