Existe cura além da medicação? As terapias alternativas dizem que sim. Confira algumas delas!
Talvez você não conheça a medicina alternativa por esse nome, mas já pode ter tido contato com algum tipo dela por conta de sua mãe ou de seus avós. Já reparou que os mais antigos da nossa família sempre têm um chazinho para indicar?
No entanto, a medicina alternativa não se trata apenas de um cházinho. É, na verdade, um conjunto de técnicas de atenção à saúde que fazem parte de alguma tradição do país.
Uma grande característica dessa prática, é que o tratamento de doenças acontece sem o uso de remédios controlados, antibióticos ou fármacos em geral. O tratamento está focado no doente e não no sintoma da doença
A medicina alternativa inclui práticas como acupuntura, quiropraxia, hipnose, reflexologia podal, cromoterapia, entre outros. Vamos conhecer melhor algumas delas:
Com origem na China, a Acupuntura é um método terapêutico que se caracteriza pela inserção de agulhas na superfície corporal para tratar doenças. É reconhecida desde 1995 como especialidade médica desde pelo Conselho Federal de Medicina.
Os estudos sobre a prática mostram que a inserção da agulha estimula terminações nervosas presentes na pele e nos tecidos subjacentes, principalmente nos músculos.
A mensagem que esses estímulos geram segue pelos nervos periféricos até o sistema nervoso central, liberando neurotransmissores e desencadeando efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e relaxante muscular. Além de ter uma ação moduladora sobre as emoções, sobre os sistemas endócrino e imunológico e sobre várias outras funções orgânicas.
O termo Quiropraxia tem origem grega. “Quiro” significa mãos e “Praxis” significa praticar. Dessa junção temos o cerne dessa modalidade de medicina alternativa: a prática com as mãos.
Essa técnica trabalha com o diagnóstico, o tratamento e a prevenção de problemas no sistema neuro-músculo-esquelético.
A quiropraxia permite melhorar a postura, alongar a musculatura e aliviar dores.
A reflexologia podal é uma técnica de massagem que usa a pressão em determinados pontos dos pés. A palavra reflexo indica que no pé há pontos associados a todas as partes do corpo
O profissional habilitado para fazer essa prática observa o grau de desconforto do paciente nos pontos trabalhados, e com isso é possível perceber quais partes do organismo registram algum tipo de desequilíbrio.
Feita de maneira correta, ao massagear os pontos correspondentes, é possível corrigir disfunções do corpo reduzindo as tensões, provocando relaxamento, melhorando a circulação sanguínea e dissolvendo cristais de cálcio e ácido úrico depositados nas articulações dos pés.
Cromoterapia, ou o que também podemos chamar de terapia das cores, é usada para o tratamento de condições físicas e emocionais.
A medicina alternativa acredita que as cores têm grande influência na nossa vida, e com os anos essa técnica evoluiu de cuidados especiais com luz ambiente e cor de roupas para uso de bastões de luz em pontos específicos do corpo e até banho de imersão.
Segundo uma pesquisa do departamento de física da Universidade de Balochistan, no Paquistão, a cromoterapia pode ser entendida cientificamente como um método de tratamento que usa o espectro visível (cores) da radiação eletromagnética para curar doenças.
Ainda segundo o estudo, os povos antigos já usavam a luz do sol para a cura e a cor tem sido investigada como medicina desde o ano 2000 antes de Cristo.
Apesar de ser mais conhecida como entretenimento, em shows de mágicos e ilusionistas, a hipnose é um método capaz de levar à cura.
A hipnose utiliza a técnica de indução ao estado de transe que é um relaxamento semiconsciente com apenas o contato sensorial com o ambiente ao redor. Na medicina, o profissional se aproveita desse estado de relaxamento profundo para propor sugestões ao indivíduo. Tratando assim traumas de infância, medo de voar, ansiedade, síndrome do pânico entre outras possibilidades.
Algumas terapias alternativas são reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina como especialidades médicas. Nesse caso, o próprio médico pode aplicar ou recomendar esse tipo de tratamento. Mas, qualquer pessoa pode fazer um curso e se especializar na área, tornando-se um técnico.
A boa notícia é que existem cursos online capazes de fornecer um bom conhecimento para aqueles que precisam de flexibilidade de horários. No site de cursos 24h, por exemplo, é possível encontrar algumas modalidades de medicina alternativa e ainda receber um certificado.
No entanto, essa não precisa ser apenas uma opção para quem quer se tornar um profissional. Aos que pretendem entender melhor sobre as técnicas, esse tipo de curso também é indicado.
Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursosOs cursos de marketing são ideais para quem deseja se destacar em um mercado competitivo. Conheça especializações que podem impulsionar…
O curso de empreendedorismo ensina mais do que abrir um negócio. Descubra como aprender empreendedorismo online pode transformar suas ideias…
Entenda as funções do cargo administrativo, os requisitos exigidos e como se qualificar com um curso de auxiliar administrativo completo…
O curso de educação infantil é o primeiro passo para quem deseja trabalhar com crianças. Descubra como ele, junto a…
Se você busca evolução pessoal ou profissional, entender como funciona o curso de coaching pode ser o primeiro passo rumo…
O setor de turismo oferece diversas oportunidades profissionais além da atuação como guia de turismo. Conheça outras funções que movem…