Como é o curso de departamento pessoal?

Postado por Admincursos | 19 de março de 2021 | Deixe aqui seu comentário

Como é o curso de departamento pessoal?

Conheça o curso de departamento pessoal e como é a atuação deste profissional

A primeira coisa que vem à mente quando pensamos em um profissional formado pelo curso de departamento pessoal é aquela rotina atrás do computador. É comum termos a percepção de que esta área de trabalho é bastante burocrática, cheia de preenchimento de documentação, formulários e papeis para todos os lados. Contudo, a tecnologia tem alterado profundamente a rotina de trabalho do profissional do departamento pessoal.

Com o mercado de trabalho e o ambiente empresarial cada vez mais competitivo, exigente, tecnológico e seletivo, o reconhecimento e a importância deste profissional se torna evidente. O mercado busca por pessoas que tenham certas habilidades específicas e por atuações capacitadas. Separamos algumas informações sobre o tema para que você consiga se inteirar e entender melhor a atuação deste profissional. Acompanhe a seguir:

O que faz o departamento pessoal?

Assim como a grande maioria das profissões e atuações do mercado de trabalho atual, o profissional formado pelo curso de departamento pessoal precisará manter-se constantemente atualizado e por dentro da legislação trabalhista vigente. É esperado um conhecimento técnico da área mais aprofundado, levando em consideração temas como a legislação, os cálculos trabalhistas e a rotina de trabalho.

Estar sempre de olho nas normativas do Ministério da Economia e do Trabalho é essencial. Por mais que haja uma certa rotina de cálculos e ações mensais, alterações nas leis e nos tributos são feitas com alguma frequência, interferindo nas práticas do departamento. A área é uma das responsáveis pela manutenção da imagem da empresa no mercado, já que é daí que saem os processos e negociações com funcionários e colaboradores. 

O departamento pessoal é aquele que cuida de todos os procedimentos realizados na chegada dos funcionários, na permanência dele na empresa e no seu desligamento ao final da sua prestação de serviços. É necessário que todas essas rotinas burocráticas sejam cumpridas com independência, legalidade e empatia. É o departamento pessoal que lida tanto com os momentos de sucesso profissional, quanto com as decepções e quebra de expectativa.

Quais são as principais habilidades procuradas neste profissional?

  1. Visão preventiva

A burocracia manual do departamento pessoal diminuiu profundamente nos últimos anos, o que não quer dizer que dados, documentos, fichas e informações não necessitem mais de armazenamento. A visão preventiva buscada para um profissional formado no curso de departamento pessoal está relacionada à antecipação de problemas e necessidades. A prevenção de retrabalho e de novas demandas de documentos para os funcionários é crucial.

  1. Atualização constante

Com dissemos no início deste artigo, a atualização deve ser constante para este profissional. Leis, regras, procedimentos e técnicas de otimização possuem inovações constantes e precisam estar sempre no radar do departamento. Investir constantemente na sua capacitação é importantíssimo para a realização da rotina de trabalho com assertividade.

  1. Ética trabalhista

O profissional do departamento pessoal precisa pautar todas as suas ações e atividades na ética e na transparência. É pelo DP que passam a grande maioria de dados e informações confidenciais da empresa e dos funcionários, tudo o que é confidencial precisa ser guardado como tal e tudo o que é de interesse dos funcionários precisa ser repassado com transparência e seriedade. 

  1. Negociação

É neste departamento que a negociação de seguros, vales refeição, vales transporte e os diversos benefícios ofertados para os funcionários acontece. É preciso que haja a construção de um relacionamento duradouro entre a empresa e os fornecedores de benefícios. É este profissional que negocia e cria relações de confiança, flexibilidade e diálogo. 

  1. Empatia e sensibilidade

Este profissional lidará com frustrações, questionamentos e o sucesso dos colaboradores. É preciso ter empatia, sensibilidade e sensatez para compreender os problemas e buscar fazer a ponte para solucioná-los de maneira inteligente. Normalmente o departamento pessoal é o meio de campo entre os funcionários e os gestores, necessitando de profissionais que tenham a habilidade de resolver questões com solidariedade.

  1. Habilidades contábeis

Você sabia que o departamento pessoal e a contabilidade são consideradas “áreas irmãs”? Dependendo do porte da empresa, o DP é quem faz as vezes da área de contabilidade, incluindo na sua rotina de trabalho funções que originalmente seriam do contador. Arquivar ponto de trabalho, notificação de férias, cálculos de proventos e descontos são exemplos de uma atuação um pouco mais puxada para a contabilidade.

  1. Organização e comunicação

Você já deve ter percebido que a organização é quase como uma questão de sobrevivência para o profissional do departamento pessoal, não é? As informações que chegam ao departamento precisam ser catalogadas, classificadas e armazenadas. Este tipo de processo pode, inclusive, variar conforme cada empresa, já que cada negócio possui suas políticas e regras de trabalho. 

O curso de departamento pessoal

Cursos online são uma ótima alternativa para quem tem a agenda cheia e precisa de soluções que respeitem seus horários disponíveis. O curso de departamento pessoal oferecido pelo Cursos 24 horas oferece a alunos de todo o Brasil aulas 100% online e compatíveis com aparelhos mobile como tablets, celulares e notebooks. Além disso, o certificado de conclusão é entregue em casa sem custo adicional e os professores são qualificados para a construção do material didático.

Seus principais conteúdos são divididos em cinco grandes unidades de informação: panorama geral; estruturação da área; políticas de remuneração e benefícios; práticas do departamento pessoal; encerramento do vínculo trabalhista. Ao final do curso de departamento pessoal o aluno estará apto a realizar as principais tarefas da rotina de trabalho do departamento, elaborar contratos de trabalho e cumprir as principais obrigações trabalhistas.

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