Veja o poder da apresentação de Power Point e nunca mais erre em seus modelos

Postado por Admincursos | 21 de novembro de 2019 | Deixe aqui seu comentário

Veja o poder da apresentação de Power Point e nunca mais erre em seus modelos

Aprenda a fazer apresentações bem elaboradas e impressione seus colegas e clientes

 

Saber como fazer uma apresentação em Power Point é um dos pré-requisitos básicos para profissionais e estudantes de qualquer área. Embora a ferramenta traga muitos modelos e recursos automatizados, conhecer mais é um diferencial.

O software da Microsoft, parte do pacote Office, é hoje a principal referência quando se trata de montar apresentações. Lançado em 1987, o software teve diversas versões.

Atualmente, as mais populares são ainda o Power Point 2007, o Power Point 2010 e o Power Point 2013. A cada edição novos recursos foram adicionados, mas a simplicidade de uso nunca foi deixada de lado.

Apresentações que fazem a diferença

Tente se lembrar das apresentações de Power Point a que você já assistiu: quais delas mais chamaram a sua atenção? Certamente não foram aquelas monótonas, com muito texto e poucas imagens e recursos audiovisuais.

Uma boa apresentação é aquela que é capaz de capturar a atenção do espectador. Independentemente do que o apresentador está dizendo, aquilo que vemos na tela deve ser interessante o suficiente para nos cativar.

O mesmo vale para apresentações que são enviadas por e-mail. Quem as recebe deve ter diante de si uma peça de qualidade, autoexplicativa e capaz de encantar. Porém, como fazer uma apresentação em Power Point profissional?

Além de cursos online específicos para dominar a ferramenta, você também pode recorrer a esses conselhos que listamos abaixo para garantir apresentações de maior qualidade.

1. Escolha um template agradável

O primeiro passo para montar uma boa apresentação é escolher um template que seja agradável. Leve em consideração cores que transmitam uma sensação agradável para quem irá ler o conteúdo.

Alguns modelos são mais adequados para uso de texto, outros são mais interessantes para quem pretende apresentar imagens e vídeos. Teste as várias alternativas disponíveis e escolha aquela que for mais condizente com o momento.

2. Evite usar muito texto

Quando falamos de apresentações, os slides devem servir como uma ferramenta de apoio. Não há necessidade de colocar todo o texto no Power Point. Isso dificulta a leitura de quem está mais longe e faz com que sua apresentação fique desinteressante.

A dica é compor slides apenas com tópicos sobre os assuntos que serão falados. Isso permitirá que você utilize textos com fontes maiores e mais fáceis de serem lidas, aumentando a probabilidade de que as pessoas se interessem pelo conteúdo.

3. Mantenha um padrão visual

Uma vez que você tenha escolhido seu template e a fonte dos textos, procure mantê-la do começo ao fim. Um padrão visual resulta em uma apresentação mais harmoniosa e, consequentemente, mais profissional.

Muitas empresas optam por customizar os templates para utilização em diversas ocasiões. Não há problema algum em fazer isso, mas lembre-se de que cores e fontes escolhidas devem sempre ter bom contraste e proporcionar fácil leitura.

4. Use imagens

Se apenas textos fossem suficientes para atrair a atenção do público, jornais e revistas não utilizariam imagens. O mesmo conceito se aplica às suas apresentações: use e abuse de imagens para ilustrar seu conteúdo.

O Power Point conta ainda com recursos que permitem a incorporação de vídeos às apresentações. Muitas vezes não nos lembramos de palavras, mas quando elas estão associadas a imagens a memorização é muito mais fácil.

 

Como fazer uma apresentação em Power Point

5. Uma ideia por slide

Steve Jobs, criador da Apple, ficou famoso por uma frase célebre que dizia que “menos é mais”. O que ele queria dizer com isso é que quando focamos em um assunto as chances de impactar o público são maiores do que se apresentarmos várias ideias de uma vez.

Trazendo esse conceito para as suas apresentações de Power Point, procure deixar um slide para cada ideia. Temas distintos inclusos no mesmo momento tendem a disputar a atenção do espectador – e ambos perdem força.

6. Atenção ao seu público-alvo

Uma apresentação em Power Point feita para estudantes precisa ser diferente daquela feita para os seus clientes. Na primeira delas você está ensinando algo e na segunda você está vendendo um produto.

Assim como você muda a linguagem quando muda o público, o mesmo deve ocorrer nos seus slides. Para os estudantes, imagens mais divertidas e linguagem mais descontraída funcionam melhor; para os seus clientes, opte pela clareza e pela sobriedade no discurso.

7. Capriche nos slides e estude a apresentação

Mesmo as pessoas que têm o dom de falar de improviso costumam estudar antes o conteúdo daquilo que vão apresentar. Por isso, antes de fazer uma apresentação, dedique-se a “descobrir” o que o Power Point oferece.

Teste fontes, cores e modelos de slide. Mexas nas ferramentas e explore o que elas têm a oferecer. Certamente você descobrirá muitos recursos interessantes apenas seguindo esse método.

Aumente a sua capacidade criativa

Embora a criação de apresentações profissionais em Power Point seja um talento que se desenvolve com a experiência de uso, não há nada melhor do que dominar as ferramentas para explorar o potencial do aplicativo.

Se você busca um meio de como fazer apresentações em Power Point que sejam capazes de impressionar a todos, o primeiro passo é dominar os recursos e, nesse quesito, nada melhor do que dedicar algumas horas de estudo ou fazer um curso.

Por mais simples que seja a utilização do Power Point, as aulas permitem que você conheça uma a uma as ferramentas e explore-as durante o processo criativo. Há centenas de recursos disponíveis no aplicativo, mas mesmo usuários experientes não conhecem todos eles.

Portanto, a melhor forma de obter resultados ainda melhores em suas apresentações é estudando e conhecendo tudo aquilo que o Power Point oferece.

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *