Entenda o que é endomarketing e sua importância atualmente
O endomarketing é uma estratégia utilizada em empresas ao redor do mundo que visa realizar a manutenção da comunicação interna dos funcionários e as equipes gestoras, além de criar um marketing institucional de qualidade. Também conhecido como marketing interno, motivar as equipes, reduzir o turnover e melhorar a imagem da marca faz parte de o que é endomarketing. Um dos objetivos principais desta estratégia de comunicação interna é a de atrair profissionais qualificados e contribuir para que a empresa seja bem vista tanto pelo mercado de trabalho, quanto pelos colaboradores.
As estratégias de endomarketing auxiliam na criação daquela imagem de empresa dos sonhos, aumentando a procura de profissionais, auxiliando, inclusive, no sucesso dos negócios. Empresas que investem no endomarketing tendem a desenvolver uma comunicação mais direta e aberta com seus funcionários e colaboradores, incentivando o diálogo aberto e transparente. A satisfação e sentimento de pertencimento a um grupo culmina em melhores atuações profissionais, a uma equipe mais coesa e melhor aproveitamento do cotidiano. Entenda melhor o que é esta prática a seguir:
Como uma estratégia de marketing institucional voltada principalmente para o desenvolvimento de ações internas na empresa, o endomarketing pretende, por exemplo, reduzir o turnover (índice de rotatividade), aumentar a influência dos profissionais dentro da própria companhia e motivar os colaboradores. Os profissionais contratados pela equipe gestora são os que tem contato direto com todos os processos do negócio, estando nas mãos deles a possibilidade de crescimento e inovação dos serviços prestados pela empresa.
Faz parte de o que é endomarketing criar uma percepção cada vez mais humanizada, próxima e sociável da marca ou companhia, desenvolvendo um apreço pelo negócio da parte dos gestores de alto escalão e dos colaboradores que acabaram de ser contratados. Realizar ações de marketing institucional para os colaboradores influencia positivamente inúmeros aspectos internos da empresa. Com a alta variedade de opções e a crescente rotatividade de funcionários em cargos e negócios diferentes, criar um ambiente amigável e comunicativo com a equipe fará com que a marca se destaque no mercado de trabalho.
Uma dica para realizar ações de endomarketing é a de não diferenciar muito o passo-a-passo utilizado para ações de marketing para fora da empresa. É preciso conhecer o seu público-alvo (funcionários). Faça pesquisas, incentive conversas e coloque a equipe de RH para participar das ações prévias de conhecimento. É preciso, primeiro, entender como os colaboradores pensam, o que eles precisam e como eles enxergam a empresa antes mesmo das ações de endomarketing.
Cada empresa possui um perfil de funcionários e de negócio diferente e é necessário levá-los em consideração para estruturar estas estratégias de marketing institucional. Não deixe de considerar as particularidades do seu público-alvo para adaptar as ações e, além disso, entender quais pontos o negócio precisa ser aprimorado. As ações trarão consequências diretas para toda a cadeia de trabalho e nos mais diversos segmentos de atuação.
Os cursos online disponibilizados pelo Cursos 24 horas contam com certificado, vídeo aulas, apostilas com conteúdo exclusivo e professores qualificados para dar o up que a sua carreira precisa. O curso de Marketing Pessoal, por exemplo, é voltado especificamente para o relacionamento entre a empresa e os clientes. Ao final do conteúdo, você dominará os principais conceitos de marketing de relacionamento, além de conseguir analisar casos práticos e saber identificar qual o melhor tipo de aproximação em cada tipo de situação no trabalho.
Os demais cursos de comunicação e marketing disponíveis na plataforma abordarão diversas frentes da comunicação interna de uma empresa, da comunicação pessoal de cada funcionário e no aprimoramento de habilidades específicas como falar em público, realizar ações de marketing social e planejar estrategicamente ações futuras. Este conjunto de aprendizados faz parte de ações de endomarketing no que diz respeito a qualificação dos colaboradores e da demonstração de preocupação com o futuro dos profissionais.
Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursosSe você busca evolução pessoal ou profissional, entender como funciona o curso de coaching pode ser o primeiro passo rumo…
O setor de turismo oferece diversas oportunidades profissionais além da atuação como guia de turismo. Conheça outras funções que movem…
Se você quer entrar ou se destacar na área de design gráfico, comece com cursos online práticos, acessíveis e com…
Celebrado em 8 de setembro, o Dia Mundial da Alfabetização é um convite para refletir sobre o poder da educação…
Com horários flexíveis e baixo investimento, um curso de estética online pode ser o primeiro passo para transformar sua paixão…
A duração de um curso de inglês varia bastante de acordo com o método, a frequência dos estudos e o…