Mitos e verdades sobre glúten e lactose
Postado por Admincursos | 28 de agosto de 2020 | Deixe aqui seu comentário
Vilões ou mocinhos? Descubra todo o mistério por trás do glúten e da lactose!
Principalmente nos últimos tempos a preocupação com a alimentação tem crescido expressivamente.
E seja por questões relacionadas ao emagrecimento ou apenas para ter uma dieta mais saudável, o fato é que ainda existem muitas informações equivocadas a respeito de determinadas composições e alimentos.
Neste sentido, o glúten e lactose se encontram praticamente no topo da lista dos componentes que geram mais divergências quando o assunto é dieta restritiva.
Mas afinal, o que é verdade e o que não é? Se você quer a resposta para essas perguntas, continue acompanhando o nosso conteúdo a seguir!
O que é o glúten?
Trata-se de um tipo de proteína que pode ser encontrada em cereais – como a aveia, o trigo, o centeio e afins – ajudando os alimentos a manter a sua forma.
Sua função basicamente, é atuar como a cola, que dá mais flexibilidade e textura aos alimentos produzidos a partir das matérias primas que o contém.
E a lactose?
Já a lactose, é uma substância encontrada no leite – mais conhecida como o açúcar do leite -, resultado da junção de uma molécula de glicose e outra de galactose.
Ela é responsável por dar a bebida um sabor leve e adocicado, fornecendo também a energia e favorecendo a absorção do cálcio no organismo.
Porque algumas pessoas tem intolerância a glúten e lactose?
A intolerância a essa substância, normalmente está relacionada a dificuldade que alguns organismos têm para digeri-las.
Alguns pessoas tem também uma condição de hipersensibilidade que pode inclusive, levá-las a óbito caso seja consumido um alimento que leva em sua composição algum dos dois elementos.
Mas afinal, o que leva o organismo a ter essa reação?
Quando falamos em intolerância ao glúten, existem duas classificações de acordo com os especialistas: a doença celíaca e sensibilidade não celíaca.
No primeiro caso, a doença celíaca provoca uma reação do sistema imunológico ao glúten no momento em que ele entra em contato com o intestino, fazendo com que o paciente apresente sintomas como diarreia, machucados na parede do intestino, má absorção e até mesmo desnutrição.
Já na sensibilidade não celíaca, a condição pode ser detectada quando o paciente ingere o glúten, tem os mesmos sintomas mencionados acima, mas não possui a patologia geneticamente.
Na intolerância a lactose, basicamente o corpo não produz a enzima lactase, responsável pela quebra da lactose. Nestes casos, a condição pode ser tanto genética – quando a pessoa já nasce com a deficiência – ou adquirida ao longo da vida por diferentes motivos.Independente da origem da intolerância, o ideal é sempre se atentar às informações nutricionais dos alimentos antes da ingestão.
Mitos e verdades sobre a intolerância a glúten e lactose
Como mencionamos anteriormente, por se tratar de condições não tão comuns, existem uma série de dúvidas relacionadas ao assunto.
A partir disso, surgem então os mitos e verdades que você vai conhecer a seguir:
Dieta sem glúten emagrece
Mito! Na verdade, o que possivelmente pode provocar o emagrecimento nas primeiras semanas é a retirada de alimentos como o pão, as massas e outros produtos que são produzidos a base do trigo – que contém glúten e lactose.
Quando consumidos em excesso, esses sim podem ser responsáveis pelo aumento de peso e gordura corporal. Para emagrecer, o ideal é consultar um nutricionista antes de adotar qualquer tipo de dieta, manter uma rotina de alimentação saudável e praticar exercícios físicos.
Quando eu como pães e massas, tenho problemas intestinais. Tenho intolerância?
Possivelmente. No entanto, para ter certeza de que você tem doença celíaca, é preciso realizar uma série de exames e um acompanhamento médico adequado.
Só ele poderá determinar a sua condição e indicar o melhor tratamento para o seu caso!
Intolerantes à lactose não podem beber leite
Mito! Na verdade, quem possui intolerância à lactose pode sim, continuar consumindo o leite e seus derivados, caso queira e não tenha nenhum problema com isso.
Apenas pessoas com alergia à lactose não devem consumir a bebida pois os sintomas costumam aparecer quase que instantaneamente, sendo eles:
- Urticárias
- Inchaço
- Coceira
- Falta de ar
- Diarreia
- Dor de barriga e gases.
Retirar o leite da dieta pode melhorar a pele
Verdade! O consumo de leite pode sim estar associado ao surgimento da acne e outras inflamações na pele. Isso porque, segundo estudos recentes, os hormônios presentes no leite e moléculas bioativas tem influência direta na saúde da pele.
Tenho intolerância/alergia a lactose, nunca mais poderei beber leite
Mito! Hoje em dia, existem uma série de alternativas disponíveis nos supermercados para substituir a bebida. Leite de amêndoas, de aveia, de quinoa e até mesmo leite de arroz são algumas das opções encontradas nas prateleiras.
Como adequar sua dieta diante da intolerância/restrição dos alimentos?
Caso você tenha alguma restrição alimentar relacionada a glúten e lactose, o mais indicado é que você procure um nutricionista para que ele indique quais os alimentos poderão ser substituídos e quais as melhores opções para o seu caso.
Você também pode contar com a ajuda de um curso de nutrição para complementar os seus conhecimentos sobre o assunto.
Existem inclusive, opções de cursos online para que você possa fazer no dia a dia e aplicar os seus aprendizados na sua dieta!
Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursos