Quais os benefícios da drenagem linfática

Postado por Admincursos | 24 de março de 2021 | Deixe aqui seu comentário

Quais os benefícios da drenagem linfática

Conheça o curso de drenagem linfática e os benefícios deste procedimento

A drenagem linfática nada mais é do que uma massagem com movimentos leves e ritmo específico que tem como seu principal propósito o estímulo e a facilitação da passagem da linfa pelo sistema circulatório. Esta técnica foi criada há quase 90 anos e desde então têm se mostrado muito eficaz nos seus propósitos. O curso de drenagem linfática compartilha as técnicas de massagem e o conhecimento do funcionamento de sistemas do corpo humano.

A circulação da linfa é o foco da drenagem linfática. A linfa é uma espécie de líquido que existe naturalmente no organismo humano, nos vasos gânglios linfáticos. Este líquido é o grande responsável pela viscosidade da pele, por eliminar resíduos e toxinas e por conter substâncias orgânicas ou inorgânicas que são prejudiciais ao corpo. A função da drenagem é a de acelerar estes processos e estimular seus benefícios.

A drenagem é feita por meio de movimentos circulares feitos com as mãos e com a ajuda dos polegares que, ao serem combinados com a pressão certa, começam a despertar toda a série de vantagens deste tipo de massagem.  Existe também a opção de recorrer a aparelhos automáticos para a realização dos movimentos, o que ocorre com um sistema inteligente e computadorizado que infla e desinfla uma bolsa melhorando assim a circulação da linfa pelo corpo.

Veja a seguir todas as indicações e contraindicações da drenagem linfática e quais são seus sete benefícios principais. Também separamos o que você aprenderá ao realizar o curso de drenagem linfática! Olha só:

As indicações

Com a formação no curso de drenagem linfática o profissional poderá realizar as técnicas aprendidas para tratar de pessoas com edemas gestacionais, ansiedade, sinusite, dores nas pernas, mastalgia, nevralgia e insuficiência venosa crônica, por exemplo. Além disso, é possível reduzir edemas, cefaleias e síndrome pré-menstrual, por ser considerada uma técnica de relaxamento e redução do estresse.

É importante, porém, estar ciente das contraindicações da técnica. A drenagem linfática não é indicada para quem deseja tratar tumores, tuberculose, insuficiência cardíaca, edemas que são consequência de problemas renais, trombose venosa ou hipertireoidismo. Vale lembrar que a drenagem possui benefícios superficiais e não deve ser utilizada como tratamento de doenças crônicas ou mais profundas, nestes casos é válido utilizar-se destas massagens como um tratamento complementar e não principal.

  1. Eliminação de toxinas

A drenagem linfática é uma massagem que tem como objetivo principal estimular o sistema linfático. Com isso, um dos seus principais benefícios é o de, justamente, eliminar as toxinas do organismo através do transporte dos líquidos para os gânglios linfáticos. A massagem é o meio para que este processo aconteça o mais fácil e rápido possível.

  1. Estímulo à circulação sanguínea

A circulação sanguínea é uma das principais beneficiadas por consequência da drenagem linfática. Com as técnicas de massagem corporal aplicadas pelo profissional, a circulação sanguínea começa a ser estimulada quase que automaticamente, melhorando a sensação de peso e cansaço muscular.

  1. Oxigenação dos tecidos

A chamada microcirculação ativada pela drenagem linfática contribui profundamente para que ocorra uma oxigenação mais eficiente e eficaz dos tecidos, facilitando todo o processo de chegada do oxigênio às células do corpo. A oxigenação reduz tensão musculas, combate os radicais livres e o envelhecimento precoce da pele.

  1. Conter inchaços

Os inchaços em determinadas partes do corpo tão comuns em períodos específicos como, por exemplo, a tpm, podem ser combatidos ou eliminados com a drenagem linfática. Os movimentos aplicados no corpo com a massagem eliminam inchaços pontuais, sendo recomentada para situações como o período gestacional e pós-operatórios. 

  1. Amenizar celulites

Os benefícios da drenagem linfática estão relacionados entre si, já que um é uma consequência do outro. Os inchaços e a retenção de líquidos ocasionam a formação de celulite no corpo. Contendo este inchaço e diminuindo a retenção de líquidos as celulites começam a deixar de ser profundas com muita rapidez. Se o seu foco for somente este, procure associar a drenagem linfática com outros métodos de eliminação de celulites, ok?

  1. Melhorara da cicatrização

A drenagem linfática é muito conhecida pelas suas indicações para pós-operatório. Isso porque dentre todos os seus benefícios a melhora da cicatrização e a redução de hematomas é um dos mais reconhecidos. A circulação sanguínea é a chave para inúmeros problemas no organismo, é ela que promove a irrigação dos tecidos e a diminuição de traumas na epiderme. 

  1. Prevenção de microvasos

Com os movimentos da drenagem linfática, a má circulação sanguínea é evitada e, com isso, os casos de aparecimento de microvasos, varizes, sensação de pernas cansadas, cãibras eventuais. A drenagem pode ser realizada em todas as partes do corpo e seus benefícios aplicados diretamente para estas áreas. 

O curso de drenagem linfática

A plataforma do Cursos 24 horas incluiu o curso de drenagem linfática na sua vasta lista de cursos profissionalizantes e de atualização. Com certificado de conclusão, vídeo aulas, apostilas com conteúdo exclusivo e professores qualificados, os cursos online do site são 100% responsivos e compatíveis com mobile. Após o estudo do conteúdo oferecido, você terá conhecimento sobre o corpo humano e a principais técnicas de drenagem linfática.

Com cinco principais unidades de informações, o curso te tornará apto a desenvolver diferentes métodos de drenagem, a avaliar o estado físico-funcional de pacientes e todas as indicações ou contraindicações da massagem. Entenderá sobre o sistema tegumentar e linfático, além de todos os efeitos causados no organismo pela massagem.

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *