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Categorias: Empreendedorismo

Como trazer a sua empresa para o mundo virtual

Entenda o que fazer para transformar empresa em e-commerce

Quando pensamos em transformar uma empresa em e-commerce, é preciso a reestruturação da maioria dos processos de distribuição: Marketing, comunicação e cultura do negócio. Esta transformação pode ser feita através de estudos, pesquisas e capacitações. Utilizar a tecnologia para otimizar os resultados, potencializar a captação de oportunidades e ressignificar os objetivos da empresa, se torna cada vez mais necessário e importante.

Mas não basta apenas estar presente na internet, é preciso entender que o raciocínio de venda é diferente e, além disso, as estratégias de marketing e publicidade também precisam ser adaptadas para os meios digitais.

Por isso, separamos algumas informações que serão de grande ajuda para transformar empresa em e-commerce e entender o contexto atual, os benefícios e de que maneira realizar a adaptação do seu negócio, olha só:

Entendendo o contexto atual

É imprescindível que um negócio esteja no ambiente virtual, sendo um dos principais pontos para o sucesso e divulgação dos produtos ou serviços. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a Abcomm, o Brasil abriu mais de uma loja virtual por minutos desde o início do isolamento social. São mais de 107 mil novos estabelecimentos comerciais desenvolvidos, com exclusividade ou não, para o mundo online.

A principal questão a ser pensada é a transformação da empresa em loja virtual e como realizar esse processo. Procure, contudo, não se precipitar e tomar decisões com pouca base de pesquisa. Tudo precisará ser revisto, desde uma nova análise de concorrência e público-alvo, aos processos de logística e divulgação. Quanto maior for o seu entendimento sobre cada detalhe do posicionamento da sua marca na internet, maior serão as possibilidades de resultados positivos.

Os benefícios do mundo virtual

Ao transformar empresa em e-commerce, um dos benefícios mais imediatos e palpáveis é o aumento do alcance das marcas. A internet possibilita a chegada do seu conteúdo, produto ou serviço para pessoas do mundo inteiro. Este benefício, porém, pode se transformar em um problema, caso o desenvolvimento de uma logística adequada não seja colocado em ação. Estar presente no mundo virtual, possibilita uma melhora profunda na experiência do cliente e aproximação entre a empresa e seus consumidores finais. Ter acesso mais rápido a feedbacks, impressões e engajamentos auxilia na construção de estratégias de marketing mais assertivas, por exemplo.

Os processos operacionais e de coleta de informações pertinentes se tornam muito mais eficientes, as reuniões podem ser constantes e o acompanhamento do andamento de projetos é mais próximo e em tempo real. Apesar de a internet intensificar a concorrência, a pesquisa e análise de marcas que possuem serviços diretamente consegue ser feita de maneira ainda mais profunda, detalhada e abrangente. Essas vantagens são o que fazem os empreendedores buscarem o passo a passo de como montar uma loja virtual.

Dicas de como transformar empresa em e-commerce

  1. Estude o mercado de vendas virtuais

É muito importante que você entenda o quão maior se tornam as suas possibilidades de venda quando queremos transformar empresa em e-commerce. A pesquisa relacionada ao mercado de vendas específico do seu negócio precisa ser focada nos mecanismos de buscas, na compreensão dos hábitos de consumo do público-alvo e em como atraí-los para o seu e-commerce. A mudança do espaço físico para o online precisa ser realizada já com um entendimento prévio de todas as ferramentas e funcionalidades disponíveis, não deixe de tirar alguns momentos para criar este conhecimento.

  1. Conheça seus clientes

No mercado online, nada acontece se você não sabe de maneira bastante profunda e específica quem são seus clientes, o chamado público-alvo. Definir a persona é essencial para criar estratégias de vendas, patrocinar conteúdo e escolher a comunicação visual e textual do seu negócio no ambiente online. Faça uma pesquisa com seus clientes atuais, entenda as possibilidades de migrar estas informações para o e-commerce e crie um ambiente em que os seus clientes antigos reconheçam sua empresa e que os novos se identifiquem.

  1. Aposte no Omnichannel

Em poucas palavras, Omnichannel significa estar presente em diferentes canais de venda pela internet: redes sociais, aplicativo de celular, site, e-commerce e e-mails. Os hábitos de consumo de pessoas que costumam comprar pela internet são diferentes da compra presencial. É preciso ter diferentes opções para que todos encontrem a maneira que preferem para comprar seu produto ou serviço. Desenvolva um site responsivo, daqueles que podem ser abertos em computadores ou celulares e crie contas que conversem entre si nas redes sociais.

  1. Não esqueça das finanças e da logística

Quando você migra seu negócio físico para o online, a tendência é que o público cresça exponencialmente. Por isso, é importante que você tenha um controle seguro das suas finanças e da logística necessária para a entrega dos produtos ou serviços. A estrutura de controle de uma loja online é diferente, assim como os investimentos e planejamento de estoque. Coloque uma plataforma de cálculo de frete, estude os direitos dos consumidores online e crie planilhas de controle para a entrada e saída de produtos do estoque.

  1. Marketing Digital

O marketing digital é essencial para garantir seu espaço nas redes sociais e apresentar seus produtos para um número de pessoas que seja condizente com o seu tamanho de negócio. Existem inúmeras técnicas e estratégias de impulsionamento de postagens que, quando utilizadas com planejamento, são a chave para que seu negócio e-commerce dê tão certo quanto a empresa física. Invista em cursos rápidos online, estude conceitos e, a longo prazo, considere a contratação de uma agência de marketing para auxiliar nas escolhas e estratégias específicas.

Cursos online de capacitação

Uma dica valiosa para quando queremos mudar nossa área de atuação ou transformar a maneira de fazer negócios, é a de fazer cursos online com certificado. Conteúdos atualizados de Planejamento Estratégico, por exemplo, te tornará apto a desenvolver análises do ambiente empresarial, estratégias competitivas, concepção de negócios e pesquisa de mercado. Alinhar estes conceitos com a necessidade de transformar empresa em e-commerce pode definir o sucesso ou o fracasso do negócio.

Vimos que a logística tem um papel central em qualquer empresa que tenha como objetivo vender produtos. Se inteirar mais com os processos de logística, portanto, se torna essencial para entender o gerenciamento, como administrar o estoque e os canais de distribuição, além de roteirizar o transporte do produto. Um curso de capacitação logística te possibilitará otimizar o fluxo de materiais e criar ações de curto e longo prazo para as estratégias logísticas de distribuição.

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

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admincursos24
5 anos ago

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