É possível melhorar o currículo sem fazer outra faculdade?

Postado por Admincursos | 14 de julho de 2021 | Deixe aqui seu comentário

É possível melhorar o currículo sem fazer outra faculdade?

Como melhorar meu currículo sem a necessidade de fazer um curso de graduação? Descubra!

Questionar-se sobre como melhorar meu currículo sem precisar esperar os quatro anos ou mais de graduação em uma nova área é cada vez mais comum. 

A necessidade de dar um up no currículo de maneira constante, exige que inúmeros profissionais procurem jeitos simples e práticos de fazer com que suas habilidades e qualificações acompanhem o mercado de trabalho.

Melhorar um currículo vai além das informações que você opta por incluir no documento. É preciso procurar investir na abrangência de suas habilidades profissionais, entender como passar as informações da melhor forma para os recrutadores e identificar quais são seus pontos positivos e negativos. 

O currículo é o primeiro contato da empresa com o seu possível futuro funcionário. Sendo assim, prezar para que este contato seja produtivo e profissional é essencial.

Muitas vezes, o currículo é considerado uma porta de entrada para a recolocação profissional, para uma promoção ou para a entrada no mercado. 

É importante que ele esteja totalmente de acordo com a sua personalidade, conhecimentos e objetivos. Todos estes itens precisam estar em harmonia e com uma comunicação visualmente assertiva, ok? 

Currículos confusos dificilmente conseguem chamar a atenção de recrutadores e profissionais dos Recursos Humanos.

Separamos algumas dicas para que você consiga preparar um bom currículo e ainda melhorar suas chances de entrada no mercado. Acompanhe com a gente a seguir!

Como melhorar meu currículo em passos simples

1. Manter-se fiel à verdade

Quando profissionais e estudantes pensam sobre como melhorar meu currículo, o primeiro passo é o de revisar informações que já constam no documento e certificar-se que todo conteúdo presente seja verdadeiro. 

Manter-se fiel à verdade é o primeiro e mais importante passo para aproximar-se de uma contratação.

Não exagere ou aumente as informações, ok? Não é raro ou incomum que após a escolha da contratação, o recrutador ou a empresa peçam confirmações e certificados de tudo o que consta no documento. 

Se você deseja incluir outras informações, invista um tempo para consegui-las de verdade e, de preferência, com a devida certificação.

2. Atualizações constantes

Outro importante passo para dar um up no currículo é o de manter as atualizações em dia e procurar moldar-se sempre ao que o mercado de trabalho está solicitando. 

Portfólio, sites de apresentação, cartas de intenções, cursos online e participação em eventos virtuais contam com as atualizações necessárias e essenciais para um currículo atual. 

Procure fazer seu currículo de uma maneira que esteja aberto a estas atualizações constantemente, dando espaço para mais informações conforme o tempo se passa. 

Um currículo atualizado pode significar para o recrutador o empenho e dedicação do candidato em manter-se atual e útil para o mercado de trabalho.

3. Adaptação às vagas e empresas

Cada vaga e empresa possui um estilo e características que precisam ser levadas em consideração na hora de enviar seu currículo. 

Trabalhos mais relacionados à criatividade e inovação demandam um documento com maior personalidade, mostrando visualmente desde o começo suas habilidades de encontrar relevâncias e elencá-las de maneira harmônica no documento.

Outras vagas com perfil e nichos mais sérios, de alto escalão e que demandam a ideia de confiabilidade e seriedade, se encaixam em currículos que respeitam e incluem este tipo de direcionamento. 

Além disso, é preciso entender como a empresa se comporta no mercado. Trazendo alguns desses aspectos para o currículo e conseguindo demonstrar adaptabilidade no seu desenvolvimento.

4. Mantenha apenas informações relevantes

Como melhorar meu currículo com informações importantes

É comum que candidatos e profissionais queiram incluir no documento toda e qualquer informação que julguem importante para impressionar recrutadores com seu currículo. Mas não é bem assim que funciona. 

Demonstrar habilidade em ir direto ao ponto, identificar as informações essenciais e saber colocá-las de forma concisa e resumida é uma ótima maneira de responder à pergunta: “como melhorar meu currículo?

Documentos extensos, com mais de duas páginas e que demandam muita atenção do recrutador não são uma boa escolha, ok? 

Procure entender qual parte das suas experiências profissionais ou acadêmicas têm mais relação com a vaga e os pré-requisitos da empresa. Não necessariamente tudo que você já fez na carreira é relevante para aquela oportunidade específica.

5. Webinars, livros, palestras e seminários

Não é só no formato e no conteúdo que um currículo é melhorado. Manter-se atualizado é uma tarefa diária e que demanda esforço pessoal. 

Procure webinars, livros, palestras ou seminários que sejam importantes para a continuidade da sua carreira e para a área de atuação que escolheu. 

Separe um espaço do documento para incluir suas últimas participações em eventos presenciais ou online sobre temas que sejam relevantes.

Estas iniciativas podem não parecer muita coisa, mas o mercado de trabalho busca cada vez mais por profissionais qualificados e interessados. 

6. Cursos rápidos online com certificado

Plataformas como a do Cursos 24 horas são uma ótima maneira de conseguir demonstrar suas habilidades profissionais em pouco tempo e com certificado enviado. 

São diversas áreas de conteúdo com apostila exclusiva, professores qualificados e vídeo aulas que podem ser assistidas a qualquer momento do dia.

Adicionar cursos online com certificado que podem atualizar assuntos e demonstrar interesse em continuar se aprimorando, é uma das atividades mais indicadas para melhorar seu currículo sem a necessidade de investir em uma nova graduação. 

Pesquise o que está em alta no mercado da área escolhida e dedique algumas horas para tornar-se um profissional indispensável no mercado de trabalho.00

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *