Como o curso online de Nutrição pode aperfeiçoar os seus conhecimentos

Postado por Admincursos | 19 de novembro de 2019 | Deixe aqui seu comentário

Como o curso online de Nutrição pode aperfeiçoar os seus conhecimentos

Além de ser fundamental para todas as áreas clínicas, ter conhecimento nutricional pode fazer a diferença também na sua saúde

 

A preocupação dos consumidores com a saúde e com uma alimentação saudável tem crescido nos últimos anos. Prova disso é que a procura de cursos online de Nutrição também cresceu.

De acordo com o relatório The Top 10 Consumer Trends for 2017 vem aumentando ano após o ano o número de consumidores que buscam itens mais saudáveis. Alguns destaques dessa pesquisa incluem:

  • 83% dos entrevistados estão dispostos a gastar mais para se alimentar de forma mais saudável;
  • 79% dos entrevistados substituem produtos da alimentação convencional por opções mais saudáveis;
  • 28% dos entrevistados acham importante consumir alimentos com alto teor nutricional;
  • 22% dos entrevistados optam por comprar alimentos naturais sem conservantes.

 

A pesquisa é mais uma entre as muitas que ilustram a importância cada vez maior que a qualificação profissional nesse tema tem em nosso dia a dia, especialmente para trabalhadores ligados a qualquer segmento da saúde.

Qualificação em nutrição: múltiplas possibilidades

O segmento de nutrição é um dos mais amplos da área de saúde. Por essa razão, há cursos online de Nutrição adaptados para diversos segmentos. Por exemplo, a alimentação de uma gestante é diferente da de um atleta.

Embora todos precisem comer de maneira saudável, cada um tem necessidades específicas e os cursos nesta área mostram justamente isso. A partir do momento que se compreende as características de cada grupo de alimentos, passa a ser possível adequá-los para diferentes propósitos.

Por exemplo, quando se trata de gestantes, é fundamental que as mulheres possam compreender a importância do aleitamento materno e saibam quais alimentos são mais adequados para serem consumidos durante a gestação.

Essa é, portanto, uma oportunidade não apenas para as futuras mães, mas também para os profissionais de saúde. Eles precisam compreender o quanto os aspectos da alimentação influenciam nesse período.

A Nutrição Clínica é outro ramo com ampla procura por parte dos consumidores. Aqueles que buscam um profissional de saúde muitas vezes não têm consciência se aquilo que comem é o mais adequado.

Cabe a esse profissional prestar a devida orientação, sugerindo cardápios ou grupos de alimentos que possam ser incluídos na dieta de forma que impactem positivamente na busca pelo objetivo do cliente.

Algumas áreas com grande destaque na Nutrição

Além da Nutrição Clínica, há outras áreas da nutrição que merecem destaque. Elas incluem desde identificação das necessidades do paciente até a aplicação específica de sugestões alimentares que possam ter impacto positivo no dia a dia.

Nesse cenário podemos citar a avaliação nutricional como um importante ponto de partida. Nesse curso, o estudante aprenderá como identificar quais são os componentes de uma alimentação que fazem bem ou mal para o paciente.

Independentemente do objetivo do paciente, tudo começa com uma avaliação e é a partir dos resultados que as ações serão direcionadas. Portanto, além do conhecimento técnico, é preciso aprender a organizar as informações e fazer as perguntas corretas para conduzir o processo.

A partir dos objetivos do paciente e dos resultados obtidos na avaliação, parte-se para a segunda etapa. Áreas como Nutrição Esportiva ou Nutrição Infantil estão entre os segmentos mais solicitados em consultórios.

A nutrição esportiva é voltada para aqueles que praticam esportes e querem obter melhor rendimento em suas modalidades. Um corredor tem necessidades nutricionais diferentes das de um jogador de futebol.

Por isso, é papel do profissional de saúde entender quais são essas necessidades e informar corretamente quais grupos alimentares são mais indicados para atender esses requisitos. A mesma lógica se aplica na nutrição infantil.

Há crianças que se alimentam mal ou deixam de comer verduras, por exemplo, enquanto outras já desenvolvem quadros de obesidade. A avaliação visa identificar quais são os problemas e atuar diretamente na solução deles de forma específica para cada caso.

 

Curso de nutrição online

Vegetarianismo: 30 milhões seguem essa dieta no Brasil

Pesquisa realizada pelo IBOPE em 2018 apontou que 14% da população brasileira – o que representa cerca de 30 milhões de pessoas – se declaram vegetarianas. Esse índice representa um crescimento de 75% em relação a 2012.

Embora seja um dieta com um número cada vez maior de adeptos, ainda há muitas dúvidas por parte dos consumidores sobre como é possível suprir a ausência dos nutrientes de origem animal com vegetais.

Por essa razão, estudar o Vegetarianismo é importante. Além de compreender uma tendência mundial, certamente os profissionais de saúde irão se deparar com muitos pacientes com restrições alimentares, mas que buscam uma nutrição saudável.

Por fim, há que se mencionar que os cursos online de Nutrição, além de ajudarem os pacientes a identificarem suas necessidades e mudarem seus cardápios para buscarem outros objetivos, também são fundamentais para que possamos compreender melhor os alimentos.

Tanto a segurança dos alimentos quanto os métodos de conservação são essenciais para que o paciente certifique-se de que está ingerindo itens apropriados para o consumo e devidamente preparados.

Não é só para profissionais de saúde

Os profissionais de saúde em geral têm benefícios diretos quando aprendem mais sobre nutrição como um todo, mas esse não é um conhecimento que se limita a eles. Toda pessoa que tem interesse em comer melhor pode se beneficiar desse tipo de conteúdo.

Imagine, por exemplo, poder preparar refeições melhores para você e para a sua família apenas conhecendo quais são as características de cada grupo alimentar e considerando as necessidades nutricionais de cada um.

Não se trata de “certo” ou “errado”, mas sim de “adequado” ou “inadequado”. A diferença entre se alimentar bem e se alimentar de maneira saudável reside no equilíbrio entre os diferentes grupos alimentares.

Seja para ganhar massa muscular ou para perder peso, a alimentação, combinada a outros hábitos saudáveis, como exercícios físicos e boas noites de sono, é um item indispensável. Ter melhores condições para fazer análises como essas terá grande impacto positivo na sua vida.

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *