Quais as diferenças entre inglês básico e intermediário?

Postado por Admincursos | 16 de abril de 2021 | Deixe aqui seu comentário

Quais as diferenças entre inglês básico e intermediário?

Entenda como funciona o curso de inglês online e as diferenças de níveis de aprendizado

Que o inglês é uma das línguas mais faladas no mundo inteiro não é novidade. São mais de 400 milhões de pessoas em aproximadamente 55 países diferentes que têm a língua inglesa como seu idioma oficial ou um dos principais falados nos territórios nacionais. Com níveis básico ou intermediário da língua, apostando em um curso de inglês online, você consegue ter melhores condições de visitar diversos lugares do mundo.

Além de questões turísticas e de entretenimento, a língua inglesa poderá ser uma boa ajuda e incremento do seu currículo para alcançar cargos mais expressivos no mercado de trabalho, por exemplo, a ter acesso às universidades internacionais, a entender mais profundamente a cultura popular de inúmeros países e a estimular atividades cerebrais como a memória e a cognição. 

Apenas 5% da população brasileira fala inglês e 1% se considera realmente fluente no idioma, dados que contribuem para o fato de que aprender a língua inglesa é de profunda relevância em inúmeros aspectos pessoais, profissionais e acadêmicos. O curso de inglês online é um investimento que tem como característica ampliar a confiança e melhorar experiências culturais, artísticas, de negócios e entretenimento.

Entenda a seguir como funciona o avanço dos níveis de aprendizagem do idioma e qual a diferença entre o inglês básico e o intermediário no curso de inglês online:

Como acontece a divisão de níveis do inglês?

Em 2001 foi estabelecido o programa intitulado CEFR, Common European Framework of Reference for Language, ou Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas em português, que estabelece bases comuns para identificar as habilidades linguísticas dos estudantes em todo o mundo. É este programa de orientações que faz com que um estudante seja considerado de nível básico, intermediário, avançado ou fluente. 

O CEFR é utilizado internacionalmente para testar, por meio de testes oficiais, tanto para o inglês como para todos os idiomas de origem europeia como o francês e o espanhol, por exemplo. Os grupos que determinam e estipulam o nível de aprendizagem seguem os seguintes parâmetros:

  • A Falante elementar
    A1 Iniciante
    A2 Básico

  • B Falante independente
    B1 Intermediário
    B2 Usuário independente

  • C Falante proficiente
    C1 Proficiência operativa eficaz
    C2 Domínio pleno

Quais são os conhecimentos necessários para os níveis básico e intermediário?

Nível básico 

O nível básico, com as divisões oficiais de A1 (iniciante) e A2 (básico), é o primeiro contato de uma pessoa com a língua estrangeira. Como o próprio nome sugere, neste nível o estudante é exposto a aprendizagens que cumprem as necessidades básicas da comunicação, sendo capaz de se apresentar brevemente, responder questionamentos simples e interagir com outras pessoas com expressões comuns e simples do dia a dia.

Nem sempre o curso de inglês online fará a distinção entre os níveis A1 e A2, explorando o nível básico como um pacote geral. No A1 o estudante precisa contar com a outra pessoa com quem irá dialogar para que ela se comunique de maneira clara e devagar. É aqui que você aprenderá a pronunciar palavras, escrevê-las de maneira individual e desenvolver suas primeiras tentativas de interação. 

Ainda no nível básico, mas já passando para o A2, o estudante começará a expressar outros tipos de informações e se relacionar de uma maneira um pouco mais abrangente. Como exemplos de situações que se tornam mais acessíveis ao estudante temos: fazer compras, comunicar informações pessoais com maior profundidade, falar sobre sua profissão e aspectos da sua formação, contar sobre acontecimentos recentes e interagir de maneira superficial com colegas de trabalho ou de faculdade.

Nível intermediário

É no nível intermediário, com as subdivisões expressas como B1 (intermediário) e B2 (usuário independente), que a pessoa começa a desenvolver a capacidade de expressar-se sobre assuntos menos básicos e mais relacionados aos seus interesses pessoais. É a partir do patamar B1 que o estudante conseguirá produzir textos simples sobre temas que esteja familiarizado, lidar com situações de viagem e comunicar breves explicações e opiniões.

No chamado nível de usuário independente o estudante já começará a se sentir mais seguro e apto a entender as principais ideias de textos complexos, com tópicos concretos ou abstratos, interagir com outras pessoas com maior espontaneidade e comunicar-se com um falante nativo sem tanta pressão ou tensionamento mental. No nível B2 o estudante treina a sua capacidade de escrever textos claros e explicar seu ponto de vista sobre assuntos diferentes.

A diferença entre o nível B1 e B2 é bastante sútil, apesar de ser de grande relevância na vida prática de pessoas que precisam do idioma para o seu dia a dia. Conseguir se comunicar e interagir com falantes nativos é de extrema importância tanto para viagens e entretenimento, quanto para o trabalho e a vida acadêmica. No Brasil, o nível B2 é muitas vezes considerado como um nível avançado do idioma, levando em consideração o grau de exigência existente no Common European Framework of Reference for Language (CEFR).

Curso de inglês online

A plataforma do Cursos 24 horas disponibiliza para pessoas de todo o Brasil cursos online de inglês com alta qualidade, certificado e professores nativos. O grande diferencial do curso é que no início você fará um teste de nivelamento para que o seu nível de idioma seja respeitado de maneira exata. Além disso, todo o conteúdo será pautado pelos seus gostos pessoais, sendo ainda mais fácil o aprendizado e adaptação às lições que serão ministradas pelos professores por meio de vídeos ao vivo! 

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *