A importância do cuidador de idosos

Postado por Admincursos | 25 de junho de 2021 | Deixe aqui seu comentário

A importância do cuidador de idosos

Entenda a relevância do profissional formado como cuidador de idosos

Você sabia que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem mais de 32 milhões de idosos no Brasil? Bastante, não é? O número de brasileiros com mais de 60 anos é maior do que o de crianças até 9 anos de idade. 

Com isso, a importância e relevância do cuidador de idosos vem crescendo exponencialmente. Profissionais qualificados e com as características necessárias para realizar um bom trabalho como cuidador torna-se essencial. 

O envelhecimento humano sempre será acompanhado por diversas condições de saúde que são inerentes ao efeito do passar dos anos no nosso organismo. Estas condições podem ser mais severas ou mais amenas dependendo do estilo de vida da pessoa e de seu estado de saúde. 

Este conjunto de aspectos irão ditar a importância da contratação de um profissional para lidar com as necessidades do dia a dia do idoso. 

A principal relevância neste sentido é a de proporcionar à pessoa uma velhice ativa, saudável, segura e com todo o auxílio imposto nessa fase da vida. 

A intenção é a de possibilitar uma melhora na evolução clínica dos idosos e, como consequência, valorizar a qualidade e o tempo de vida dos pacientes. 

Apesar de entendermos a importância do cuidado com os idosos, a qualificação profissional para tal é o que trará a segurança necessária dos procedimentos diários.

Entenda o que faz um cuidador de idosos, os motivos para investir nesse profissional e como acontece o curso profissionalizante na prática. Acompanhe com a gente a seguir.

O que faz um cuidador de idosos?

O profissional formado no curso de cuidador de idosos, como o próprio nome sugere, é o responsável por oferecer todo o apoio necessário nas rotinas diárias de pessoas com mais de 60 anos que precisam de auxílio em atividades simples ou complexas. 

O cuidador fará parte da seleção de pessoas de confiança que estarão presentes para dar o suporte necessário nas tarefas do dia a dia.

É ele que auxiliará na higiene pessoal do idoso, na troca de roupas e nas refeições diárias, acompanhará nas consultas, exames e atividades, e na aferição de pressão arterial, por exemplo. 

Além disso, este profissional cuidará da prevenção de acidentes, de atentar-se para os horários e medicamentos e de ser uma companhia agradável, empática e segura para o dia a dia.

Por que contratar este profissional? 

Por que investir em um profissional cuidador de idosos?

1. Qualidade de vida

Quando pensamos nos motivos pelos quais contratar um cuidador, o aumento da qualidade de vida da pessoa auxiliada pelo profissional é o primeiro que vem à mente.

A independência, a companhia, a autonomia e a sensação de não ser um incômodo para o restante da família alivia grande parte dos desconfortos superficiais dos idosos. 

2. Prevenção de acidentes

Uma das principais atividades deste profissional é a de prevenir acidentes. Idosos costumam ter limitações físicas ou, até mesmo, mentais no que depender das condições de saúde de cada um. 

O cuidador de idosos irá auxiliar na rotina de medicamentos, na identificação de ambientes perigosos e na atenção a qualquer tipo de consequências negativas que a rotina pode trazer ao paciente.

3. Mudança de hábitos

Com o auxílio de um profissional especializado em saúde de pessoas com mais de 60 anos, é possível incentivar pequenas mudanças de hábitos rotineiros dos seus pacientes. 

Dessa forma, é possível melhorar a alimentação, a hidratação e as atividades que podem conferir maior saúde física e mental aos idosos. 

Este tipo de mudança irá atuar especificamente no aperfeiçoamento do seu dia a dia e na sensação de bem-estar proporcionada por hábitos saudáveis.

4. Segurança e tranquilidade

A tranquilidade dos filhos, netos e familiares mais próximos de saber que existe uma pessoa devidamente qualificada ao lado do seu ente querido é essencial. Assim, pode-se garantir segurança não só na rotina do idoso, mas no dia a dia dos que o amam. 

Com momentos da vida diferentes, a família costuma ter atividades e obrigações que não possibilitam a inteira dedicação no cuidado. Sendo uma das principais vantagens de se ter um profissional por perto. 

5. Habilidades sociais e convívio

É comum que com o auxílio de um cuidador, o idoso passe a se expor com maior frequência ao convívio social. Seja com o próprio profissional ou com pequenos passeios no bairro, em praças ou no condomínio em que vive. 

Manter uma rotina de contatos humanos é essencial em todos os momentos da vida para a garantia do bem-estar, da felicidade e da sensação de uma vida bem vivida. 

Distanciar-se socialmente pode ocasionar pioras em quadros clínicos e psicológicos, causando estresse, tristeza e depressão. 

Curso de cuidador de idosos

O curso de cuidador de idosos é voltado não apenas para as técnicas do dia a dia, mas para o preparo psicológico dos alunos. 

As disciplinas são indicadas tanto para quem deseja iniciar uma nova carreira, quanto para familiares que desejam cuidar melhor dos seus parentes.

Esse curso possui quatro unidades principais de ensino: 

  • O Contexto Social do Idoso no Brasil; 
  • A Profissão de Cuidador de Idoso no Brasil; 
  • Exercendo a Profissão; 
  • Processos de Reabilitação do Idoso. 

Com material específico para as perspectivas de mercado, para o conhecimento do estatuto do idoso e aos cuidados com pessoas debilitadas. O conteúdo, com mais de 50 horas de aula ministradas, é completo e abrangente, possibilitando uma atuação profissional de qualidade. 

Os cursos online disponibilizados pelo Cursos 24 horas contam com certificado, videoaulas, apostilas com conteúdo exclusivo e professores qualificados para dar o up que a sua carreira precisa. 

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *