Como investir durante a queda na Bolsa
Postado por Admincursos | 9 de abril de 2020 | Deixe aqui seu comentário

Entenda o cenário atual no mercado financeiro e como está a situação na Bolsa de Valores com a pandemia
Para investidores de todas as partes do mundo, 2020 não tem sido um ano nada fácil. Isso porque, com a descoberta da pandemia do novo coronavírus, as principais Bolsas de Valores do mundo caíram em velocidade recorde, em um cenário que não era visto desde a recessão de 2008.
Com os reflexos causados pelo vírus, o mercado de investimentos passa por um período desafiador e incerto, o que gera muitas dúvidas para quem possui ações e deseja saber o que fazer com elas.
No entanto, para proteger seus investimentos e tudo o que você já conquistou até aqui, é necessário descobrir os meios para atravessar essa crise, sem que isso signifique perder algo nessa história.
Mas, a dúvida é, o que fazer com a Bolsa em queda? Devo vender minhas ações, esperar, ou comprar mais? A seguir, esclarecemos algumas dessas dúvidas. Confira!
Por que ocorre a queda na Bolsa?
Antes de mais nada, é preciso entender o que causa a queda na Bolsa e suas consequências para o mercado.
Com o surgimento do coronavírus em uma das maiores potências mundiais, a China se viu obrigada a fechar suas fronteiras com o intuito de conter a propagação da doença para outros países.
No entanto, o país é responsável por importar e exportar grande parte da matéria prima e insumos utilizados em grande parte do mundo, o que causou instabilidade na cadeia global, inclusive no Brasil.
A rápida propagação do vírus, principalmente para grandes economias como a França, Itália e Estados Unidos, fez com que países da União Européia, EUA e América do Sul, também optassem por fechar suas fronteiras para tentar conter a pandemia.
Tudo isso significa uma redução drástica na movimentação financeira entre os países, o que gerou uma enorme crise mundial e fez com que os economistas refizessem as projeções de crescimento da economia global.
Com a Bolsa brasileira em forte queda – com direito a recordes de queda e até paralisações automáticas (conhecidas como circuit breaker) especialistas tentam conter o pânico no mercado, mas o cenário ainda é instável e incerto.
O que fazer com a Bolsa em queda?
A principal recomendação para um momento de grandes crises é sempre a mesma: manter a calma.
Para quem possui ações na Bolsa ou tem na carteira ETF’s de renda variável, especialistas recomendam que o melhor que se tem a fazer é aguardar um respiro.
Não tomar ações precipitadas, nem para vender e nem para comprar novas ações é caminho mais seguro neste momento.
A previsão é que nos próximos meses, a Bolsa oscile bastante, portanto, além de aguardar, a dica é buscar entender os movimentos do mercado, se são especulativos ou estruturais.
Para quem está com dinheiro investido e precisa resgatá-lo, a recomendação é ficar atento às movimentações e vender as ações aos poucos, preferencialmente nos dias em que a Bolsa de Valores estiver subindo, ainda que momentaneamente.
Ao seguir essas dicas, você conseguirá atenuar parte das perdas, para evitar prejuízo.
Quem ainda não investe, o que fazer?
Para quem está de fora do mercado, o melhor a se fazer é aguardar. Como não há previsões de quando as economias vão se restabelecer, a indicação é para esperar que a Bolsa retome seu crescimento e tenha mais estabilidade.
No entanto, há quem enxergue o momento como uma oportunidade para se inserir no mercado financeiro. Afinal, só é possível que as pessoas vendam suas ações, se houver alguém disposto a comprá-las.
Para quem possui margem na carteira ou ainda um valor disponível para investir na Bolsa de Valores ao longo prazo, o mercado pode ser interessante neste momento.
A dica para quem quiser se arriscar, é entrar com calma e comprar apenas parte do que realmente gostaria.
Embora pareça muito tentador comprar ações por um preço bem mais baixo do que elas realmente valem, é preciso sempre lembrar que trata-se de um investimento de alto risco, considerando o cenário atual.
Além disso, deve-se procurar entender muito bem o mercado, conhecendo os riscos envolvidos nas transações.
Vale lembrar que esse tipo de investimento só deve ser feito se esse dinheiro não for fazer falta no dia a dia ou comprometer alguma outra finalidade.
Aproveite as oportunidades, mas com cuidado
Se optar por investir mesmo com a crise na Bolsa, além das outras recomendações, é indicado por especialistas, diversificar os investimentos.
A dica é escolher papéis de diferentes setores, com diferentes riscos e fontes de receitas. Essa é uma estratégia válida para quem não quer apostar todo o valor em apenas uma fonte.
Ações mais sólidas, como as boas pagadoras de dividendo podem ser uma boa opção, tendo em vista que costumam ter uma volatilidade menor.
Estude e compreenda o mercado
A principal e mais importante recomendação, é procurar entender o mercado e se manter informado sobre tudo que acontece no cenário financeiro.
Atualmente, existem diversos cursos para aprender a investir na Bolsa que podem te ajudar a compreender questões sobre como a instituição funciona, como apostar no mercado de ações, rentabilidade e até mesmo questões relacionadas a queda na Bolsa.

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursos