A importância de fazer cursos de educação infantil

Postado por Admincursos | 21 de maio de 2021 | Deixe aqui seu comentário

A importância de fazer cursos de educação infantil

Entenda o curso de educação infantil e como ele pode ser útil no dia a dia da família

A primeira infância é essencial para a continuidade dos estudos na vida acadêmica de uma pessoa. O investimento na educação nestes primeiros anos de vida possui um peso muito grande em diversos aspectos da sociabilidade de uma criança. Considerada por muitos como a etapa mais importante da formação, o curso de educação infantil pretende aumentar os conhecimentos de professores e pais sobre métodos e estímulos educacionais neste período.

A educação infantil é voltada especificamente para crianças de zero a cinco anos de idade e que estão tendo os seus primeiros contatos com a escola, com a vida fora de casa e com a sociabilidade fora da sua zona de conforto. O aprendizado, nesta idade, acontece de maneira mais lúdica, subjetiva e experimental, necessitando de muita atenção do docente e dos pais aos detalhes e respostas da criança.

Separamos algumas informações relevantes sobre a importância da educação infantil, como os pais podem auxiliar no processo de aprendizagem e como se dá a didática nesta fase da vida. Acompanhe com a gente a seguir:

A importância da educação infantil

É no período chamado de educação infantil que a criança inicia o seu convívio com pessoas que não fazem parte da família em que nasceu. É aqui que ela começa a criar seus laços, suas relações interpessoais e sua autonomia enquanto pessoa. Na escola, a criança passa por suas primeiras frustrações, quebras de expectativas e descobertas sociais que te acompanharam por toda a sua vida, mesmo que de maneira inconsciente. 

Prezar para que este primeiro contato seja tranquilo, estimulante, rico de aprendizagem e conforto é essencial. É preciso de muito tato, sensibilidade e observação, já que nesta época de nossas vidas a comunicação é escassa e o diálogo muitas vezes acontece por meio de pequenos momentos e trocas superficiais, mas que são de profunda relevância para a continuidade das atividades e vida acadêmica.

No Brasil, a educação é um direito básico da criança e garantido por lei. A educação infantil tem duração normal de 4 anos e engloba crianças de 0 a 3 anos de idade. Após esta etapa, a criança entra na pré-escola, que tem duração de 3 anos e seus alunos permanecem nessa classificação dos 4 aos 6 anos de idade. Depois disso, a educação brasileira entra nos conhecidos ensino fundamental e médio.  

Como os pais podem ajudar no processo?

A primeira e mais relevante dica para ajudar na aprendizagem dos filhos na primeira infância é o acompanhamento de perto tanto das atividades em sala de aula como do comportamento da criança durante os ciclos de aprendizagem propostos. É preciso ter uma relação próxima com a equipe de professores e todos os colaboradores que entraram em contato com a criança.

Invista em livros sobre o tema, em cursos online de aprofundamento e no conhecimento das melhores maneiras de auxílio em cada ano da educação infantil. Os direcionamentos da escola terão um papel central na continuidade dos estudos em casa, com brincadeiras didáticas, esforços para fixação de conteúdo e entendimentos diversos do ensinamento geral. As crianças precisam de acompanhamento contínuo que visa a melhora da absorção do conteúdo.

Dentro do possível, analise as metodologias, os direcionamentos e os valores da escola escolhida. Entenda o que ela irá oferecer e como ela pretende chegar ao final do conteúdo pedagógico. O curso de educação infantil poderá ser de muita ajuda não só no auxílio prático do dia a dia escolar das crianças, mas na rotina desenvolvida fora da escola também. Este tipo de especialização pode ter muitos fins, dependendo de cada objetivo e necessidade apresentadas.

A educação infantil como profissão

O curso de educação infantil também pode ser relacionado à entrada ao mercado de trabalho e a uma recolocação profissional. O educador infantil pode ingressar tanto no ensino público como no ensino privado, atuando como professor titular de crianças em qualquer lugar do país. Segundo estudo realizado pelo MEC, o mercado de trabalho da educação infantil vêm necessitando de profissionais devidamente qualificados em todas as áreas de trabalho. 

Investir na continuação dos estudos ou no aprofundamento acadêmico em temas específicos pode garantir um espaço profissional na grade de funcionários de escolas e instituições de ensino. De acordo com a pesquisa, profissionais graduados na área da educação dificilmente sofrem com desemprego ou reduções salariais, sendo uma profissão com estabilidade e plano de carreira reconhecidos.

Conheça o curso de educação infantil da plataforma do Cursos 24 horas

A plataforma online do Cursos 24 horas oferece a pessoas de todo o território nacional cursos online de qualidade, com certificado de conclusão de curso, professores qualificados e apostilas com conteúdo desenvolvido com exclusividade. O certificado é entregue ao aluno gratuitamente no seu endereço e pode ser utilizado como confirmação das informações, recolocação profissional ou aprimoramento de conhecimentos prévios.

O Curso de Educação Infantil desenvolvido pela instituição possui 4 unidades principais que são divididas entre os temas: educação infantil no Brasil, a criança e seu desenvolvimento; áreas de trabalho e currículo em educação infantil; organização da rotina e pedagogia de projetos; práticas pedagógicas. Ao final do curso, o aluno se sentirá apto a analisar as diferenças dos conceitos de pedagogia, educação e didática, por exemplo.

Além disso, nas 60 horas de conteúdo preparado, será possível entender diferentes linhas pedagógicas, métodos de alfabetização, como as crianças aprendem linguagem, números e ciências, a diferença entre cuidar, brincar e educar, assim como desenvolver uma organização da rotina de sala de aula e a importância da música no desenvolvimento afetivo, cognitivo e social. 

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *