Reflexologia podal: o que é e a quem se destina?

Postado por Admincursos | 4 de junho de 2021 | Deixe aqui seu comentário

Reflexologia podal: o que é e a quem se destina?

Descubra tudo sobre a reflexologia podal, seus benefícios, indicações e como fazer

Você sabia que estudos sobre a reflexologia são realizados desde o século XV no continente europeu? Pois é! Nesta época, este tipo de pesquisa era chamada de “terapia de zonas” e tinha como objetivo entender como partes específicas do nosso corpo poderiam afetar outras totalmente diferentes. 

O Dr. William Fitzgerald é considerado o pai da reflexologia moderna e abriu caminho para a não apenas a reflexologia podal, mas também das orelhas, mãos, face, crânio e boca.

O primeiro e mais importante princípio desta técnica é que cada ponto dos nossos pés representam uma área específica do copo. 

A partir daí, pressões são realizadas nestas pequenas regiões pelo terapeuta especializado para que a área correspondente possa ser afetada e corrigida. 

É possível utilizar este tipo de massagem terapêutica para melhorar disfunções corporais e equilibrar a saúde e o bem-estar, além de reduzir tensões e estresse.

Nunca tinha ouvido falar em reflexologia podal? Separamos as principais informações sobre o tema que te ajudarão a entender mais e a descobrir os benefícios, indicações e maneiras de aplicar as técnicas em casa. Acompanhe com a gente a seguir!

Como funcionam estas massagens terapêuticas?

A principal função da reflexologia é a de reduzir o estresse e auxiliar o corpo a encontrar mais rápido seu estado de relaxamento e estabilidade. 

Isso fará com que as partes estimuladas pela massagem consigam realizar as suas funções no organismo adequadamente, melhorando seu funcionamento geral. 

O mais importante aqui é conseguir pressionar de forma controlada e contínua para que os pontos sejam devidamente acessados.

Acredita-se que a reflexologia podal estimula os processos de auto cura e o aumento da produção de óxido nítrico, composto que possui propriedades vasodilatadoras e analgésicas. 

Com isso, o relaxamento, a redução do estresse e a sensação de bem-estar costumam ser os resultados mais imediatos das massagens terapêuticas focadas nos pés dos pacientes. 

As sessões costumam durar de 30 minutos a uma hora em que o paciente se deita ou se senta confortavelmente para receber os estímulos.

Quais são os benefícios?

Conheça os benefícios da reflexologia podal

Os benefícios da reflexoterapia são diversos, principalmente quando ao menos 10 sessões são realizadas. É com estas técnicas de pressão que é possível intensificar o tratamento de doenças e outras condições de saúde como, por exemplo, insônia, circulação sanguínea, problemas hormonais, labirintite, hipertensão, enxaqueca e prisão de ventre. 

Além disso, o sistema imunológico melhora o seu funcionamento, conseguindo prevenir doenças futuras e a eliminação de toxinas. 

A reflexologia podal facilita o transporte do oxigênio e dos nutrientes pelo corpo, nutrindo o organismo inteiro com maior liberdade e eficácia. 

Também é possível potencializar os efeitos positivos dos medicamentos e tratamentos pelos quais o paciente está passando, estimulando com maior assertividade a cura de condições específicas de saúde. 

É possível também fazer com que a produção de endorfina seja acelerada, aliviando dores e desconforto de pessoas doentes.

Como realizar estas técnicas?

Para desenvolver as técnicas de maneira profissional, é importante que seja investido tempo nos estudos em cursos de especialização, pós-graduação ou cursos técnicos que te ofereçam um entendimento mais amplo e profundo sobre o tema. 

Contudo, existe um passo a passo, em que pessoas sem a intenção de optar pela reflexologia podal como uma carreira profissional, conseguem usufruir dos benefícios básicos das técnicas.

Com o mapa da reflexoterapia em mãos, veja cinco técnicas que podem ser seguidas para que você consiga entender como funcionam na prática. Olha só!

  • Segure o dedão do pé com uma de duas mãos e com o polegar da outra mão pressione a planta do pé da base à ponta do dedão. É preciso repetir esta movimentação paralelamente durante 1 minuto, ok? Nem tão forte, mas nem tão delicadamente;
  • Outra técnica é a de segurar o dedão do pé com uma das mãos e com o polegar da outra mão fazer uma movimentação em cruz dos dedos ao centro do pé. Quando chegar ao centro, mantenha a pressão e faça movimentos circulares durante 15 segundos ininterruptos; 
  • Faça com que seu pé seja flexionado para trás com uma das mãos e com o polegar da outra mão faça uma pressão contínua na lateral percorrendo toda a extensão do pé. É preciso repetir o movimento 8 vezes com o mesmo nível de pressão;
  • Encontre um ponto três dedos abaixo da sola dos pés e o pressione levemente com os dois polegares juntos e movimentando-os no formato de pequenos círculos durante 20 segundos seguidos;
  • Percorra a lateral do pé com seu polegar, fazendo uma linha reta do início ao fim, com a mesma pressão e repita este movimento 3 vezes seguidas.

Curso de reflexologia podal

A plataforma do Cursos 24 horas disponibiliza a estudantes de todo o território nacional o curso online de reflexologia podal com vídeo aulas, apostilas com conteúdo exclusivo, professores qualificados e certificado de conclusão entregue em casa ao final dos estudos. 

Neste curso, você poderá estudar a hora que quiser, quando quiser e onde quiser, já que todo o material fica disponível para o aluno 24 horas por dia, nos sete dias da semana.

Dentre os principais conteúdos programáticos do curso online estão os tópicos: aspectos gerais da reflexologia podal; reflexologia podal e o corpo humano; reflexologia podal na prática; reflexologia: dicas gerais. 

Com isso, o profissional aprenderá todos os princípios da reflexologia, seus efeitos no corpo humano, detalhes sobre anatomia e quais são as partes específicas que cada região dos pés pode estimular. 

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *