Conheça o curso de nutrição esportiva

Postado por Admincursos | 26 de abril de 2021 | Deixe aqui seu comentário

Conheça o curso de nutrição esportiva

Descubra o que faz um profissional formado no curso de nutrição esportiva

É crescente o entendimento da função que a alimentação tem na saúde, produtividade e performance do corpo e organismo humano. A evolução da mentalidade da sociedade em geral sobre a relevância do que ingerimos ajudou na criação e aumento da significância do curso de nutrição esportiva para profissionais e esportistas internacionalmente. Este novo mercado de trabalho direciona todos os seus esforços e estudos para a saúde e o bem-estar humanos.

Em tempos em que alimentação e hábitos saudáveis estão no foco das discussões sociais, este profissional ganha um papel de extrema relevância no mundo dos esportes, contribuindo grandemente para a prática de uma dieta assertiva, exercícios físicos regulares e a potencialização do bem-estar físico de atletas. O nutricionista é o principal responsável pela alimentação humana, o nutricionista esportivo, por outro lado, é aquele que foca na melhora do desempenho e performance corporal nas atividades físicas.

Vamos explorar a seguir as principais informações sobre o tema a seguir, incluindo o que é a nutrição esportiva, o que o profissional faz na prática e qual é o perfil do nutricionista esportivo. Acompanhe com a gente a seguir: 

O que é a nutrição esportiva?

A nutrição esportiva é, como o próprio nome sugere, uma ramificação da nutrição que foca todas as suas análises, estudos e práticas no desempenho físico de atletas profissionais ou amadores. Quem se forma no curso de nutrição esportiva engloba conhecimentos tanto do ramo da nutrição, quanto da educação física, aliando conhecimentos específicos às duas áreas como bioquímica, fisiologia, metabolismo e suplementação alimentar. 

Conseguir implementar uma alimentação adequada à rotina dos atletas está diretamente relacionado ao seu desempenho e sua performance física. Profissionais de alto nível de competitividade já tinham um acesso mais comum ao nutricionista esportivo, acesso este que foi fortemente ampliado nos últimos anos aos atletas amadores. Esta ampliação se deve à mudança de mentalidade tanto dos clubes e academias quanto dos próprios atletas.

É função do nutricionista esportivo analisar os nutrientes necessários para um bom desenvolvimento muscular e físico para cada objetivo esportivo do paciente, por exemplo. É ele quem analisa de perto as práticas alimentares e os níveis de hidratação, além de desenvolver estratégias personalidades de alimentação regular e o que deve ser ingerido para o ganho de massa muscular. 

A profissão na prática

1. Avaliação da composição corporal

Realizar avaliações corporais que envolvam a composição fisiológica do organismo do seu paciente é uma das atividades mais desenvolvidas por um profissional que se formou no curso de nutrição esportiva. Isso porque sem esta investigação minuciosa da quantidade de massa corporal e dos demais componentes presentes no organismo é inviável desenvolver um melhor nível de desempenho. Primeiro entende-se sobre a realidade do atleta para depois sugerir melhorias.

2. Planejamento de hidratação

A ingestão de água é essencial para manter a performance. Hidratar-se é um aspecto-chave para que o atleta consiga render como deveria nos treinos e nas competições. A frequência em que a ingestão de água acontece deve ser maior do que a de uma pessoa comum, necessitando o desenvolvimento de um planejamento específico de hidratação de acordo com o metabolismo de cada atleta.

3. Definição de dieta para treinamento e competição

Após as análises da composição corporal do atleta, é definido um conjunto de alimentos que farão com que ele tenha todas as necessidades do organismo supridas. Estipular e desenvolver uma dieta específica ajuda não só no seu desempenho no treino ou competição, mas na intensidade com que estas ações acontecem. É preciso ter conhecimento específico do tipo de treinamento que o profissional irá realizar, equilibrando os gastos energéticos com os nutrientes ingeridos.

Qual é o perfil desejado do profissional de nutrição esportiva?

O curso de nutrição esportiva é, na verdade, uma especialização realizada após a graduação de nutrição, focando os conhecimentos adquiridos no curso bacharelado para a área de esportes e treinamentos físicos. Este profissional precisa dominar e sentir-se capacitado a aprofundar-se em temas como anatomia, bioquímica, histologia e biologia molecular, por exemplo. É preciso entender tanto dos nutrientes e dietas quanto do corpo humano e tudo que está relacionado ao seu organismo, às rotinas e estilo de vida de atletas de todas as modalidades.

O curso de especialização irá aprofundar em assuntos como o sistema imunológico, as demandas energéticas e comportamentais, os aspectos psicológicos e a relação existente entre a absorção e digestão dos nutrientes na assimilação diária realizada pelo organismo, além de conseguir interpretar exames laboratoriais. O nutricionista esportivo avalia, resolve e desenvolve diversas demandas da saúde física de um atleta ou grupo de profissionais como, por exemplo, um time de futebol.

O curso de nutrição esportiva

O curso de nutrição esportiva disponibilizado pela plataforma do Cursos 24 horas conta com vídeo aulas que ficam disponíveis a todo o momento, apostilas com conteúdo exclusivo e professores qualificados à frente das aulas. Além disso, é oferecido ao aluno a entrega gratuita e em domicílio do certificado de conclusão do curso, facilitando a comprovação das habilidades e conceitos aprendidos no decorrer dos estudos. 

Dividido em 5 unidades principais: Nutrição Esportiva: conceito e importância; bioquímica dos alimentos aplicada ao esporte; suplementação: como adequá-la às atividades físicas; alimentação adequada para cada tipo de treino; metabolismo dos macronutrientes. Entre os assuntos abordados nas unidades estão a importância nutritiva para o esportista, os alimentos que ajudam a definir músculos e secar gordura e como as proteínas funcionam no organismo humano. 

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *