10 dicas básicas de informática para começar

Postado por Admincursos | 31 de março de 2021 | Deixe aqui seu comentário

10 dicas básicas de informática para começar

Descubra o curso de informática básica e as principais dicas para começar a sua atuação

Atualmente é difícil encontrar profissões, ocupações temporárias ou cargos administrativos que não tenham como pré-requisito um entendimento básico sobre informática, computadores, internet e tecnologia. A relevância do curso de informática básica está justamente na perspectiva de que é necessário ao menos o conhecimento à nível iniciante destes assuntos.

Ter dificuldades em entender conceitos básicos é muito comum em pessoas de todas as idades. Com a facilidade de compra de celulares, intensificada pelo mercado, os notebooks e computadores podem ser um tabu mesmo para jovens e adolescentes que estão muito mais acostumados com as funcionalidades do mobile. Este contexto afasta o conhecimento de inúmeras pessoas, acabando por ser um diferencial profissionalmente.

Separamos informações que podem ser muito relevantes para um primeiro contato com a informática básica e as funções de computadores e notebooks. Acompanhe com a gente a seguir!

8 dicas básicas de informática para começar:

  1. Entenda a função dos dois cliques

O chamado duplo clique é utilizado especificamente para executar ações dentro do sistema operacional do Windows. Com ele você consegue iniciar programas, abrir documentos e pastas ou abrir uma nova janela, por exemplo. Para acessar a internet, abrir links de pesquisa, mudar de abas ou clicar em botões de diálogo apenas um clique é suficiente. Entender esta diferença é o primeiro passo para não realizar ações acidentes e muitas vezes desnecessárias.

  1. A importância das mensagens de erro

Sabe aquela janelinha que aparece no meio da tela do computador ou notebook indicando um erro? Muitas vezes nosso primeiro instinto é o de fechá-la sem ler ou entender a mensagem passada pelo sistema. Estas janelas automáticas aparecem para te mostrar o que está acontecendo de errado, além de muitas vezes te dar direcionamentos para arrumar o erro. Uma outra dica é a de copiar e colar a mensagem no Google para maiores direcionamentos.

  1. Aprenda a desconfiar

Um dos princípios mais importantes no início é o de desconfiar de links, e-mails, mensagens automáticas e direcionamentos em sites não confiáveis. Esta sensibilidade melhora muito com o tempo, mas é muito relevante tentar estimulá-la desde o começo. Existem vírus, programas espiões e sites de baixa qualidade que instalam inúmeros programas desnecessários no computador, comprometendo a sua velocidade de atuação e segurança de navegação.

  1. O que é sistema operacional?

O sistema operacional fará parte dos seus estudos no curso de informática básica. É ele que faz todos os programas abrirem e rodarem como deveriam. Contudo, existem alguns sistemas operacionais no mercado que te oferecerão diferentes utilizações e padrões de sistema: Windows (Microsoft), em suas inúmeras versões, o Macintosh (Apple) e o Linux (software livre criado por Linus Torvalds). 

  1. O que são softwares?

Software será uma palavra amplamente utilizada em todos os momentos de estudo e prática da informática. Ela está relacionada ao conjunto de programas que fazem com que o computador funcione como o planejado, o sistema operacional é considerado um software, assim como o pacote office, o photoshop, a internet explorer e os jogos instalados no computador. De Word e Excel à calculadora, lixeira e o bloco de notas.

  1. Navegue sem medo

Com o passar do tempo você perceberá que tudo relacionado à informática é mais simples e fácil de absorver colocando em prática em um computador ou notebook. Separe um tempo para realizar efetivamente o que aprendeu, navegue pela internet ou pelos programas sem medo e abra coisas novas sempre para ir se familiarizando visualmente e com os comandos. Tudo fica mais simples depois desta quebra de primeiro contato com o computador. 

  1. Não se esqueça da manutenção

Esta dica é valiosa. A manutenção do computador acontece com a limpeza não só de programas instalados que não são mais necessários, mas da tela, do teclado e do mouse. Esvazie o cache da internet com frequência, apague arquivos que não usa mais e desinstale programas corretamente. No caso de notebooks, lembre-se de desligá-lo e não apenas fechar a tela, ok? O computador não foi desenvolvido para funcionar por dias seguidos, prejudicando suas funcionalidades. 

  1. Salvando informações e dados

Quem já está acostumado com o mundo digital sabe que muitas vezes é recomendado que um documento, arquivo ou informação sejam salvas de outras maneiras, com o foco na maior segurança. Isso se chama fazer backup. Existem armazenamentos online, pen drives e espaços virtuais que podem ser utilizados para salvar arquivos de maneira mais segura. Já pensou perder um trabalho que esteve há dias se dedicando? Não se esqueça de manter uma cópia em outro lugar para que isso não aconteça.

O curso de informática básica

O curso informática básica disponibilizado na plataforma digital do Cursos 24 horas conta com estrutura online completa de compatibilidade mobile, apostila com conteúdo exclusivo, vídeo aulas e certificado de conclusão de cursos online. Através do material didático oferecido, os alunos chegarão ao final do curso com conhecimentos básicos, mas essenciais para quem deseja entrar no ramo da informática ou apenas entender melhor sobre os processos e métodos disponíveis no mercado. 

As aulas são divididas em quatro unidades principais: conhecendo o cenário da informática; internet e ambiente virtual; suíte de aplicativos e informações complementares sobre o assunto. Os temas abordados vão desde como escolher seu computador, seus sistemas operacionais e as funções básicas a navegadores de internet, programas do pacote office e informações sobre vírus e mídias móveis. Vale lembrar que o certificado de conclusão é recebido em casa e sem custo adicional!

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *