Qual é o perfil de um bom cuidador de idosos?

Postado por Admincursos | 26 de março de 2021 | Deixe aqui seu comentário

Qual é o perfil de um bom cuidador de idosos?

Conheça o curso de cuidador de idosos e quais são as características necessárias para um bom profissional da área

O IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgou uma pesquisa recentemente indicando que até 2050 a população idosa no país irá triplicar seu número. Este dado serve como base para tornar o curso de cuidador de idosos uma ótima escolha para quem está de olho no futuro do mercado de trabalho. Contudo, é importante que os profissionais desta área tenham um perfil de personalidade bastante específico, entendê-lo é primordial. 

Este profissional será responsável por cuidar da saúde, da segurança e do bem-estar físico e mental de pessoas com idade avançada e que precisam de auxílio diário. O grau de complexidade desta atuação profissional é alto, além de ser necessário criar laços de confiança, responsabilidade e empatia com cada paciente. É preciso entender com profundidade a importância da profissão e os desdobramentos relacionados à sua atuação.

Entenda mais sobre a rotina do profissional formado no curso de cuidador de idosos, qual é o seu perfil e como funciona o curso profissionalizante da área. Acompanhe com a gente a seguir:

A rotina do cuidador de idosos

O cuidador de idosos terá como objetivo principal da sua rotina de trabalho cooperar para que o dia a dia do paciente aconteça com qualidade e cuidados, sempre prestando auxílios paliativos para contribuir para o melhoramento do ambiente em que vive e da rotina que realiza. O cuidador não é, necessariamente, um enfermeiro. O enfermeiro é quem trabalha pela manutenção da própria vida do idoso, enquanto o cuidador foda seus esforços na qualidade.

Existem cinco grandes áreas de atuação deste profissional: higiene, ambiente, alimentação, medicação e bem-estar geral. Cada uma dessas áreas demanda conhecimentos e qualificações específicas que são adquiridas no curso de cuidado de idosos. Contudo, todo o cotidiano do paciente deve ser combinado com os familiares, sendo cada caso um caso singular. A sensibilidade do perfil profissional do cuidador já precisa estar presente desde o início.

É ele quem poderá realizar a higiene pessoal do paciente, quem auxiliará na alimentação diária, dando suporte ao idoso que tem Mal de Parkinson e/ou Mal de Alzheimer, por exemplo. O cuidador fica responsável pela dose e horários de medicamentos, dos registros de atividades diárias do idoso e em fazer companhia a ele. O profissional precisa fornecer estímulos à autoestima, à socialização, à autonomia e a motivação do paciente. 

Qual é o perfil do profissional?

Para quem deseja iniciar uma carreira de cuidador de idosos, entender com profundidade quais são as demandas de trabalho é essencial. Além disso, algumas características pessoais também precisam ser levadas em consideração, já que este profissional é exposto a situações pouco usuais em outras áreas profissionais. Veja quais pontos precisam ser levados em consideração:

  1. Paciência

Pessoas com idade mais avançada e que precisam de auxílio de profissionais no dia a dia tendem a ter alterações físicas, mentais, emocionais e cognitivas. Estas alterações são naturais em todos os seres humanos, intensificado a dificuldade em movimentar-se, em enxergar ou em entender processos básicos, dependendo do nível de limitações do idoso. É preciso entender que estas condições são inerentes ao paciente e que a paciência é crucial.

  1. Organização

O idoso precisará tomar seus medicamentos em dia e na hora certa, por exemplo. O cuidador precisará organizar a sua rotina, incluir os horários determinados para as atividades diárias e manter a sua agenda de ações devidamente atualizada. É natural que contas sejam prestadas aos familiares, sendo ainda mais relevante manter os registros com atenção e cuidado. Misturar medicação, confundir dias e horários pode significar desdobramentos negativos. 

  1. Empatia

Ser empático é colocar-se no lugar do outro. Este exercício precisa ser diário, entendendo a vida sob a perspectiva do paciente e sendo capaz de identificar suas necessidades com compaixão, atenção e sensibilidade. É preciso se perguntar como você gostaria de ser tratado estando na situação em que o seu paciente se encontra, muitas vezes em uma situação de fragilidade. É importantíssimo contribuir para que os momentos sejam alegres e leves. 

  1. Estudos especializados 

Não é qualquer profissional da área da saúde que poderá dizer-se um cuidador de idosos. A especialização e os cursos profissionalizantes são essenciais. Existem muitos conhecimentos específicos para lidar com este tipo de rotina, sendo obrigatório ter um título superior confirmado e uma qualificação para tal. É preciso ter conhecimentos médicos, psicológicos e motores voltados às pessoas da terceira idade, fornecendo conhecimentos pertinentes a esta fase da vida.

O curso de cuidador de idosos

Os cursos online disponibilizados pelo Cursos 24 horas contam com certificado, videoaulas, apostilas com conteúdo exclusivo e professores qualificados para dar o up que a sua carreira precisa. O curso de Cuidador de Idosos, por exemplo, é voltado não apenas para as técnicas do dia a dia, mas para o preparo psicológico dos alunos. As disciplinas são indicadas tanto para quem deseja iniciar uma nova carreira como para familiares que desejam cuidar melhor dos seus parentes.

O curso possui quatro unidades principais de ensino: O Contexto Social do Idoso no Brasil; A Profissão de Cuidador de Idoso no Brasil; Exercendo a Profissão e Processos de Reabilitação do Idoso. Com material específico para as perspectivas de mercado, para o conhecimento do estatuto do idoso e aos cuidados com pessoas debilitadas. O conteúdo é completo e abrangente, possibilitando uma atuação profissional de qualidade. 

 

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *