5 dicas para passar no Enem 2021

Postado por Admincursos | 16 de julho de 2021 | Deixe aqui seu comentário

5 dicas para passar no Enem 2021

Entenda a importância do Enem 2021 e as principais dicas para ir bem na prova

Inicialmente, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi desenvolvido para avaliar o desempenho de estudantes de todo o território nacional após terminarem o período de estudos da educação básica, em 1998. 

Após anos de realização da prova, seu significado foi se transformando. Desde 2009, este é um dos principais caminhos para que estudantes sejam selecionados por universidades públicas e privadas. O Enem 2021 não será diferente.

É a partir dessa prova que diversas faculdades estabelecem seus programas de bolsas, financiamentos e descontos em mensalidades. 

São mais de 180 questões objetivas, divididas em dois dias, e uma redação com temas que variam em cada ano. 

No primeiro dia acontece a redação, 45 questões de Linguagens e Códigos e 45 questões de Ciências humanas. No segundo dia acontecem as demais 45 questões de Matemática e 45 questões de Ciências da Natureza. 

O Enem é o maior exame do Brasil e o segundo maior do mundo, ficando atrás somente de exames nacionais de ensino superior que acontecem na China! São mais de 7 milhões de estudantes inscritos todos os anos em mais de 1.661 cidades de todo o país. 

A importância deste exame nacional é profunda. Afinal, a cada ano transforma a vida de estudantes brasileiros, ajudando-os a ingressar nas faculdades e universidades mais relevantes do país.

5 principais dicas para a realização do Enem 2021

1. Saiba administrar seu tempo

A administração do tempo – tanto na hora dos estudos, como no momento de realizar a prova – é essencial. 

No primeiro dia de prova, você terá cinco horas e meia para responder as 90 perguntas, passar as respostas para o gabarito e desenvolver uma redação no modelo dissertativo-argumentativo de 30 linhas. 

Já no segundo dia de prova, como não há redação para fazer, os estudantes possuem cinco horas de permanência máxima na sala de prova.

Ter domínio, organização e foco nesses períodos determinados te dará mais tranquilidade para ler os enunciados e, consequentemente, um melhor desenvolvimento das questões. 

Invista em algumas horas de estudo para procurar dicas e cursos rápidos sobre administração de tempo. Com isso, saberá como aplicar estes conceitos tanto no seu dia a dia quanto no momento da prova. 

2. Invista em estudos sobre redação

Você sabia que a nota da redação é um dos critérios de desempate de diversas provas? Com o Enem 2021 não seria diferente. 

Muitos alunos focam todo o tempo de estudo nas matérias e possíveis temas a serem cobrados na prova, esquecendo de colocar a redação na sua lista de prioridades. 

Escrever um texto de qualidade no modelo dissertativo-argumentativo pode ser uma tarefa complexa que, muitas vezes, precisa de auxílio externo. 

Os cursos online de redação podem ser uma ótima saída para estes casos. Neles, você consegue ter acesso e se familiarizar com os modelos de escrita de uma forma mais profissional e com o auxílio de professores qualificados. 

Em alguns casos, é possível até mesmo terminar o conteúdo e receber um certificado, o que auxilia na confiança no momento da prova. 

Procure entender como desenvolver conteúdos com embasamento, coerência e conclusão, ok?

3. Não deixe de praticar o raciocínio lógico

Principais conceitos para o Enem 2021

Fique calmo, o raciocínio lógico não é uma das matérias cobradas no Enem 2021

Entretanto, esta característica é fundamental para as melhores tomadas de decisão, para desenvolver boa argumentação lógica e estimular a construção de uma linha de pensamento segura e analítica. 

Cursos de raciocínio lógico ajudam, inclusive, na evolução do Quociente de Inteligência (QI).

Além disso, o raciocínio lógico auxilia na resolução de problemas da área de matemática e ciências exatas, por exemplo. E até mesmo na redação, por abordar temas como argumentos dedutivos e indutivos, validade argumentativa, equivalências tautológicas e equivalências gerais. 

Tudo o que está relacionado à construção de proposições, tabelas de verdade e entendimento lógico de questões, te ajudará no momento da prova e em ter a tranquilidade de que conseguirá compreender tudo o que é solicitado.

4. A relevância das atualidades

É muito importante que, ao fazer a inscrição para o exame nacional, você passe a prestar atenção e analisar acontecimentos no Brasil e internacionalmente. 

Não é incomum que questões explorem o conhecimento sobre atualidade dos alunos, elaborando problemas que dependam, mesmo que minimamente, de entendimento da sociedade atual. 

A redação também é outro momento da prova que costuma explorar temas relevantes da contemporaneidade.

Não deixe de assistir e seguir perfis de jornais e jornalistas relevantes nas redes sociais, praticar a leitura de análises e contextualização de acontecimentos atuais e assistir documentários séries que tratam de temas reais com mais didática e acessibilidade. 

Conseguir estabelecer relações entre as matérias escolares e o momento em que vivemos é essencial para a realização de uma boa prova do Enem 2021.

5. Separe alguns dias para fazer testes

Esta é uma dica muito conhecida e de extrema importância. 

Atualmente, existem inúmeros sites que possuem os arquivos de provas do Enem de anos anteriores disponíveis para download. Facilitando os treinos de alunos que querem se preparar para a próxima prova. 

É importante fazer isso todos os anos. Assim, é possível entender como os assuntos são cobrados nas questões, qual é o nível de entendimento solicitado e quantas vezes um determinado tema já foi abordado.

Cronometre o tempo que você leva para fazer a prova inteira, entenda quais foram suas dificuldades e procure estar totalmente habituado com termos, palavras, enfoques e direcionamentos que costumam ser tomados. 

Quanto maior for a sua integração, maiores são as chances de manter-se tranquilo, calmo e confiante com a realização das questões. Boa sorte!

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *