Veja os benefícios da prática de exercícios na gravidez e quais são os mais indicados durante este período
Dor nas costas, tornozelos inchados, constipação e dificuldades para dormir são alguns sintomas que surgem durante a gestação. Por conta do incômodo causado, as mulheres buscam por opções que podem ser uma alternativa para ajudar a passar por esta fase.
O lado bom é que existe sim uma solução: os exercícios na gravidez são uma das curas mais eficazes para as dores das futuras mamães.
Malhar durante o período de gestação oferece muitos benefícios não somente para as mulheres como também para os bebês. Como por exemplo aumento no humor, redução em muitos sintomas da gravidez e uma recuperação pós-parto mais rápida. Além disso, o bebê pode desfrutar de um coração mais apto e melhorar a saúde do cérebro.
Então, amarre esses tênis e comece a praticar um dos exercícios listados abaixo!
Contanto que você obtenha autorização para se exercitar de seu médico, considere os seguintes exercícios para aumentar a circulação sanguínea, o tônus muscular e a resistência (pelos quais você será grata no dia do parto):
Natação e hidroginástica podem ser o treino perfeito para a gravidez. Por quê? Na água, o peso é mais leve do que em terra, então se sentirá mais leve e ágil.
Um mergulho na piscina também pode ajudar a aliviar náuseas, dores ciáticas e tornozelos inchados. Isso acontece por conta do impacto reduzido nas articulações e ligamentos.
Não há exercício mais fácil para se encaixar em sua agenda lotada do que caminhar durante a gravidez… e é um treino que você pode continuar até a data do parto.
Além disso, você não precisa de nenhum equipamento especial ou de uma academia para participar – apenas alguns bons tênis.
Quer ir um pouco mais rápido? Corredoras experientes podem se manter ativas em suas corridas durante a gravidez desde que haja o aval de um médico.
Mantenha-se em terreno plano (ou esteira) e nunca exagere (ligamentos e articulações ficam um pouco mais comprometidos durante a gravidez e você fica mais sujeita a lesões).
Uma rotina de pilates apropriada para a gravidez concentra-se principalmente em fortalecer o core (região abdominal) e alongar os músculos com pouco ou nenhum impacto, o que ajudará a aliviar as dores nas costas e a melhorar sua postura, bem como sua flexibilidade (e isso tudo é útil durante o trabalho de parto).
Aulas de ginástica aeróbica e dança de baixa intensidade, como Zumba, são uma ótima maneira de aumentar sua frequência cardíaca e manter o seu corpo ativo.
Uma consideração importante nesses casos é evitar pular ou fazer movimentos de alto impacto. Além disso, nunca se exercite a ponto de ficar exausta.
Com o consentimento do médico, fazer exercícios na gravidez é uma prática segura. No primeiro exame de cuidado pré-natal, pergunte a seu especialista sobre quais tipos de atividades são as mais indicadas.
Se você tem certas condições de saúde ou complicações na gravidez, fazer exercícios durante a gravidez pode não ser uma boa ideia.
Se sua gravidez for saudável, os exercícios não aumentam o risco de aborto espontâneo, de um bebê prematuro (nascido antes das 37 semanas de gravidez) ou de baixo peso ao nascer. Importante saber que a uma boa alimentação durante a gestação também deve ser priorizada.
Mulheres grávidas saudáveis precisam de pelo menos 2 horas e meia de atividade aeróbica de intensidade moderada por semana. A atividade aeróbica (também chamada de cardio) ocorre quando você move repetidamente grandes músculos, como braços e pernas.
As atividades aeróbicas fazem você respirar mais rápido e profundamente e seu coração bate mais rápido. Intensidade moderada significa que você está ativo o suficiente para suar e aumentar sua frequência cardíaca.
Fazer uma caminhada rápida é um exemplo de atividade aeróbica de intensidade moderada. Se você não consegue falar normalmente durante uma atividade, pode estar trabalhando muito.
Você não precisa fazer 2 horas e meia de uma vez! Em vez disso, divida-o ao longo da semana. Por exemplo, faça 30 minutos na maioria ou todos os dias. Se isso parece muito, divida os 30 minutos fazendo algo ativo por 10 minutos três vezes ao dia.
Para mulheres saudáveis, os exercícios durante a gravidez:
Lembre-se de que existem muitas outras maneiras de se adequar à boa forma durante a gravidez – bem como alguns exercícios que você definitivamente não deve fazer também.
Se você não tiver certeza do que é seguro, sempre confirme com seu médico o que é bom e o que não é para você. Faça o que fizer, tente não ser muito dura consigo mesma quando se trata de exercícios e não se esqueça de se divertir!
Outra sugestão para se preparar para esse momento tão especial é se capacitar por meio de cursos online, como, por exemplo o treinamento para gestantes do Cursos 24 Horas.
O conteúdo dessa formação é destinado não somente às futuras mães, mas a todos que queiram colaborar neste processo. Você conhecerá os cuidados necessários para passar por este momento de forma confortável e segura. Vale a pena dar uma olhada.
Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursosConheça áreas em alta no mercado, descubra especializações acessíveis e veja como é possível atuar até mesmo em carreiras no…
Conheça os principais conteúdos abordados em um curso de informática básica e veja como essa formação abre portas no mercado…
Os cursos de marketing são ideais para quem deseja se destacar em um mercado competitivo. Conheça especializações que podem impulsionar…
O curso de empreendedorismo ensina mais do que abrir um negócio. Descubra como aprender empreendedorismo online pode transformar suas ideias…
Entenda as funções do cargo administrativo, os requisitos exigidos e como se qualificar com um curso de auxiliar administrativo completo…
O curso de educação infantil é o primeiro passo para quem deseja trabalhar com crianças. Descubra como ele, junto a…