Saiba como gerenciar home office da sua equipe
Postado por Admincursos | 10 de julho de 2020 | Deixe aqui seu comentário
Entenda os pequenos desafios diários na tarefa de gerenciar home office do seu time e descubra como superá-los
A pandemia causada pelo coronavírus trouxe efeitos em diversos setores do mercado. Além da crise, precisamos falar sobre um ponto positivo no meio desse caos: muitas empresas foram forçadas a testar o modelo de trabalho remoto e, mais ainda, entender como gerenciar home office.
Mesmo antes de tudo isso, de acordo com o IBGE, cerca de 3,8 milhões de brasileiros já trabalhavam à distância. Apesar dos relatos de profissionais que estão se adaptando bem com a nova rotina, essa mudança também carrega desafios para as empresas.
Por exemplo, como manter meu funcionário motivado e produtivo mesmo ele estando remoto? Que ferramentas usar para acompanhar minha equipe? Como usar o tempo de videochamadas de maneira inteligente?
Comece organizando as áreas da empresa. Continue lendo este artigo para saber algumas maneiras de fazer isso.
Mas afinal, como gerenciar home office?
Já que ouvimos tanto falar sobre o “novo normal”, esta é a hora das empresas se transformarem e adotarem um modelo de trabalho que corresponda com a situação atual, uma vez que o home office se tornou o padrão para ao menos 43% das empresas brasileiras com a estimativa é que ainda cresça cerca de 30% no Brasil.
Veja abaixo algumas dicas para auxiliar os líderes de equipes de como gerenciar o home office dos colaboradores:
Estabeleça normas de trabalho
Comece pelo óbvio: quando as pessoas estão no escritório, têm que cumprir um horário de trabalho estabelecido. Em casa deve ser a mesma coisa e uma conversa sincera com a equipe é sempre bem-vinda.
Como no home office não dá para simplesmente levantar da mesa e ir até a sala da outra pessoa, também é importante que todos estejam preparados e disponíveis naquele tempo estabelecido como horário de trabalho.
O tempo de resposta de e-mail e mensagens não pode ser longo, por exemplo. Converse com seu time e os deixe cientes de que a empresa estará atenta nesses pontos. Solicitar um e-mail diário dos seus colaboradores contendo as atividades que eles fizeram naquele dia, é uma forma de verificar se a equipe está ociosa ou sobrecarregada.
Use e abuse da tecnologia
Se tem uma coisa que é a sua aliada nesse momento é a tecnologia. Use todas aa ferramentas que possam ser interessantes para o gerenciamento do home office. Plataformas como Trello, Slack e Asana são apenas algumas das ferramentas de gerenciamento de projetos.
Elas possuem uma metodologia capaz de ajudar todo mundo a entender o andamento do trabalho, com quem está cada tarefa, além de também ajudar a contabilizar horas, com o registro do tempo que é investido em cada atividade.
As videoconferências também podem acontecer conforme as necessidades do seu time. Algumas empresas costumam ter as chamadas diariamente, reuniões curtas e objetivas realizadas antes do começo dos trabalhos para discutir o andamento dos projetos. Existem plataformas gratuitas de vídeo chamadas que podem ser utilizadas.
Mantenha-se perto da equipe, mas apenas o suficiente
Mostre-se disponível para que as pessoas o procurem, dependendo do tamanho da equipe você pode agendar conversas semanais com cada colaborador para entender melhor como pode ajudá-los nesse desafio. Se julgar uma semana muito tempo, passe para 15 dias ou uma vez no mês.
Afinal, ser um bom líder requer acompanhamento contínuo para não fazer ninguém da equipe se sentir abandonado ou sem alguém para contar. Aproveite também essas reuniões para dar feedbacks sobre o trabalho de cada um, as pessoas precisam evoluir e também se sentirem valorizadas.
Forneça infraestrutura para sua equipe
Lembre-se que seu funcionário está trabalhando de casa, mas você ainda precisa fornecer instrumentos para que ele te acompanhe remotamente. Lembre-se de configurar as ferramentas que serão usadas para alinhar tarefas, além de Instalar, liberar acesso e testar as ferramentas de colaboração digital.
Muitas empresas mandaram entregar às suas equipe um kit home office com alguns itens de extrema importância para o bem-estar dos funcionários. Por exemplo: cadeiras ergonômicas.
Ainda que você pense nesse ponto para o seu funcionário, em menores proporções, será de grande valia. Nem todo mundo tem um escritório em casa ou está preparado para liberar espaço para trabalhar de casa. Ter esse toque humano pode levar o comprometimento do seu funcionário com a sua empresa a outro nível.
Invista em cursos online sobre o tema
Muitas coisas você só vai aprender na prática, no dia a dia, superando os desafios que aparecerem. Mas, se você tiver um repertório teórico sobre o uso do seu tempo, por exemplo, isso pode te ajudar muito na hora de gerenciar o trabalho remoto da equipe.
Procure cursos online de administração ou de gestão. Estar por dentro de técnicas comprovadas de organização e definição de prioridades aumentam a produtividade e é sempre um ponto positivo para trabalhar em grupo.
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