Como é um curso de eletricista?

Postado por Admincursos | 11 de junho de 2021 | Deixe aqui seu comentário

Como é um curso de eletricista?

Conheça o curso de eletricista e entenda como esta profissão pode te recolocar no mercado de trabalho

Profissionais que possuem uma rotina de trabalho focada na manutenção preventiva ou de reparação costumam ter uma grande estabilidade de procura no mercado. 

Quando pensamos no curso de eletricista, a área de atuação vai além de realizar instalações e desenvolver novos projetos em casas, apartamentos, edifícios e indústrias. 

Estes profissionais são requisitados para aumentar os padrões de segurança elétrica, alterar entra e saída de energia e analisar possibilidades de acidentes ou curtos-circuitos. 

Se engana quem imagina a rotina profissional de um eletricista como sendo apenas uma ocupação de reparos e trocas de instalações. 

Quanto maior for a sua profissionalização, seu tempo de carreira e a sua capacitação acadêmica, maior são as chances de conseguir criar uma gama de clientes e contratos que sejam suficientes para a criação de uma carreira. 

Você sabia que a área elétrica é uma das carreiras autônomas em maior alta no Brasil? A evolução do setor elétrico brasileiro não para de acontecer! 

Novos padrões elétricos surgiram, ferramentas mais inovadoras e já é possível otimizar a distribuição de energia com aparelhos tecnológicos e interligados. 

Com isso, a atualização e constante estudo do profissional eletricista é essencial para destacar-se no mercado como um profissional autônomo de qualidade e que acompanha as evoluções da sua área.

O que vou aprender no curso de eletricista?

O profissional formado no curso de eletricista terá funções e responsabilidades específicas, baseadas nos conhecimentos adquiridos durante sua qualificação. 

As atividades rotineiras acontecem a partir de análises e interpretações da situação atual da fiação elétrica de um local e seus desenhos técnicos, reparos em equipamentos danificados, manutenção de maquinário e avaliação de serviços passados, entre diversas outras funções diárias.

Levando em consideração que cada curso e instituição possui um cronograma de ensino específico, alguns assuntos não podem faltar. 

Eletrotécnica é um exemplo, já que são os fundamentos teóricos necessários para a realização do trabalho prático do profissional, abordando temas como potência e energia, magnetismo, corrente contínua e alternada, sistemas monofásicos, bifásicos e trifásicos, além de motores, dínamos e resistência elétrica.

Entender de maneira profunda sobre a segurança das instalações elétricas é essencial, garantindo a integridade das pessoas e animais que vivem no local, além do ambiente em si.

 É importante também entender sobre procedimentos de primeiros socorros, levando em consideração que as condições de trabalho são classificadas como de risco para todos os envolvidos. 

Existem diversos cursos com certificação de assuntos que possibilitam se especializar cada vez mais.

Quais são as habilidades necessárias para um eletricista?

Curso de eletricista proporciona maiores habilidades

Quando estamos querendo entrar em uma nova área de atuação, é comum que tenhamos dúvida se temos as habilidades necessárias para a atuação. 

O profissional que deseja investir em um curso de eletricista precisa estar interessado, ao menos, sobre a estrutura básica das atividades operacionais da rotina de trabalho. 

Separamos algumas das principais habilidades requeridas ao eletricista, olha só:

Resolução de problemas

As situações do dia a dia são, em sua maioria, relacionadas com a identificação de soluções adequadas para cada problema existente na parte elétrica. Por isso, a criatividade, a calma e a facilidade em entender a parte teórica da profissão são essenciais para o bom profissional.

Facilidade de instalação

A execução de uma obra elétrica acontece em duas etapas: o planejamento e análise inicial e o momento de colocar em prática toda a teoria pensada em um primeiro momento. É preciso ter conhecimentos que garantam o funcionamento de todos os equipamentos dentro do esperado.

Interpretação de desenhos técnicos

Qualquer projeto elétrico utilizará cálculos para o dimensionamento dos equipamentos e dispositivos escolhidos para as instalações. Além disso, é preciso interpretar desenhos, mapas e símbolos que orientam os processos e torna possível a fiscalização das técnicas e posicionamentos conforme a obra começa a evoluir.  

Aproximação com computadores e tecnologia

Ultimamente é difícil encontrar uma profissão que não utilize computadores e tecnologia para facilitar as rotinas diárias. Com o curso de eletricista não seria diferente. Programas como o CAD, que aprimora a elaboração de desenhos técnicos, por exemplo, são amplamente utilizados por grandes empresas, assim como diversos softwares de planejamento de obra que otimizam as tarefas e as tornam ainda mais assertivas e eficientes.  

O Curso online de Eletricista no Cursos 24 horas

O curso de eletricista disponibilizado pela plataforma do Cursos 24 horas conta com vídeo aulas que ficam disponíveis a todo o momento, apostilas com conteúdo exclusivo e professores qualificados à frente das aulas. 

Além disso, é oferecido ao aluno a entrega gratuita e em domicílio do certificado de conclusão do curso, facilitando a comprovação das habilidades e conceitos aprendidos no decorrer dos estudos aumentando as chances de recolocação no mercado.

O profissional formado no curso de eletricista estará apto a entender e aplicar a distribuição de circuitos, os tipos de condutores e as leis de Ohm, por exemplo. 

Este curso é indicado tanto para quem deseja conhecer uma nova profissão como para quem trabalha em outras áreas, mas que esteja procurando atualizar-se ou mudar de ocupação profissional. São mais de 70 horas de conteúdo com início imediato e que farão grande diferença no currículo.

As unidades de ensino são divididas em quatro tópicos principais: conceitos básicos, estruturação, operações elétricas e segurança e atividade profissional. 

Dentro dos conhecimentos compartilhados nas unidades estão os elementos de eletricidade, rede monofásica / bifásica / trifásica, pontos de iluminação, tomadas e interruptores e as normas reguladoras que regem a profissão.

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *