Como o curso de auditoria pode te dar um up na carreira?

Postado por Admincursos | 9 de junho de 2021 | Deixe aqui seu comentário

Como o curso de auditoria pode te dar um up na carreira?

Conheça o curso de auditoria e quais são as formas de utilizá-lo para avançar profissionalmente

Você sabe o que é auditoria e quais são os seus objetivos práticos? 

Recorrer à auditoria significa aplicar os conceitos de transparência e confiança nos processos de uma empresa, buscando orientar as condutas relacionadas à área da contabilidade e finanças. 

O objetivo principal de estabelecer orientações de conduta, o profissional formado no curso de auditoria irá criar procedimentos específicos para supervisionar o dia a dia contábil tanto no âmbito fiscal quanto ético.

Na prática, auditoria nada mais é do que a realização de uma análise minuciosa e ao mesmo tempo, ampla, de todas as atividades de uma empresa – seja ela pequena, média ou grande. 

Dessa forma, é possível entender e verificar se as ações da instituição, marca ou organização não governamental, por exemplo, estão sendo realizadas exatamente como o planejado pela equipe gestora. 

Tudo é analisado a partir das normas estabelecidas para a realização dos processos, identificando se existem erros ou discrepâncias em todos eles.

Com isso, existem dois tipos principais de auditorias, as externas e as internas. Cada uma delas tem seus objetivos e irá analisar documentos e atividades específicas. 

O profissional formado no curso de auditoria terá responsabilidades como apurar se os processos da empresa estão sendo realmente seguidos, identificar a necessidade de alterações nesses processos ou, até mesmo, apontar e sugerir melhorias e as não conformidades encontradas durante a auditoria.

Entenda as diferenças entre as auditorias externas e internas, quais são as características principais dos auditores profissionais e como utilizar o curso para avançar profissionalmente. 

Auditoria externa e auditoria interna

Em resumo, a auditoria é considerada uma prática gerencial de responsabilidade administrativa. 

É na auditoria que uma equipe interna ou externa analisa todos os documentos, registros, notas e balanços mensais para avaliar detalhadamente a veracidade e a exatidão de toda a fundamentação documental da contabilidade de uma empresa. 

A intenção é que os resultados declarados pela empresa sejam transparentes e verídicos, evitando a manipulação dos dados e números divulgados.

Na auditoria interna, o andamento das análises acontece com os contadores da própria empresa a partir de inspeções de rotina. 

É importante que empresas de grande, médio ou pequeno porte tenham mecanismos internos para promover uma autoavaliação identificando os possíveis erros, as vulnerabilidades existentes nos processos, os desperdícios e a ineficiência contábil da empresa. Assim, é possível minimizar os riscos e evitar falhas futuras. 

Por outro lado, na auditoria externa, os processos acontecem de maneira diferente. Isso se dá porque o profissional que irá fazer todas as análises e solicitação de documentos é um auditor de fora da empresa. 

Assim, toda a auditoria ganha ainda mais confiabilidade e segurança, já que um profissional de fora da empresa não terá motivos para esconder ou camuflar os erros, desperdícios e discordância de valores e informações.

O profissional formado no curso de auditoria

Mercado de trabalho para curso de auditoria

Como dito anteriormente, uma auditoria necessita de transparência nas ações e confiança no profissional precisa observar em si algumas características básicas para conseguir exercer as atividades com toda a segurança, decisão e convicção necessárias. 

É preciso ser colaborativo, comunicativo e observador para manter contatos amigáveis e ter a sensibilidade de identificar segundas intenções nas empresas auditadas.

O profissional formado no curso de auditoria precisa, acima de tudo, ser uma pessoa ética, honesta e decisiva, além de ter uma visão sistemática e gostar de aplicar processos pré-estabelecidos. 

O dia a dia de um auditor estará relacionado a realizar tarefas específicas com muita atenção e calma, procurando por pequenas imprecisões, deslizes e discordâncias em inúmeros documentos e dados. 

Como alavancar a sua carreira profissional na área

O mercado de trabalho está cada vez mais necessitado de pessoas que busquem aprimorar as suas habilidades profissionais, atualizar seus conhecimentos e construir um currículo diversificado e abrangente. 

Além disso, o mercado brasileiro para auditores é muito vasto, podendo atuar tanto em empresas quanto como um consultor independente. A falta de mão de obra especializada também faz com que companhias e instituições de variados portes considerem alta a demanda por auditores profissionais.

Você sabia que, no Brasil, existe apenas um auditor para cada 12 profissionais formados em economia? Isso faz com que uma ampla gama de possibilidades esteja presente no mercado de trabalho, podendo atuar em auditoria governamental, auditoria de riscos, auditoria tributária ou em auditoria trabalhista e previdenciária, por exemplo. 

Este tipo de conhecimento capacita o profissional formado no curso de auditoria a aplicar seus estudos de múltiplas maneiras. 

A auditoria também pode servir como uma pós-graduação, caso o profissional já seja formado em outras áreas correlatas como contabilidade, economia, finanças ou administração. 

Aumentar a sua área de especialização e uni-la com graduações que a tornem ainda mais importantes no mercado é uma ótima saída para quem deseja utilizar a auditoria para alavancar a sua carreira profissional.

Plataforma do Cursos 24 horas

O curso de auditoria disponibilizado pelo Cursos 24 horas é totalmente online e o conteúdo previsto na grade informativa pode ser acessado a qualquer momento do dia e em qualquer dia da semana. 

Com vídeo aulas, apostilas desenvolvidas por professores qualificados e certificado de conclusão enviado sem custo adicional à residência dos alunos, o curso online é 100% compatível com mobile.

A partir de quatro unidades principais: conceitos gerais, preparação, auditoria na prática e conhecendo o mercado, o curso de auditoria prepara os profissionais para ingressarem no mercado de trabalho explorando assuntos como stakeholders, as fases da auditoria, as competências necessárias para tornar-se um auditor, as normas da auditoria e os serviços mais procurados. 

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *