A importância dos primeiros socorros

Postado por Admincursos | 2 de abril de 2021 | Deixe aqui seu comentário

A importância dos primeiros socorros

Entenda a relevância destes procedimentos e descubra o curso de primeiros socorros

É comum pensarmos que nunca vamos precisar colocar em prática os tão conhecidos procedimentos de primeiros socorros. Contudo, a importância de dominar estas técnicas pode ser um enorme diferencial em pequenos e grandes acidentes, podendo inclusive salvar uma vida. O curso de primeiros socorros te preparará para estas situações que, na verdade, nunca são esperadas, sendo de extrema relevância saber o que fazer nestas horas.

O ideal é que todas as pessoas tenham o preparo específico para lidar com estas circunstâncias, com conhecimentos básicos de salvamento e manobras iniciais dos primeiros socorros. Com isso, é possível evitar agravamento do estado de saúde, dores agudas e desconfortos, por exemplo. É importante lembrar que por mais que estas técnicas sejam dominadas, a recomendação será sempre procurar por ajuda de profissionais, ok?

Anote os principais telefones a serem acionados em casos de emergência: 192 (Samu); 193 (Corpo de Bombeiros); 0800-722-6001 (Disque intoxicação); 199 (Defesa Civil); 190 (Polícia Militar). Antes mesmo de iniciar os procedimentos de primeiros socorros, o indicado é que os socorristas sejam acionados nos momentos iniciais do acidente. Dessa forma, enquanto os profissionais da área não chegam até o local, os primeiros socorros são realizados por quem está presente.

Descubra as principais técnicas de salvamento a seguir:

  1. Massagem cardíaca

A massagem cardíaca é um dos processos mais importantes para os primeiros socorros. Indicada para pessoas que, por qualquer motivo, tenham tido uma parada cardíaca, o procedimento precisa ser acompanhado por uma respiração boca a boca. A massagem cardíaca tem como objetivo reanimar a vítima e estimular a volta dos movimentos do coração.

Para realizá-la é preciso colocar as mãos no centro do tórax da vítima e, com os braços estendidos, fazer pressão repetidas vezes com intervalos curtos de tempo entre os movimentos. Para a respiração boca a boca, é indicado um sopro a cada cinco pressões no tórax. 

  1. Conter sangramentos

Estancar sangramentos é uma das técnicas aprendidas no curso de primeiros socorros, já que a incidência de cortes acidentais no dia a dia é alta. A primeira ação para conter sangramentos em outras pessoas é a de procurar uma luva para não entrar em contato com o sangue em si. Caso não haja esta possibilidade, coloque suas mãos dentro de uma sacola plástica, por exemplo.

Feito isso, eleve a região do sangramento e limpe a ferida por fora. Mantenha uma pressão contínua por aproximadamente 20 minutos sem parar de pressionar durante este período. A falta de continuidade na pressão é o principal erro na tentativa de estancar sangramentos, fazendo com que o sangue volte a sair do ferimento.

  1. Desengasgar

Tão comum quanto os cortes acidentais, engasgar-se é um incidente bastante recorrente. O principal ponto a ser observado com muita atenção é o fato de a pessoa ainda estar tossindo. A tosse, nestes casos, é um bom sinal já que significa que o ar ainda está conseguindo passar. Incentive-a a continuar a tosse!

Caso isso deixe de acontecer, a técnica Heimlich precisará ser acionada. Esta técnica nada mais é do que abraçar a pessoa por trás e pressionar a barriga da vítima na altura do umbigo diversas vezes. A pressão fará com que a pessoa desobstrua a passagem de ar e eventualmente cuspa o objeto que está causando o engasgamento. 

  1. Suavizar sensação de queimaduras

Muito se fala sobre como amenizar a sensação de dor das queimaduras. O melhor procedimento para este acidente é o de limpar a área com água limpa e corrente, tirando qualquer tecido ou objeto que possa estar em contato com a área queimada. 

Não é recomendado que se utilize gelo ou água fria no local, ok? Proteja o local com um pano limpo e mantenha a região sempre elevada até a chegada ao pronto socorro. Isso evitará contaminação ou inchaço na área. Não passe pomadas ou outros produtos no local antes do auxílio de um médico, estes procedimentos agravam a lesão e a pele ao redor da queimadura.

  1. Fraturas ósseas

Fraturas são consideradas acidentes graves e necessitam sempre de um atendimento emergencial profissional. Contudo, algumas dicas de como agir nestas situações são de extrema relevância. Sob nenhuma circunstância tente colocar o membro de volta no lugar e caso haja sangramento, procure um pano limpo para colocar sob a lesão.

A imobilização da área com talas improvisadas, tábuas, papelão ou madeira é indicado, contando que não seja o caso de uma fratura exposta.  As fraturas ósseas precisam sempre ser encaminhadas para um hospital com raio-x e infraestrutura adequada como salas de gesso. É preciso identificar a gravidade da lesão e analisar a necessidade de pontos ou procedimentos cirúrgicos. 

Curso de primeiros socorros

A plataforma do Cursos 24 horas oferece aos seus alunos e filiados um ambiente 100% digital e compatível com celulares, computadores e tablets de todos os tipos. São disponibilizados aos alunos apostilas com conteúdo exclusivo, desenvolvidos por professores qualificados e que podem ser acessados por meio de vídeo aulas a qualquer momento e por qualquer lugar. O curso de primeiros socorros possui 50 horas de conteúdo e ao completá-lo um certificado é encaminhado para o profissional sem custos adicionais.

Os principais tópicos do curso são divididos em três unidades de conteúdo: abordagem inicial, ações iniciadas para um atendimento e primeiros socorros em acidentes do cotidiano. O material abordará as técnicas para avaliação inicial da situação, manobras de circulação, ventilação, controle de ambiente e liberação das vias aéreas, além dos primeiros socorros no caso de asfixia, insolação, hemorragias, fraturas, convulsões e alcoolismo agudo.

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *