Quais as diferenças entre o Corel Draw e o pacote da Adobe?

Postado por Admincursos | 12 de novembro de 2019 | Deixe aqui seu comentário

Quais as diferenças entre o Corel Draw e o pacote da Adobe?

Conheça as características dos softwares de design gráfico mais populares do mercado e saiba quais são mais adequados para as suas necessidades

Quem procura por um curso de Corel Draw online ou pretende investir em alternativas para aprender a usar os softwares da Adobe pode se deparar com algumas dúvidas. A principal delas é: para que serve cada um deles?

Há muitos designers que optam por trabalhar com os aplicativos presentes no pacote da Adobe enquanto outros não abrem mão do Corel Draw. Apesar de haver compatibilidades e similaridades entre eles, é possível ser mais específico na hora de resolver os seus problemas.

Corel Draw: o que é e para que serve?

O Corel Draw é um software de design gráfico desenvolvido pela empresa canadense Corel Corporation. Ele foi lançado no mercado em 1989 e, portanto, já tem três décadas de tradição, estando disponível hoje em mais de 20 idiomas.

Atualmente o produto está em sua vigésima versão. Sua principal finalidade é a edição de gráficos vetoriais. Em outras palavras, a partir de um desenho bidimensional – traços – os usuários conseguem transformar as suas criações em desenhos, logos e o que mais for preciso.

Graças à característica de traços e pontos, as imagens podem ser ampliadas indefinidamente sem perder a qualidade. Isso porque o software recalcula as posições dos vetores e atribui os valores corretos para que a imagem possa se apresentar em qualquer tamanho.

Diferentemente do que acontecia no passado, quando o Corel Draw era um programa vendido separadamente, hoje ele é parte de um pacote no qual estão incluídos diversos softwares. Em um curso de Corel Draw online você aprende a usar todos eles. Entre eles, destacamos:

  • Corel PhotoPaint – ferramenta para edição de imagens
  • Corel PowerTrace – ferramenta para rastreamento de bitmap para vetor
  • Corel Connect – ferramenta para localizar conteúdos
  • Corel Capture – ferramenta para captura de tela
  • Corel Website Creator – ferramenta para criação de sites
  • PhotoZoom Pro – plugin para aumento de imagens digitais
  • ConceptShare – ferramenta para colaboração online

Pacote Adobe: o que é e para que serve?

Já o pacote Adobe traz um número maior de aplicativos, voltados para as mais diversas necessidades em termos de design. Há desde editores de imagem, como o Photoshop, até editores de vídeo, como o Premiere, e editores de gráficos vetoriais, como o Illustrator.

A forma de comercialização também é diferente: aqui os usuários precisam pagar uma mensalidade para ter acesso aos serviços. Há vários pacotes, entre eles versões voltadas mais para fotografia ou para edição de vídeo, por exemplo. Quem optar pelo pacote completo tem acesso a mais de aplicativos, que podem ser utilizados no PC ou em smartphones ou tablets.

Os principais softwares que compõem o pacote Adobe são os seguintes:

  • Adobe Photoshop – ferramenta para edição de imagens
  • Adobe InDesign – ferramenta para criação e publicação de layouts para impressão ou uso digital
  • Adobe Premiere Pro – ferramenta para edição de vídeo
  • Adobe Illustrator – ferramenta para edição de desenhos e traços vetoriais
  • Adobe XD – ferramenta para compartilhamento de conteúdo via web
  • Adobe Acrobat DC – ferramenta para edição de PDF

Aula de curso de corel draw online

Qual opção eu devo escolher?

Agora que você já conhece melhor as ferramentas que compõem os dois pacotes de aplicativos, fica mais fácil decidir qual delas são interessantes para atender as suas necessidades.

Em linhas gerais, tanto o Corel Draw quanto o pacote Adobe são capazes de fazer as mesmas coisas – com exceção do recurso para edição de vídeo, que não está presente no Corel. Há compatibilidade entre a maioria das ferramentas e mesmo a forma de utilização é similar.

Porém, escolher entre um pacote e outro pode ser mais barato e garantir que trabalhos realizados em um aplicativo sejam exportados com maior facilidade para serem utilizados em outros.

Um exemplo disso é a integração entre o Photoshop, o Premiere e o Illustrator. Você pode editar imagens em um software profissional e importá-las para um vídeo  no Premiere ou para o layout de uma publicação impressa no Illustrator apenas arrastando e soltando as imagens.

Na prática, podemos dizer que os concorrentes diretos do Corel Draw são o Adobe Illustrator e o Adobe InDesign. Mesmo os usuários que utilizam o Corel Draw podem se beneficiar do Photoshop, por exemplo, pois ele é mais completo do que o Corel PhotoPaint.

É difícil aprender a usar todos os softwares?

Como já mencionamos, há muitas similaridades entre os aplicativos presentes na suíte Corel Draw e no pacote Adobe. Porém, há certos atalhos e características dos programas que podem facilitar a vida dos usuários mais experientes.

O processo de trabalho para criar uma logomarca tanto no Corel quanto no Illustrator é o mesmo. A lógica de funcionamento é muito similar. Porém, alguns atalhos e comandos podem ser diferentes de um para outro.

Costuma-se dizer que quem sabe Corel Draw consegue se virar bem no Illustrator, e vice-versa. A questão aqui é a agilidade: se você estiver diante de um software que você domina, a tendência é que possa desenvolver seu trabalho de forma mais rápida.

Se você quer apenas aprender a manusear esses softwares, optar por um curso de Corel Draw online ou por aulas de Adobe Illustrator não fará muita diferença, uma vez que em ambos você aprenderá os princípios básicos de criação vetorial.

Porém, se a sua ideia é se profissionalizar, vale a pena ser mais assertivo e buscar um curso relacionado ao pacote de aplicativos que você utilizará no trabalho, seja ele qual for.

Com relação ao grau de dificuldade ou à quantidade de recursos, podemos dizer que ambos se equivalem. No final das contas, tudo dependerá do seu gosto pessoal e da sua capacidade de adaptação.

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *