Por que fazer um curso de enfermagem

Postado por Admincursos | 28 de maio de 2021 | Deixe aqui seu comentário

Por que fazer um curso de enfermagem

Conheça o curso de enfermagem e os principais motivos para investir na área da saúde

Nos últimos meses, vimos o curso de enfermagem e todas as profissões da área da saúde em destaque. O aparecimento não esperado de uma crise sanitária mundial demonstrou a importância destes profissionais no dia a dia da população e a sua interferência direta na qualidade de vida das pessoas. Além disso, outros inúmeros fatores como o envelhecimento da população, o aumento da procura por cuidado preventivo e procura por profissionais qualificados cresce a demanda por pessoas formadas na área da saúde.

O curso de graduação em enfermagem possui algumas diretrizes curriculares que são estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Nestas diretrizes estão elencadas as três grandes áreas que devem estar contempladas no decorrer da formação: Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Humanas e Sociais; Ciências da Enfermagem (Fundamentos, Assistência, Administração e Ensino).

Existem quatro tipos de formação para quem deseja atuar como enfermeiro, você pode investir no bacharelado, no tecnólogo, na pós-graduação, no ensino técnico e em cursos livres para aprofundar-se nos assuntos referentes à área de atuação. Cada tipo de formação levará a um tipo diferente de atuação e responsabilidades profissionais, sendo necessário entender de maneira mais específica quais são os seus objetivos futuros e em qual dimensão da saúde você tem mais facilidade e vontade em atuar.

Separamos algumas motivações e vantagens profissionais para o investimento em cursos na área da saúde, assim como especificações da profissão que valem a pena serem ponderadas antes de fazer a sua escolha. Acompanhe a seguir:

5 motivos para fazer um curso de enfermagem

A importância da profissão 

Como primeiro item dos motivos para fazer um curso de enfermagem optamos por ressaltar a profunda importância da profissão no dia a dia e na qualidade de vida das pessoas. O enfermeiro pode assumir papéis diversos em momentos de vulnerabilidade dos pacientes, orientando-os, auxiliando-os e realizando todos os exames e pré-atendimentos necessários para dar continuidade a tratamentos de saúde ou a análises de possíveis doenças. Nos últimos meses fomos expostos à profunda importância de profissionais qualificados em cargos de relevância.

As diversas áreas de atuação

Como dito anteriormente, diferentes formações ocasionam diferentes atividades profissionais. As áreas que abrangem a formação são diversas como, por exemplo: enfermagem dermatológica, enfermagem em home care, enfermagem em infectologia, enfermagem do trabalho, enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), enfermagem em urologia e enfermagem oncológica, entre outras tantas possibilidades de atuação. Especializações costumam ser o principal meio de mudar de área de atuação com facilidade e rapidez.

Rotina de trabalho mais dinâmica

É sabido que o dia a dia de um profissional da área da saúde é profundamente dinâmico e agitado. A rotina é muito movimentada e a probabilidade de um dia ser totalmente diferente do outro é grande. As funções, obrigações e processos podem se diferenciar muito de acordo com as condições e situações enfrentadas diariamente, fazendo com que o dinamismo seja a maior marca da profissão e um dos pontos altos para quem optou pelo curso de enfermagem.

Aceitação do mercado de trabalho

A procura por profissionais formados como técnicos em enfermagem cresce exponencialmente no mercado de trabalho. Não apenas em momentos de pandemia como o que estamos vivendo, a área da saúde possui uma grande aceitação no mercado de trabalho no que diz respeito à procura por profissionais qualificados, a inúmeros postos de trabalhos e a enfermeiros especializados em áreas específicas de atuação. O Brasil é um dos países que mais possui vagas e possibilidades de desempenhar papéis de suma importância para a saúde da população.

Flexibilidade de horários 

Outro diferencial que pode ser um ponto alto da carreira de um profissional é a alta possibilidade de flexibilização de horários e carga de trabalho diária. É possível trabalhar em plantões ou em horários escalonados, optar por trabalhar no período noturno ou pela manhã, por exemplo. Profissionais que tenham outras responsabilidades durante o dia como cuidar dos filhos ou estudar encaram essas oportunidades de flexibilização de turnos como um ótimo ponto de partida da profissão. 

Conheça o curso de enfermagem do Cursos 24 horas

Com quase 20 anos de história, o Cursos 24 horas já qualificou mais de 1 milhão de profissionais em todo o território nacional. Os conteúdos disponibilizados pela plataforma ficam disponíveis para o acesso dos alunos 24 horas por dia em todos os dias da semana. Com parcerias com empresas relevantes no mercado como Bradesco, FIAT, Petrobras e Natura, o Cursos 24 horas possui uma estrutura completa e relevante para a formação dos seus alunos.

O curso de enfermagem está dividido em três unidades principais de assunto a serem tratados durante os estudos: abordagem inicial, carreira profissional e a enfermagem na prática. Passando por temas como a ética profissional, o papel do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), o mercado de trabalho, as técnicas básicas e avançadas, além da administração de medicamentos via parenteral e a passagem de sonda nasogástrica, por exemplo.

Ao formar-se no curso, o profissional entenderá quais são as habilidades e competências exigidas pelo cargo, quais são as perspectivas de trabalho e como é a rotina de um enfermeiro profissional, assim como suas obrigações éticas, seus direitos e deveres e os principais métodos utilizados na enfermagem atual. Com vídeo aulas, apostilas exclusivas, certificado ao final do curso e acesso permanente ao material, o curso possui 70 horas de informações. 

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *