Como estudar sozinho?

Postado por Admincursos | 26 de abril de 2021 | Deixe aqui seu comentário

Como estudar sozinho?

Veja dicas de como estudar sozinho e organizar seu tempo livre para os estudos

O método escolhido para os estudos é muito pessoal e subjetivo, já que cada um possui suas preferências, facilidades e gostos na hora de pensar em como estudar sozinho. Silencio total, músicas instrumentais, com ajuda de professores ao vivo, por livro ou por vídeos. As opções são inúmeras e os diferentes tipos de ambientes que podem ser criados também. Tudo vai depender de como você lida com a concentração e a dedicação necessárias para esta hora.

A primeira e mais importante dica para estabelecer uma rotina de estudos efetiva é a de levar em consideração o seu próprio estilo de estudo, o grau de dificuldade no assunto estudado e como você lida com aspectos como concentração, motivação e rendimento nos estudos. Entender a si mesmo é o primeiro passo para conseguir aplicar todas as dicas de como estudar sozinho.

Separamos algumas informações que serão muito importantes para que você consiga criar esta rotina de estudos sem muita dificuldade, separe seu bloco de notas e uma caneta para acompanhar com a gente a seguir:

7 dicas de como estudar sozinho

  1. A importância da escolha do local

O local onde você irá estudar é de extrema relevância. É muito importante que você consiga identificar o ambiente mais silencioso, iluminado, bem arejado e longe da movimentação de pessoas que vivem com você. Sabemos que é difícil encontrar um cômodo específico que tenha essa combinação de características, procure adaptar e transformar o que você já tem a seu favor, tudo é uma questão de entender a sua realidade e trabalhar com ela.

  1. Estabeleça uma rotina

Estudos são diretamente relacionados com uma rotina de ações e atividades diárias que precisam ser pré-estabelecidas. Realizar tarefas sempre no mesmo horário auxilia o cérebro a assimilar estas atividades como sendo rotinas, dando tempo para preparar-se previamente para receber as novas informações. O importante é encarar o horário do estudo como um compromisso sério e não faltar a ele.  

  1. Pausas são importantes

Uma boa dica de como estudar sozinho e otimizar o seu tempo é o de criar pausas nos estudos. Ficar uma quantidade exagerada de horas seguidas em frente ao computador ou lendo o material acadêmico diminui a absorção de informações e torna o esforço improdutivo.  A dica é a de estipular ao menos 15 minutos de descanso a cada 50 minutos de estudo. Fique fora do computador, alongue os músculos e tome agua! 

  1. Misture as plataformas de estudo

O ideal é que você consiga misturar plataformas de estudos com a intenção de assimilar o mesmo assunto de maneiras diferentes e mais ampla. Leia o material indicado pelos professores, procure vídeos que ampliem a sua percepção sobre o assunto, participe de fóruns de discussão e siga perfis de profissionais da área nas redes sociais. Quando maior a amplitude das informações, mais chances de você conseguir assimilar o assunto estudado.

  1. Corra de distrações

Sabemos que é muito fácil nos distrairmos quando estamos na internet. Estas distrações são a maior inimiga dos seus estudos, te fazendo perder a linha de raciocínio e atrapalhando a sua produtividade. Uma boa dica de como estudar sozinho e correr das distrações tão comuns do ambiente online é o de deligar as notificações do celular durante as horas de estudo. Assim você não tem aquela tentação de ver marcações ou responder mensagens. 

  1. Estabeleça metas possíveis

Entenda a sua rotina diária fora dos estudos e planeje metas e atividades que façam sentido com o que você pode se dedicar. Um dos grandes vilões dos estudos sozinhos em casa é quando colocamos objetivos difíceis de serem cumpridos, criando a sensação de frustração ou decepção. Respeite o seu tempo e crie uma lista de atividades que façam sentido para você, sempre levando em consideração o cronograma do curso escolhido. 

  1. Liste as prioridades e se organize

É preciso listar quais são as prioridades, as dificuldades, as datas de entrega e os prazos para a realização das atividades. Faça uma lista completa dos seus afazeres acadêmicos e relacione estas informações com a sua rotina de tarefas diárias. A organização é um dos pontos principais quando pensamos em como estudar sozinho e fazer valer a pena toda a dedicação e esforço para os estudos. Divida suas tarefas mês a mês, criando objetivos mais complexos por trimestre, por exemplo, este método te ajudará a caminhar devagar mas, ainda assim, fazer progressos importantes nos estudos. 

Conheça o Cursos 24 horas

Os cursos online já são uma realidade na vida de jovens e adultos em todo o mundo. A plataforma do Cursos 24 horas oferece inúmeras vantagens que podem servir como um ótimo diferencial tantos para os alunos, quanto para os gestores e recrutadores que estão em busca de profissionais qualificados. Benefícios como conteúdo exclusivo, professores especializados e certificado de conclusão do curso, os materiais oferecidos pela plataforma são reconhecidos e comprovados.

As áreas de aprofundamento e atualização são diversas, indo desde conteúdos focados para a comunicação e marketing, contabilidade, informática ao meio ambiente, pedagogia, nutrição e turismo. Desde 2002, foram mais de 1 milhão de alunos em todo o território nacional com certificado e atualização de currículos. O material fica disponível por tempo ilimitado, facilitando consultas e estudos posteriores ao término do cronograma. Sem ritmo definido pela plataforma, os alunos têm acesso a toda estrutura online 24 horas por dia todos os dias da semana.

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *