O que faz um profissional em gestão de compras?

Postado por Admincursos | 17 de março de 2021 | Deixe aqui seu comentário

O que faz um profissional em gestão de compras?

Conheça o curso de gestão de compras e quais são as suas atribuições na prática

Muitos consideram o curso de gestão de compras como sendo uma formação de carreira para o futuro das negociações entre as empresas e os seus fornecedores. A importância deste profissional no dia a dia de empresas, marcas, pequenos negócios e grandes conglomerados é cada vez mais notável e reconhecida. Existe uma grande procura no mercado de trabalho por profissionais qualificados que realmente entendam das rotinas de compra de uma empresa.

Toda área que se mostra carente de qualificações é uma área que pode servir como um investimento para o futuro de diversa pessoas no início da sua vida profissional. Os dados intensificam esta relevância, os gestores de compra têm a responsabilidade de gerir 60% de todos os gastos de uma organização. Saber quando economizar e quando investir em determinados serviços ou produtos com assertividade é essencial.

Você sabia que a rotina de trabalho deste profissional não é apenas uma questão de gerir o abastecimento necessário para o funcionamento da empresa, grande parte do dia a dia é focado em negociar, organizar e planejar estratégias e ações futuras. O foco será sempre em diminuir os custos mensais da empresa, sem prejudicar o andamento dos processos e a qualidade do que é ofertado aos clientes.

As tendências do mercado de trabalho

As novas tecnologias estão tomando conta do mercado, sendo imprescindível manter-se atualizado e aberto às mudanças de negócios. Criar uma conexão entre as habilidades de negociação e o entendimento do funcionamento de ferramentas tecnológicas e atuais é crucial para o futuro gestor de compras. É a partir da tecnologia que é possível reduzir o tempo dedicado a certas atividades, além de eliminar custos, trabalho e tarefas manuais.

O profissional formado pelo curso de gestão de compras, em um futuro próximo, terá grande parte do seu trabalho guiado por softwares e pela tecnologia. Ser familiarizado com um ambiente online de marketplace, com compradores virtuais e com a sustentabilidade de compras para a cadeia de suprimentos estão dentre as tendências do mercado de trabalho de gestão. Assim como se relacionar com relatórios virtuais e indicadores de desempenho online.

Quais as atribuições do profissional formado no curso de gestão de compras?

  1. Otimização e estratégia

A otimização e o gerenciamento são pilares da rotina de trabalho do profissional formado no curso de gestão de compras. É parte do seu escopo de ações fazer com que as negociações de compra sejam eficientes, diminuindo os recursos utilizados para tal e otimizando os processos. O gestor de compras deve ser estratégico e assertivo, corrigindo falhas e diminuindo os riscos das transações.

  1. Descoberta de fornecedores

Identificar a quantidade ideal de fornecedores, desenvolver parcerias e analisar a possibilidade de troca ou adição de fornecedores fica a cargo do gestor de compras. É sua função criar um ambiente de competitividade saudável dentre as empresas parceiras, de modo a garantir um melhor resultado nas negociações e vantagens a empresa em que presta seus serviços. 

  1. Qualificação de parceiros

Depois que as parcerias e os fornecedores foram analisados e escolhidos, é nesta hora que o profissional precisará passar a monitorá-lo e qualificá-lo. É preciso observar os desdobramentos das parcerias de perto para evitar riscos desnecessários e más escolhas futuras. A boa notícia é que existe muita ajuda tecnológica para otimizar este tipo de avaliação e fazer estratégias mais assertivas e sem erros.  

  1. Identificação de oportunidades

Agarrar às melhores oportunidades de negócio está na personalidade do gestor de compras, não é? Esta característica da profissão é colocada diariamente à prova. Este profissional deve conseguir identificar as maneiras mais vantajosas de colocar em prática os objetivos da empresa. Saber a melhor hora para a negociação, entender quais os melhores meios para tal e identificar as tendências de mercado.

5.Melhorar a competitividade

O profissional formado no curso de gestão de compras é o responsável por aumentar o poder de compra e intensificar a competitividade da empresa em que presta seus serviços. É gastando com estratégia e inteligência de mercado que é possível gastar menos e comprar o necessário para que os serviços e produtos cheguem ao seu consumidor final. Esta sequência de ações melhora consequentemente a competitividade.

A competitividade está diretamente relacionada com a realização de bons negócios com fornecedores, melhorando o custo benefício das transações e tornando mais eficiente os processos e estratégias de vendas. É função do gestor de compras estar totalmente inteirado com o mercado, com as ofertas e com as movimentações dos hábitos dos consumidores, com o objetivo de dar insights eficientes para a equipe.

Cursos online do Cursos 24 horas

O curso de gestão de compras disponibilizado na plataforma digital do Cursos 24 horas conta com estrutura online completa de compatibilidade mobile, apostila com conteúdo exclusivo, vídeo aulas e certificado de conclusão de cursos online. Através do material didático oferecido, os alunos terão acesso a informações como o funcionamento do departamento de compras no geral, como identificar os melhores fornecedores e as bases de uma negociação com vendedores.

As aulas são divididas em seis unidades principais: Administração de compras; área de compras; processos de gerenciamento; técnica em compras; negociação; a importância da tecnologia da informação. Os assuntos abordados vão desde os conceitos presentes na área e o novo perfil de compradores a estratégias de compra e venda, automação na cadeia de suprimentos e os diferentes modelos de negócio.

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *