3 curiosidades sobre telemedicina que você precisa saber

Postado por Admincursos | 3 de março de 2021 | Deixe aqui seu comentário

3 curiosidades sobre telemedicina que você precisa saber

Descubra as curiosidades sobre telemedicina e como funciona esta área

A telemedicina ganhou um lugar nos jornais, blogs e revistas com muita força recentemente, mas a sua existência já é bastante conhecida por médicos e enfermeiros há anos. A pandemia e a necessidade de ficarmos em casa agiram como um catalisador no entendimento da importância desta prática. Com isso, surgiram muitas dúvidas e interesses a respeito do funcionamento e curiosidades sobre telemedicina.

Esta área da medicina procura aliar-se à ciência e à tecnologia para apoiar o conhecimento e a rotina dos fazeres da medicina tradicional. Esta junção de conhecimentos permite que especialistas do mundo inteiro tomem suas decisões com maior assertividade, agilidade e precisão. A tecnologia está cada vez mais a serviço de muitas outras áreas de atuação, se tornando indispensável para o dia a dia de muitas profissões. Com a medicina não seria diferente.

A medicina à distância no Brasil

Já em 1990, na época em que a internet estava iniciando sua expansão no Brasil e no mundo, a medicina brasileira deu seus primeiros passos em direção à telemedicina que conhecemos hoje. Neste período inicial, o principal serviço oferecido nesses moldes era o da emissão de laudos online e seu compartilhamento à distância. Atualmente a aplicação da tecnologia, da internet e da ciência na área da saúde é indispensável para atuação médica.

Esforços para a disseminação e o desenvolvimento da telemedicina estão sendo realizados em todo o território nacional. Universidades públicas e privadas, instituições médicas, empresas de tecnologia e a Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação já possuem centenas de unidades em operação voltadas ao estudo e aplicação da telemedicina. 

Além dos empenhos realizados por instituições públicas e privadas, recentemente o Governo Federal comprou, por exemplo, três supercomputadores que poderão aumentar em até 10 vezes a capacidade de armazenamento de dados do SUS! Cada vez mais barata, acessível e prática de ser incluída na rotina de trabalho, a medicina à distância é de extrema importância para facilitar o acesso e a chegada de tratamentos, diagnósticos e cuidados para todos os estados e cidades brasileiras. 

3 curiosidades sobre telemedicina

  1. A pandemia foi o estopim para o avanço da telemedicina no Brasil

Uma das curiosidades sobre telemedicina mais recentes para serem contadas é que a pandemia do coronavírus e a necessidade de reduzir a movimentação de pacientes em hospitais e transportes públicos foi o que deu o impulso para a regulamentação da prática. Há anos, diversos profissionais da área já analisavam a relevância da telemedicina para a realidade social brasileira. Só em abril de 2020 a sanção da lei que permite o uso da telemedicina para o atendimento médico foi publicada no Diário Oficial da União.

  1. A telemedicina já é um mercado bilionário

A Associação Americana de Telemedicina fez uma pesquisa recente que demonstrou a confiança da população nos recursos à distância, 74% dos entrevistados já utilizaram serviços de telemedicina. 90% acredita na sua confiabilidade e 67% deles ficou satisfeito com as consultas, os diagnósticos e laudos. Isso faz com que o mercado financeiro encare a telemedicina como um mercado inovador e promissor. Em 2019 o mercado global avaliou o ramo em US $35,46 bilhões de dólares! 

  1. Os diversos usos da prática

Faz parte das curiosidades sobre telemedicina as suas múltiplas utilizações. Existem ao menos três frentes principais de aplicação da tecnologia e da ciência na medicina, criando subdivisões diferentes para cada tipo específico de atuação como, por exemplo, teleconsulta, teleassistência e teleducação. A ampla gama de atuação médica está diretamente relacionada à quantidade de usos da medicina à distância na prática. Os benefícios são inúmeros e o futuro é profundamente promissor, olha só:

  • Assistência: nesta subdivisão ficam os serviços responsáveis pelo monitoramento de pacientes que foram diagnosticados com doenças crônicas ou contagiosas, pacientes idosos, gestantes ou que estão impossibilitados de ir ao consultório médico ou hospital. Também é muito utilizada para o desenvolvimento da medicina preventiva, onde nada foi diagnosticado e o paciente deseja conversar com o médico e realizar exames de prevenção.
  • Consultas: inúmeras consultas podem ser realizadas à distância, em vídeo chamada, e com mais de um profissional especializado participando do diagnóstico e análise de exames. Isso facilita o monitoramento, as orientações médicas e as ações futuras dependendo da condição de saúde do paciente.
  • Educação: as trocas de informação, conhecimento e estudo entre especialistas de diversas áreas culminam no aprimoramento, qualificação e aperfeiçoamento dos demais profissionais. Aulas, videoconferências, palestras e webinars de assuntos relevantes são exemplos de como a tecnologia pode auxiliar no dia a dia da profissão em todo o território nacional.

Cursos online na área da saúde

Com certificado entregue em casa sem custo adicional, professores qualificados, plataforma compatível com tablet, celulares e computadores, o Cursos 24 horas desenvolveu uma série de cursos online na área da saúde que poderão dar um up no seu currículo ou te dar a oportunidade de mudar o ramo de atuação. As opções são muitas, com focos diferentes, e variando entre saúde mental, física e alimentar.

De educação sexual, enfermagem e fisioterapia desportiva a meditação, gestão hospitalar, avaliação nutricional e pilates, os cursos online oferecidos na plataforma contam com apostilas exclusivas, conteúdo atualizado e vídeo aulas desenvolvidas com didática e acessibilidade. As unidades são divididas para oferecer um panorama da área escolhida e focar em assuntos específicos após o entendimento do contexto atual do ramo.

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *