Como é o curso de terapia cognitivo comportamental

Postado por Admincursos | 26 de fevereiro de 2021 | Deixe aqui seu comentário

Como é o curso de terapia cognitivo comportamental

Descubra o curso de terapia cognitivo comportamental e como ele funciona

Este tipo de terapia é uma linha da Psicoterapia que possui como seu objetivo principal entender e analisar transtornos mentais dos pacientes utilizando os conhecimentos psicológicos e, além disso, como os seres humanos alteram suas emoções, pensamentos e comportamentos. O curso de terapia cognitivo comportamental identifica as vulnerabilidades e oferece técnicas para lidarmos com elas.

A cada ano, a busca por atendimento psicológico ou terapêutico aumenta exponencialmente. Isso e dá pelo crescente entendimento de que a procura por este tipo de ajuda não está diretamente relacionado com doenças mentais ou condições de saúde preocupantes. Realizarmos uma espécie de manutenção emocional e psicológica é tão relevante para o nosso bem-estar quanto exames rotineiros solicitados pelo médico de confiança. Veja a seguir:

Por dentro da terapia cognitivo comportamental

Também conhecida como TCC, a Terapia Cognitivo Comportamental é considerada uma das diversas abordagens possíveis da psicoterapia. Basicamente, este tipo de terapia busca entender os caminhos pelos quais o ser humano interpreta os acontecimentos que os afeta diretamente, mas não os acontecimentos em si. O foco está em como cada pessoa enxerga, sente e pensa a respeito de situações que causam sensações negativas.

Fundada no início dos anos 60 por Aaron Beck, Neurologista e Psiquiatra norte-americano, este braço terapêutico prioriza a identificação de padrões de comportamento, pensamento e hábitos que estão camuflados pela origem dos problemas relatados nas sessões. O objetivo é aplicar e ensinar técnicas que consigam alterar estas percepções de maneira positiva. 

Traumas, depressão, ansiedade, fobias e transtornos psicossomáticos são exemplos de condições que podem ser amenizadas ou curadas pela prática da Terapia Cognitivo Comportamental. Mas os benefícios não param por aí: dificuldade em relacionar-se, luto, estresse e busca por desenvolvimento pessoal são outros estados emocionais e psicológicos que podem ser tratados pela técnica.

Quais as principais técnicas aprendidas?

Existem algumas técnicas que são bastante utilizadas para solucionar e analisar alguns tipos de comportamentos específicos. O curso de terapia cognitivo comportamental te dará as ferramentas e a base para desempenhar o trabalho de análises e pesquisas relacionadas aos traumas, comportamentos e emoções de pacientes e pessoas do dia a dia. Conheça um pouco mais sobre as possibilidades e vantagens da Terapia Cognitivo Comportamental:

  • Prevenir recaídas: mostrar ao paciente maneiras de reagir diferente aos acontecimentos que desencadeiam situações prejudiciais.
  • Controlar o estresse: ensinando técnicas eficientes de respiração, relaxamento muscular e processos cognitivos que auxiliam no controle da sensação de angústia e descontentamento.
  • Monitoramento de recorrência: compartilhando técnicas que estimulem a catalogação de informações importantes para o tratamento emocional como, por exemplo, sentimentos, emoções e reações tidas durante o dia.
  • Intensificação de consciência: demonstra ao paciente maneiras de identificar fatos que desencadeiem situações negativas e entender as consequências associadas à determinado sintoma ou comportamento destrutivo.
  • Reversão de hábitos: o profissional dá ao paciente ferramentas psicológicas e emocionais para aumentar a sua percepção sobre cada episódio desconfortante ou negativo. É possível gerar gradativamente a capacidade do paciente de interromper este processo e mudar hábitos duradouros.
  • Resposta adequada: o curso de terapia cognitivo comportamental dá instrumentos aos seus alunos para oferecerem aos pacientes as respostas adequadas para o controle das suas reações, emoções e pensamentos, favorecendo seu bem-estar e controle na rotina diária.

Como funcionam as sessões?

Com o objetivo muito bem delimitado, a Terapia Cognitivo Comportamental atua mudando os sistemas de significados com o objetivo de modificar e melhorar as percepções do paciente sobre suas emoções e reações às situações inesperadas. O início de uma sessão deste tipo de procedimento é, basicamente, o terapeuta entendendo como estes sistemas estão funcionando no psicológico do paciente.

A partir daí, o terapeuta consegue identificar padrões comportamentais que determinam profundamente cada experiência vivida, sentimento potencializado e percepção das mais diversas situações do dia a dia. Geralmente, quando o paciente procura por ajuda, estes padrões são disfuncionais ou mal adaptados, fazendo com que o profissional comece a alterar os significados e melhorar as percepções do paciente.

É diante das análises destes padrões que o terapeuta ajuda o seu paciente a enxergar as situações com pensamentos alternativos, mais tranquilos e com a possibilidade de adaptar-se à realidade. Todas estas alternativas acontecem por meio de metas dadas ao paciente que, conforme as sessões vão avançando, começa a alcançar a sua autonomia para encarar as mais diversas situações. 

O nome desta abordagem é reestruturação cognitiva comportamental, quando o paciente passa por uma ajuda detalhada do terapeuta e consegue reestruturar as suas próprias emoções e reações aos problemas. Com o tempo, o paciente começa a responder de maneira diferente às sessões e enfrenta as adversidades rotineiras por conta própria e com uma abordagem completamente diferente.

Curso de terapia cognitivo comportamental

Cursos online são uma ótima alternativa para quem tem a agenda cheia e precisa de soluções que respeitem seus horários disponíveis. O curso de terapia cognitivo comportamental, oferecido pelo Cursos 24 horas, disponibiliza a alunos de todo o Brasil aulas 100% online e compatíveis com aparelhos mobile, certificado de conclusão entregue em casa e professores qualificados para a construção do material didático.

Seus principais conteúdos são divididos em quatro grandes unidades de informação: Terapia Cognitivo Comportamental; Processo Terapêutico; Tipos de Atendimento e Tipos de Transtornos. Ao final do curso, você entenderá de maneira mais profunda este campo de estudo, assim como as indicações, abordagens e percepções sobre como as emoções e comportamento ditam nossas escolhas e condições de saúde mental.

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *