Veja como organizar suas contas esse ano

Postado por Admincursos | 16 de janeiro de 2020 | Deixe aqui seu comentário

Veja como organizar suas contas esse ano

Manter uma planilha de controle dos seus recebimentos e gastos e conhecer como funciona o sistema bancário brasileiro são bons caminhos para economizar

Ano novo, metas novas. Saber como organizar as contas de maneira eficiente está sempre entre as prioridades da maioria das pessoas. Porém, nem sempre as soluções convencionais adotadas de maneira isolada funcionam. E há uma explicação para isso.

Qual é o seu conhecimento sobre o setor financeiro? A menos que você tenha estudado sobre o assunto, é natural que certos detalhes passem despercebidos. Mesmo quem lida com dinheiro todos os dias não conhece todas as particularidades do sistema bancário brasileiro.

Por essa razão, além das dicas tradicionais para manter as suas finanças em dia, sugerimos aqui uma abordagem diferente para que você possa aperfeiçoar os seus conhecimentos: que tal entender como os bancos funcionam e quais são as regras que eles têm que seguir?

Curso de Conhecimentos Bancários: o que você aprende nele?

Uma das alternativas para ter mais conhecimento sobre o assunto é recorrer a um curso online. É o caso do curso de Conhecimentos Bancários, uma forma inteligente de aprender sem sair de casa todos os detalhes sobre o funcionamento do sistema financeiro brasileiro.

Inicialmente você aprenderá tecnicamente o que é um banco, passeando pelo histórico dessas instituições no Brasil e no mundo, até compreender quais são as capacidades civis de pessoas físicas e jurídicas que se relacionam com os agentes financeiros.

Em um segundo momento, será importante conhecer a estrutura do sistema financeiro brasileiro. O Sistema Financeiro Nacional é composto pelo Conselho Monetário Nacional, pelo Banco Central do Brasil, pela Comissão de Valores Mobiliários e pelo Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional.

Depois de conhecer as atribuições de cada um desses órgãos ficará mais fácil entender a estrutura bancária. Isso inclui as políticas fiscais, cambiais e de renda, a estrutura física de um banco e a maneira como o mercado de trabalho entende essas funções.

Por fim, conhecer os principais termos financeiros, além de produtos e serviços de investimento, de seguro e de crédito são formas de refletir sobre as oportunidades que você tem para fazer seu dinheiro render mais – e que nem sempre os bancos contam.

Receba gratuitamente nosso Glossário de Termos da Área Administrativa

Como organizar as contas: dicas práticas

Estar em dia com as suas finanças pessoais é um dos objetivos que você deve perseguir em 2020. Com maior conhecimento sobre o assunto, torna-se mais fácil montar uma planilha no Excel para registrar todas as suas receitas, despesas e rendimentos. Siga esses passos.

  • Faça um diagnóstico da sua situação

A primeira regra de como organizar as contas é fazer um levantamento completo da sua situação atual. Leve em consideração todas as contas que você terá que pagar nos meses seguintes bem como os valores previstos para recebimento.

Em seguida, liste ainda as contas atrasadas, o cheque especial e o cartão de crédito. Os juros que incidem sobre elas podem ser responsáveis por levar embora uma boa parte dos seus rendimentos. Coloque como prioridade o pagamento de dívidas, mas não sem antes tentar renegociá-las para reduzir os juros.

  • Não extrapole o seu orçamento

Se você ainda não definiu um orçamento, faça isso hoje mesmo. Você não deve gastar mais do que ganha. Se o máximo que você consegue obter em um mês é R$ 3 mil, então suas despesas não podem superar esse valor, caso contrário você ficará no vermelho.

A partir do seu orçamento é que você definirá quais itens terão que ser cortados da sua lista de consumo. Infelizmente, nem sempre é possível fazer tudo que se quer. Priorize despesas como aluguel, água, luz, telefone, alimentação, saúde, transporte e vestuário.

Como organizar as contas de casa

  • Não pague mais juros

Juros nada mais são do que uma “mensalidade” que se paga sobre o uso de um dinheiro que você ainda não tem. Pessoas que gastam mais do que ganham frequentemente precisam recorrer ao cheque especial ou ao cartão de crédito para cobrir os gastos.

O problema não está em utilizá-los, mas sim em não pagá-los completamente na data de vencimento. Os juros nessas modalidades são altos e você pode acabar contraindo dívidas altas se não pagar o que deve na data estipulada. Priorize esses pagamentos para não sofrer com os juros.

  • Crie reservas para emergências

Depois que você já souber como organizar as contas, ficará mais fácil para programar os meses seguintes. Mudanças de hábito farão com que seja possível economizar dinheiro e, quem sabe, guardar alguns trocados para reservas de emergência.

Eventualmente temos contas a pagar que fogem do nosso controle. Um reparo no carro, um smartphone quebrado ou um problema de saúde podem desestabilizar as finanças. A reserva de emergência servirá para impedir que você feche o mês devendo ou tenha que recorrer a empréstimos.

  • Se dedique à educação financeira

Quanto mais você aprende sobre como usar o seu dinheiro, maiores são as chances de que sobre um pouco mais no final do mês. Infelizmente, não temos educação financeira como parte do currículo nas escolas, então é preciso buscar esse tipo de conhecimento de outras maneiras.

Leia livros, converse com amigos mais experientes e pesquise na internet até compreender como funciona o mercado financeiro. Você verá que muitas portas se abrirão a partir do momento que você conseguir dominar as suas finanças.

  • Faça investimentos

É importante que o seu orçamento preveja também a possibilidade de guardar alguns reais todos os meses e aplicá-los em investimentos. Fazer o dinheiro render é uma forma de aumentar o patrimônio mais rápido.

Há muitos cursos online que ensinam o básico. Você pode pesquisar bastante até se sentir seguro para fazer investimentos em alternativas menos convencionais, como investir na Bolsa de Valores, mas o importante é que essa opção seja considerada.

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos