A importância da Pedagogia Hospitalar para crianças
Postado por Admincursos | 4 de fevereiro de 2020 | Deixe aqui seu comentário
Entenda como acontece a atuação desse profissional em clínicas e hospitais e saiba por que ele é tão importante para crianças e adolescentes
Embora a pedagogia hospitalar não seja uma área conhecida pela maioria das pessoas, sua função em hospitais é extremamente importante para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Esses profissionais prestam um suporte importante aos pais e familiares dos pacientes. Quando crianças ficam internadas por muito tempo, perdem aulas e correm o risco de perder o ano letivo se não tiverem o devido acompanhamento.
É justamente aí que entram em cena os pedagogos. Eles são capazes de manter a criança atualizada sobre o conteúdo escolar além de trabalhar com ela a autoestima e os aspectos psicológicos. A ideia é que esse suporte resulte em uma recuperação mais rápida e em uma estadia menos traumática no ambiente hospitalar.
Pedagogia Hospitalar: o que você aprende nesse curso
Não são apenas os graduados em pedagogia que podem atuar em hospitais. Profissionais de outras áreas, sejam elas ligadas à saúde ou não, também podem se beneficiar desse tipo de conhecimento para aplicação tanto em clínicas quanto em hospitais.
No curso online de Pedagogia Hospitalar os estudantes começam aprendendo os conceitos básicos da profissão, o que inclui detalhes sobre a atuação profissional e o mercado de trabalho e as interações que acontecem no ambiente hospitalar.
Como ocorre em qualquer profissão, é fundamental que as atividades realizadas tenham um planejamento. Suas ações serão voltadas para a aprendizagem da criança hospitalizada, para a responsabilidade familiar e aspectos técnicos legislativos, como o direito inalienável à educação.
Também é possível que esse profissional precise atuar fora do ambiente hospitalar. É o caso de pedagogos que acompanham crianças após a alta hospitalar. Nesse caso, ela não está internada, mas por uma série de razões ainda está impedida de frequentar as aulas. A missão do pedagogo e prepará-la para o retorno às atividades escolares.
Por último, mas não menos importante, há que se pensar nas responsabilidades que os hospitais têm para com os seus pacientes. Muitos desses estabelecimentos criam espaços específicos nos quais a criança pode se sentir mais à vontade – e cabe ao pedagogo hospitalar gerenciar o local.
É o caso das brinquedotecas, por exemplo. A presença desse tipo de profissional também pode ser requisitada em organizações não-governamentais e em projetos especiais ligados ao setor público, seja no âmbito municipal, estadual ou federal.
Pedagogia hospitalar é uma prática regulamentada
Como profissão, a pedagogia hospitalar é uma função regulamentada há mais de duas décadas. A Resolução no. 41 de 13 de outubro de 1995, que trata dos direitos das crianças e dos adolescentes hospitalizados, fala sobre a importância da presença desse profissional.
Em geral, esse é um ramo procurado por profissionais de saúde e por pedagogos a título de especialização. Porém, não há obrigatoriedade de uma pós-graduação na área para exercer essa função. Por essa razão, esse é um curso de grande procura e que pode agregar bastante ao seu currículo.
Como já mencionamos, outra possibilidade de atuação desses profissionais é no atendimento domiciliar. Nesse caso, as oportunidades de atendimentos às crianças são mais amplas, servindo até mesmo como uma espécie de aconselhamento familiar.
Desconhecimento da especialização é um desafio
Embora as oportunidades de trabalho na área hospitalar sejam muitas, são poucos os pais de crianças e adolescentes que sabem da existência dessa função. Esse, inclusive, é um dos desafios desses profissionais: levar informações sobre a profissão para um número cada vez maior de pessoas.
Por outro lado, em clínicas e hospitais – e mesmo em escolas particulares ou da rede pública – há muitas oportunidades para esses profissionais. Ao mesmo tempo em que a demanda é crescente, ainda é insuficiente o número de pessoas qualificadas nesse ramo.
Coordenações pedagógicas sempre demandam esse tipo de profissional e não sempre encontram. Há muitos profissionais atuando na área sem conhecimentos específicos. Esse pode ser um diferencial importante para quem está pensando em fazer o curso, pois de imediato já será possível ir para o mercado de trabalho com uma marca de destaque no currículo.
Estudar online é o melhor caminho?
Um dos fatores que impedem muitos profissionais de pedagogia ou da área de saúde de estudarem é a falta de horários flexíveis. Os pedagogos que trabalham em escola costumam estar trabalhando nos períodos em que os cursos presenciais são oferecidos.
Já os profissionais de saúde costumam ter escalas de horários que comprometem um dia inteiro na semana (24h x 48h), o que pode complicar as coisas na hora de se adaptar a cronogramas mais rígidos, com aulas em dias e horários definidos.
A melhor solução é recorrer aos cursos a distância. Eles apresentam inúmeros benefícios para os profissionais dessas áreas, mas a maior vantagem é mesmo a flexibilidade nos estudos. Um simples intervalo para o almoço pode se transformar em horário de aula.
As aulas online podem ser assistidas a partir de qualquer dispositivo com conexão à internet. Isso significa que o smartphone que está no seu bolso é mais do que suficiente para que você possa assistir aos vídeos e ler os materiais didáticos que são fornecidos.
Além disso, o custo de um curso online é muito menor. Os valores são mais acessíveis, pois há menos gastos com infraestrutura e as aulas podem ser comercializadas no mundo inteiro – e não apenas para estudantes de uma determinada região.
Portanto, se a área de pedagogia hospitalar é do seu interesse, recorrer aos cursos online é melhor maneira de gastar pouco e turbinar o currículo sem precisar comprometer seus horários de trabalho ou de lazer.
Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursos