Como é a vida de um agente de viagens?
Postado por Admincursos | 5 de novembro de 2019 | Deixe aqui seu comentário

Descubra como funciona o dia a dia do profissional que trabalha com turismo
Se o turismo é a sua praia, trabalhar como agente de viagens pode ser uma boa aposta para a sua carreira profissional. Para isso, é necessário se preparar, estudar, buscar qualificação na área e também entender como um agente de viagens atua no dia a dia.
A partir de agora, o Cursos 24 Horas vai dar uma mãozinha para você. A seguir estão reunidas dicas fundamentais para quem deseja ingressar na carreira de agente de viagens, incluindo um passo a passo e uma sugestão de curso online para começar hoje mesmo.
Guia de turismo x Agente de viagens
Diferente do que muita gente pensa, trabalhar como agente de viagens e guia de turismo são duas coisas completamente distintas. O guia de turismo é o profissional que apresenta os lugares para os viajantes em determinado destino.
Por exemplo, imagine um casal que vai a Foz do Iguaçu e contrata um guia de turismo para explorar o que a região tem de melhor. O guia de turismo irá acompanhar o casal em cada um dos passeios, contar mais sobre a história e fatos curiosos sobre cada ponto de interesse da cidade. Deu para entender?
Por outro lado, ainda usando esse mesmo exemplo, o papel do agente de viagens começa antes mesmo do casal embarcar, atuando como uma espécie de assessor de viagens.
Sendo assim, cabe ao agente elaborar roteiros de acordo com a preferência do casal e vender a viagem como um todo. Entre as principais tarefas que lhe competem, destacam-se:
- Organizar excursões;
- Negociar melhores preços;
- Elaborar roteiros personalizados;
- Informar as rotas de voos, escalas, horários e tarifas;
- Definir acomodações que o cliente irá ficar;
- Prestar informações sobre as viagens, etc.
Leia também: Oportunidades do mercado hoteleiro: saiba em quais áreas você pode atuar
O mercado de turismo no Brasil
Viajar é bom não só para quem embarca, mas também para quem trabalha nesse mercado, especialmente nos últimos tempos. Afinal, o mercado de turismo no Brasil voltou a crescer após um período de baixa provocado pelo contexto de instabilidade econômica.
De acordo com a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), a procura de viagens para o exterior subiu após dois anos seguidos de queda, o que é motivo suficiente para comemorar.
Para se ter uma ideia, 1,2 milhão de brasileiros embarcaram para o exterior em 2017, contra 954 mil em 2016. E a coisa não melhorou só nas viagens internacionais, não. No turismo nacional, o crescimento também deu as caras e o resultado foi de 4% a mais em quantidade de embarques e 2% em faturamento.
Diante desses números é possível concluir que essa é, sem dúvidas, uma área na qual vale a pena apostar. Por isso, se você já deseja trabalhar como agente de viagens, mas tinha alguma dúvida se vale a pena investir nessa ideia, a dica é: vai fundo!
Como se tornar um agente de viagens
Agora que você já sabe o que faz um agente de viagens e também sabe que o mercado de turismo pode ser uma boa aposta, é hora de descobrir, de uma vez por todas, como ingressar na carreira. Para isso, veja a seguir algumas dicas fundamentais:
1. Defina por que você quer trabalhar como agente de viagens
A primeira coisa a se fazer é ter muito claro o motivo que torna o turismo tão atraente para você. É o amor por conhecer lugares novos? É o desejo de proporcionar experiências incríveis para outras pessoas? Procure essa resposta dentro de você.
Essa etapa é primordial, pois a resposta é o que vai lhe dar forças para seguir os passos seguintes. Por isso, depois de encontrar esse motivo, passe para o próximo passo.
2. Estude bastante
Aqui não estamos falando de nenhum curso específico ou faculdade na área de turismo, mas sim conhecimentos gerais sobre lugares do Brasil e do mundo. Afinal, um agente de viagens deve ser um eterno aprendiz e a sua curiosidade deve estar focada, principalmente, em conhecer sobre cidades turísticas, pontos de interesse, costume, alimentação local, entre outros.
Tenha em mente o seguinte: o que difere um bom agente de viagens de um agente mediano é a capacidade de fazer com que o cliente se imagine em determinado destino antes mesmo de pisar lá.
3. Faça um curso na área
A terceira dica sim envolve um curso específico para agente de viagens, pois ele dará a base necessária para quem deseja conhecer mais sobre a legislação e conceitos introdutórios necessários para atuar na profissão.
A boa notícia é que é possível fazer esse curso online, no horário que melhor se encaixar na sua rotina.
Curso de agente de viagens
Neste curso de agente de viagens, mais do que aprender todo o necessário para começar na carreira, você conhecerá como funciona na prática uma agência de viagens, quais são os itens essenciais de um pacote turístico, entre outras informações.
Além disso, terá a chance de acessar tudo por meio de vídeo-aulas dinâmicas e interativas, com um tutor virtual, exemplos e exercícios práticos que ajudam a fixar o conhecimento aprendido. O ritmo das aulas e o local em que deseja estudar ficam por sua conta, e também não há um prazo determinado para concluir o seu curso – depende só de você.
Faz questão de estudar com papéis impressos? Sem problemas! Você pode baixar as apostilas do curso para imprimir e estudar dessa forma. Ao final, receba o seu certificado de conclusão em casa, sem custo adicional.
E aí, ficou com alguma dúvida sobre trabalhar como agente de viagens? Aproveite e inscreva-se hoje mesmo no curso de agente de viagens e comece 2020 já pronto para engatar em uma nova carreira! Boa sorte!

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursos
Deixe uma resposta