Saiba como a meditação ajuda na saúde e os benefícios em tempos de isolamento social

Postado por Admincursos | 12 de fevereiro de 2021 | Deixe aqui seu comentário

Saiba como a meditação ajuda na saúde e os benefícios em tempos de isolamento social

Entenda melhor esta prática e como a meditação ajuda na saúde

A pandemia do coronavírus criou a necessidade de nos isolarmos por muitos meses, interferindo diretamente nas nossas relações interpessoais e até com nós mesmos. Nos vimos expostos a um tipo de realidade que nos obrigou a passar mais tempo em introspecção dentro de casa e sem distrações externas. Sentimentos como o tédio, a ansiedade, a falta de concentração e a irritabilidade foram comuns para a maioria da população. Meditar se tornou essencial para muitas pessoas ao redor do mundo. Mas como a meditação ajuda na saúde?

Os benefícios da meditação são diversos e auxiliam não apenas na saúde mental, mas física e emocional também. Quando a meditação se transforma em um hábito, reduz a ansiedade, aumenta o potencial de concentração, melhora a pressão arterial e reduz consideravelmente os níveis de estresse. Por ser uma prática que não precisa de aparelhos específicos ou muito tempo livre para ser dedicado, a meditação se tornou fácil de ser incluída na rotina. 

Por mais que pareça uma prática simples e fácil o processo correto da meditação leva tempo, sendo necessárias aulas guiadas por profissionais sempre que possível. Você sabia que é possível meditar errado? Pois é! Uma meditação ruim pode causar efeitos contrários aos esperados, causando frustração, estresse e ansiedade. Existem inúmeros aplicativos, sites, vídeos e cursos online que se dedicam a ensinar técnicas e estilos de meditação diferentes.

Meditação e a pandemia

Meditar pode servir como uma ótima estratégia de tranquilizar o psicológico em tempos com complexos e confusos como os últimos meses. A meditação nos ajuda a viver o momento presente e a deixar o futuro para o futuro. O ato de meditar auxilia o nosso psicológico a aceitar situações que não conseguiríamos mudar sozinhos, como é o caso da pandemia. A prática, contudo, precisa se tornar um hábito.

Os resultados da meditação não são sentidos de maneira imediata. É preciso meditar com frequência e, de preferência, diariamente. A dica é a de iniciar a criação deste hábito aos poucos, com sessões de três ou cinco minutos por dia. Aos poucos você se verá confortável em permanecer por dez, 15 ou 20 minutos meditando. Não existe um limite de tempo, ok? Entenda suas limitações e pratique até sentir-se confortável em aumentar o período de meditação.

Como a meditação ajuda na saúde

  1. Reduzir estresse e ansiedade

A redução do estresse e da ansiedade são os benefícios mais conhecidos quando pensamos em como a meditação ajuda na saúde. É cientificamente comprovado que ao meditarmos, nossa mente entra em um modo de relaxamento, dando uma pausa no foco necessário para o dia a dia e nas preocupações que temos sobre o futuro. A prática faz com que a gente se dê um tempo para esquecer dos problemas e focarmos em nós mesmos.

  1. Melhora do sistema respiratório e circulatório

Por estabilizar a nossa frequência cardíaca, a meditação reduz os níveis de hormônio que são liberados pelo organismo quando estamos sentindo raiva ou estresse. Estes hormônios são muito prejudiciais para o coração e diminuí-los no organismo reduz o risco de ataques cardíacos, trombose e AVC, por exemplo. Quando estamos em estado meditativo, a espessura das paredes arteriais diminui, facilitando a circulação do sangue. 

  1. Induzir ao autoconhecimento

Uma das bases da meditação é a de proporcionar ao praticante momentos com ele mesmo, em que o autoconhecimento e a análise dos seus pensamentos e atitudes estão em foco. É comum lembrarmos do dia anterior ou do que fizemos durante o dia, dependendo do momento que você separou para meditar. Entender nossas escolhas e nos debruçarmos nas nossas vontades nos ajudam a nos conhecermos melhor.

  1. Melhora a imunidade

Inúmeros estudos e pesquisas estão sendo realizados para entender com mais profundidade como a meditação ajuda na saúde. Foi descoberto que ao meditar, enzimas telomerase, que são ligadas ao nosso sistema imunológico, começam a intensificar sua ação no organismo. Esta intensificação está diretamente relacionada às defesas do nosso organismo contra vírus, bactérias e outros micro-organismos que prejudicam a saúde. Meditar reestabelece as proteções naturais e, consequentemente, ampliam a sensação de bem-estar.

  1. Potencializa a memória

Você sabia que ao praticarmos a meditação, o cérebro de estabiliza e reestrutura funções neuroquímicas do seu funcionamento? Ao tornar a meditação um hábito, melhoras na cognição e nas funções cerebrais são sentidas ao longo dos dias. Existe um aumento considerável do fluxo de sangue pelo corpo, favorecendo a memória e a saúde mental, além de reduzir emoções negativas e melhorar a maneira com que lidamos com problemas. 

  1. Melhora as noites de sono

A prática regular de meditação faz com que as pessoas consigam dormir melhor e por mais tempo sem interrupções. Para quem sofre de insônia, por exemplo, a meditação se torna um remédio preventivo de noites mal dormidas. É possível meditar já deitado na cama, em posição confortável o suficiente para se deixar levar pelos processos e cair no sono ao final deles. 

Conheça o curso de meditação

O Cursos 24 horas oferece uma grande diversidade de cursos online que contam com certificado, professores qualificados, apostilas com conteúdo exclusivo e vídeo aulas totalmente compatíveis com sistemas mobiles. O Curso de Meditação disponibilizado na plataforma aprofundará em temas como a meditação na prática, seus aspectos gerais e como são desenvolvidas a concentração e a respiração. Além de contar com uma unidade extra de ensino que explorará as técnicas do Mindfulness, estilo de meditação contemporânea.

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos