6 erros comuns na hora de fazer seu currículo

Postado por Admincursos | 14 de abril de 2021 | Deixe aqui seu comentário

6 erros comuns na hora de fazer seu currículo

Entenda como fazer um currículo e quais são os principais erros cometidos no seu desenvolvimento

O currículo é o seu cartão de visitas para um novo emprego ou ocupação. É por ele que recrutadores e profissionais dos recursos humanos têm o primeiro contato com um potencial novo funcionário, sendo essencial separar alguns momentos para o desenvolvimento de um documento que te represente da maneira certa. Mais do que como fazer um currículo, é importante entendermos o que NÃO fazer na hora de criar o documento.

A atenção precisa ser redobrada para alguns detalhes que não podem passar batido. Lembra-se da frase “a primeira impressão é a que fica”? Pois bem, o currículo é exatamente isso. É a primeira impressão da empresa com o seu possível futuro contratado. Recomenda-se além de realizar uma primeira revisão nas informações, que outra pessoa também revise todo o conteúdo e estética do documento, buscando prever e arrumar pequenos erros que podem passar despercebidos. 

Separamos algumas dicas e informações para te ajudar a ficar de olho nos principais erros na hora de criar um CV que representa bem o seu lado profissional, mas que dê insights sobre a sua personalidade e características pessoais. Olha só:

Como fazer um currículo: os 7 erros mais comuns

1. Sobrecarregar o documento

Não é incomum querer valorizar seus conhecimentos, aprendizados e experiências profissionais. O problema está quando esta valorização gera uma sobrecarga de textos e conteúdo gráfico no documento. Um dos primeiros princípios quando pensamos em como fazer um currículo é o de transmitir as informações da maneira mais objetiva e direta possível.

Não é recomendável emitir ou deixar de lado qualquer detalhe de sua carreira profissional ou estudos acadêmicos. Contudo, é de extrema relevância que essas informações sejam colocadas de modo a prender a atenção do recrutador e fazê-lo ter a vontade de ler todo o seu documento. Excesso de detalhes e informações dispensáveis acabam por passar uma mensagem oposta ao desejável. 

2. Elogiar-se

Conhecido no mercado de trabalho como “autoelogio”, o ato de elogiar-se e incluir adjetivos qualificativos no decorrer do currículo fazem com que as chances dos recrutadores ou profissionais do RH o encararem como arrogante ou prepotente aumente. Tão importante quanto entender as suas qualidades é saber quando e como explorá-las.

Existem inúmeras maneiras de demonstrar ser uma pessoa criativa, proativa e persistente, sem a necessidade de escrever sobre. É a partir de dinâmicas de grupo e conversas com pessoa no processo seletivo, por exemplo, que você conseguirá falar mais sobre suas características profissionais e desempenho na ocupação.

3. Erros gramaticais

Os erros gramaticais não poderiam estar fora da nossa lista de descuidos na hora de fazer um currículo. No início do texto indicamos que além de realizar uma revisão por você mesmo no conteúdo do CV, selecione mais uma ou duas pessoas de confiança para ler o documento na íntegra e procurar por erros de escrita, concordância ou redundância durante o texto. Este detalhe pode significar uma impressão de desinteresse ou descaso por parte do profissional.

4. Mentir ou exagerar

Exagerar ou até mesmo mentir em conquistas profissionais ou cursos completados ao longo da vida é mais comum do que se imagina. Recrutadores estão sempre de olho em incoerências ou informações que parecem ser exageradas. Grandes lacunas temporais, datas que não conversam entre si e experiência profissional que não condiz com as realizações acadêmicas do profissional costumam soar um sinal de alerta aos contratantes. 

5. Confusão no objetivo profissional

Quando pensamos em como fazer um currículo, logo vem em mente nossos objetivos profissionais. Na parte em que você irá preencher seu objetivo profissional, você deverá ter em mente que não deverá se alongar demais, o recomendável é que neste campo haja apenas o cargo desejado e o nível de interesse. Não é necessário apresentar-se ou explicar os motivos pelos quais está a procura de um emprego, ok? Ser sucinto é uma ótima saída.

6. Excesso de elementos visuais 

Outro excesso que deve ser levado a sério, além do exagero de conteúdo textual, é o de elementos visuais, cores, ícones ou fotografia. O currículo deve ser um documento que te represente de maneira objetiva e de simples entendimento. Cores muito gritantes, textos com tipografia exagerada, grande número de ícones, por exemplo, são encarados de forma muito negativa pelo mercado de trabalho.

É muito importante treinar a sua capacidade de ponderação na hora de criar um currículo. O meio termo é o mais inteligente e recomendável nestas horas. Nem totalmente sem personalidade e com pouquíssimo conteúdo, nem com cores vibrantes demais e excesso de elementos visuais. Estimule a sua sensibilidade e procure por referências de currículos da sua área de atuação.

Dê um up no seu currículo 

Cursos online são uma saída rápida e eficaz para aprimorar seu lado profissional e demonstrar sua vontade de se recolocar no mercado de trabalho. Procure, contudo, sites que te forneçam certificados, já que é cada vez menos incomum a solicitação de comprovantes das informações colocadas no seu currículo depois de contratado. Independentemente da área de atuação, sempre existirá conteúdo e informações que você pode não dominar.

Incluir conhecimentos como Gestão de Liderança, Informática, Comunicação e Marketing ou Administração podem ser peças chaves para a criação de um currículo atualizado e com a abrangência que o mercado de trabalho pede aos seus profissionais. Procure fazer interligações de carreira com cursos que não estão diretamente relacionados à sua profissão, mas que podem ser considerados um diferencial. Ter uma estratégia de atuação e segui-la é essencial.

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *