Curso de Recepcionista Hospitalar: o que é preciso para se tornar um?

Postado por Admincursos | 10 de março de 2021 | Deixe aqui seu comentário

Curso de Recepcionista Hospitalar: o que é preciso para se tornar um?

Conheça o curso de recepcionista hospitalar e o que você aprenderá

O curso de recepcionista hospitalar prepara profissionais para a atuação no dia a dia da equipe de saúde recebendo pacientes, fazendo abertura de fichas ambulatoriais, contactando pessoas e organizando os processos do hospital ou clínica médica. É este profissional que faz o direcionamento para as salas de exame e de consulta, preparando e abastecendo os ambientes de acordo com a necessidade. Muito mais do que você imaginava, não é?

Parte integrante da equipe, o recepcionista tem papel importante dentro nas práticas administrativas do hospital, além de ser o primeiro contato do paciente com a instituição, demandando empatia, simpatia e acolhimento. O ritmo de trabalho é bastante dinâmico e agitado, sendo uma peça-chave para o funcionamento do ambiente de trabalho. 

A necessidade de profissionais qualificados tem feito do curso uma boa saída para quem deseja entrar no mercado de trabalho com profissionalismo e qualificação. Separamos algumas informações interessantes sobre as principais atribuições do profissional, o que você aprende no curso de recepcionista hospitalar quais as habilidades necessárias para se tornar um. Acompanhe com a gente!

Quais as principais atribuições da profissão?

Se você é daqueles que imagina o recepcionista hospitalar como sendo o profissional que somente te atende ao chegar no hospital, reconsidere! O recepcionista hospitalar trabalha para manter o hospital em funcionamento desde a chegada do paciente à instituição até os preparos dos ambientes para os exames e atendimento. Sua falta pode comprometer os resultados do trabalho do hospital como um todo!

Dentre as suas principais atribuições estão a organização dos processos de atendimento, o direcionamento dos pacientes para os ambientes certos, a preparação e o abastecimento das salas de exames e de coletas, além de organizar toda a documentação de modo a serem acessadas com facilidade e rapidez quando necessário. Fazer com que tudo esteja no lugar certo, devidamente catalogado e acessível também faz parte do escopo de ações do profissional formado pelo curso de recepcionista hospitalar

É o recepcionista hospitalar que faz com que o fluxo de informações do hospital corra diariamente como o planejado, tirando as dúvidas dos pacientes e passando os feedbacks escutados durante a rotina de trabalho para os superiores. O profissional atualiza informações, registra novos pacientes e atende a todos que precisam de direcionamento prático durante o dia. O recepcionista é o principal encarregado para agilizar o fluxo de pessoas do hospital.

Quais as habilidades necessárias para este profissional?

O profissional formado no curso de recepcionista hospitalar precisará desenvolver algumas habilidades muito importantes para o dia a dia de trabalho. Por ter uma grande importância organizacional, sendo responsável por estruturar as rotinas administrativas e manter as agendas de consulta, o recepcionista precisará ter consigo a facilidade de seguir processos pré-definidos.

A boa comunicação também é um aspecto de grande valia quando pensamos nesta ocupação, já que ele é a ponte entre os gestores, colaboradores, pacientes e público geral. É preciso também contar com a aptidão em resolver problemas com rapidez e criatividade, com o objetivo de não prejudicar o fluxo de atividades diárias e atrapalhar os horários de atendimento. 

Autocontrole, agilidade, produtividade e autonomia também estão na lista de habilidades necessárias para se tornar um recepcionista hospitalar. É preciso ter em mente o cotidiano de um hospital ou clínica médica, com toda a sua complexidade e dinamismo. Sabe aquele momento em que a consulta atrasou e os pacientes começam a ficar exaltados? Cabe ao recepcionista hospitalar ter a sensibilidade e a frieza de controlar a situação e agir como um apaziguador de ânimos, por exemplo. 

O que você vai aprender no curso de recepcionista hospitalar?

O curso de recepcionista hospitalar oferecido pelo Cursos 24 horas possui 4 unidades principais de assunto a serem passadas aos alunos: Recepção hospitalar; atuando em um hospital; atendimento e saúde; humanização no atendimento. Sendo possível, inclusive, realizar uma demonstração grátis de como estes assuntos serão tratados no decorrer do curso, com o objetivo de facilitar a aprendizagem após a contratação do serviço.

A primeira e a segunda unidades focarão seus esforços para a recepção e atendimento dos pacientes e público geral. Serão abordadas as boas práticas de postura no trabalho, no atendimento profissional de um recepcionista hospitalar e nas atividades propostas ao profissional já inserido no mercado de trabalho. É explicado aos alunos como está a situação atual do setor médico-hospitalar, além de todo o detalhamento dos departamentos de um hospital.

Nas unidades três e quatro, o aluno começa a lidar com conteúdos relacionados às suas principais atribuições profissionais no cotidiano de trabalho. De qualidade de atendimento e competências para o desenvolvimento do hospital a padronização do profissional em si, auxiliando, consequentemente, na criação de padrões de atendimento e atuação. A humanização, as políticas das instalações de saúde, as práticas de hotelaria hospitalar e a segurança na comunicação também serão assuntos tratados ao longo do curso. 

Os cursos online do Cursos 24 horas

A plataforma do Cursos 24 horas oferece aos seus alunos e filiados um ambiente 100% digital e compatível com celulares, computadores e tablets de todos os tipos. Além disso, são disponibilizados aos seus alunos apostilas com conteúdo original, professores devidamente qualificados e vídeo aulas que podem ser acessadas quando e por onde for melhor aos seus alunos. O curso de recepcionista hospitalar possui 50 horas de conteúdo e ao completá-lo um certificado é encaminhado para o profissional sem custos adicionais.

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *