O que é o curso de gestão hospitalar?

Postado por Admincursos | 7 de abril de 2021 | Deixe aqui seu comentário

O que é o curso de gestão hospitalar?

Descubra o curso de gestão hospitalar e a atuação do dia a dia deste profissional

No último ano tivemos uma noção muito mais clara e palpável da importância dos serviços de saúde para a população. Não apenas dos médicos e enfermeiros, mas de toda a rede de ocupação que auxilia no preparo, administração, manutenção e funcionamento de hospitais, clínicas e postos de saúde em todo o país. Seja para as relações entre a instituição e seus pacientes, seja para o tratamento e diagnóstico de doenças, o curso de gestão hospitalar tornou-se essencial.

Este profissional, na maioria das vezes, se identifica tanto com a área da saúde quanto com trabalhos administrativos de maneira geral. É o gestor hospitalar que realiza tarefas que visão a assertividade e eficiência dos serviços oferecidos, a segurança de todos os pacientes e profissionais do hospital, além de informatizar e otimizar processos rotineiros da instituição. Com a pandemia, a relevância da profissão ficou mais acentuada e a busca por profissionais qualificados ainda mais em alta.

Separamos algumas informações que te ajudarão a entender melhor a atuação do profissional formado no curso de gestão hospitalar, suas responsabilidades, seu dia a dia de trabalho e as suas funções dentre do ambiente hospitalar. Acompanhe com a gente a seguir:

O que faz o gestor hospitalar?

O gestor hospitalar é aquele profissional que coordena e implementa projetos que possuem como foco a administração e alocação dos recursos disponíveis do hospital de maneira mais efetiva possível. Este profissional é responsável por certificar que o funcionamento das atividades propostas pelo hospital esteja sempre em dia, que as principais decisões administrativas sejam tomadas com estratégia e conhecimento, além de gerenciar as diversas equipes de trabalho.

O profissional formado no curso de gestão hospitalar precisará ter conhecimentos específicos para conseguir colocar em prática todas as suas funções diárias. É preciso entender a respeito de biossegurança, gestão ambiental, atendimento humanizado, ética médica, empatia e bom relacionamento interpessoal. A gestão de um hospital precisa liderar grupos multidisciplinares e organizar os processos e recursos clínicos disponíveis.

É esta área que resolve os problemas técnico-administrativos do hospital, clínica ou pronto socorro, controlando e avaliando riscos e indicadores. É essencial que haja planejamento, indicadores, organização, liderança e criatividade na solução de imprevistos. O gestor hospitalar faz diagnósticos clínicos, financeiros e de gerenciamento pessoal do ambiente de trabalho, buscando tornar o dia a dia mais otimizado e organizado. 

Quais são suas áreas de atuação?

Existem ao menos seis áreas principais de atuação mais direcionada dentro da gestão hospitalar: planejamento, gerenciamento, pesquisa, análise, supervisão e docência. No planejamento, por exemplo, o gestor fica encarregado de prever os materiais necessários para os exames e consultas, além de administrar os custos e o estoque para a rotina de trabalho do hospital. Na área de gerenciamento, por outro lado, o profissional coordena os processos de trabalho, gerencia escalas e administra as relações de trabalho.

Quando pensamos no gestor hospitalar que foca seus conhecimentos para a área da pesquisa, temos que ter em mente um profissional que auxiliará nos estudos e nas práticas de gestão da área da saúde como um todo, além de participar de estudos estatísticos e de indicadores. O analista é aquele que acompanha de perto as políticas públicas de saúde, fiscalizando e interferindo quando necessário.

A supervisão técnica de no caso da gestão hospitalar têm como prioridade estabelecer um relacionamento aberto entre as empresas privadas de convênio e as demais funções burocráticas do hospital. Se o profissional formado no curso de gestão hospitalar optar por uma carreira de docente, ele se dedicará a estudar a área de maneira multidisciplinar e abrangente, passando seu conhecimento por meio de cursos profissionalizantes, palestras, workshops ou conferências.

Como está o mercado de trabalho?

A demanda por profissionais qualificados, que tenham o perfil necessário para a rotina de trabalho e que entendam as necessidades da área é crescente. A necessidade de contratação de gestores hospitalares que tenham conhecimento e capacidade de colocar em prática os processos necessários está em alta e muito desta alta é em função da pandemia e seus desdobramentos. É possível atuar não apenas em instituições privadas, mas também na esfera pública.

Além disso, o profissional formado no curso de gestão hospitalar pode atuar em laboratórios clínicos, clínicas de estética, repouso e reabilitação. Prontos-socorros, maternidades, empresas que prestam consultoria para a área da saúde e centros de hematologia também necessitam de profissionais qualificados para tal. Todos as instituições da área da saúde têm o potencial para ter em sua equipe o gestor hospitalar para otimizar todo o funcionamento da clínica ou hospital

Curso de gestão hospitalar

A plataforma online do Cursos 24 horas possibilita que pessoas de todo o Brasil tenha acesso a informações atualizadas, professores qualificados e material exclusivo. Os cursos online disponibilizados possuem certificado que são entregues em casa e sem custo adicional, além da opção de ser acompanhar o andamento do curso em qualquer dispositivo móvel. O curso online de Gestão Hospitalar te habilitará a fazer planejamentos estratégicos, a administrar o ambiente hospitalar e a entender sobre protocolos e identificar doenças ocupacionais.  

Com quatro unidades principais de informação: contextualização da saúde no Brasil; administração hospitalar; planejamento estratégico e epidemiologia e medicina social, o curso tem como base de ensino temas como o Sistema Único de Saúde brasileiro, o SUS, a organização estrutural de um hospital, como ocorre a sua gestão administrativa e quais são os protocolos e procedimentos responsáveis pelo funcionamento de um hospital. 

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *