Cuidador de idosos: entenda como esse profissional ganhará cada vez mais importância
Postado por Admincursos | 23 de julho de 2021 | Deixe aqui seu comentário

Veja como funciona a atuação de um cuidador de idosos e como este profissional é relevante para o futuro
De acordo com uma pesquisa desenvolvida e divulgada em 2020 pelo Laboratório de Demografia e Estudos Populacionais, o número da população brasileira com 65 anos de idade ou mais, era de 1,6 milhão em 1950 e passou para 9,2 milhões em 2020.
Realizando um trabalho de comparação e expectativa, a tendência é que em 2100 o número de idosos brasileiros chegue a 61,5 milhões! Estes números demonstram uma parcela dos motivos pelos quais a atuação do cuidador de idosos ganhará cada vez mais importância.
No ano passado, esta parcela da população representou 14% de todos os habitantes do território nacional e deve representar, em 2100, mais de 40% da população brasileira.
Idosos possuem suas necessidades específicas de cuidado, adaptação, infraestrutura e tratamentos. Além de demandar atenção e zelo em muitos momentos da sua rotina diária.
O profissional formado para atuar como acompanhante de idosos deve ter todos estes aspectos em mente.
Não é incomum que amigos e familiares se sintam perdidos em todas as necessidades de cuidados que um idoso demanda.
O importante é a postura e interesse em minimizar cada vez mais esta falta de conhecimento e procurar profissionais qualificados para realizar funções de profunda relevância para o bem-estar, saúde e segurança de uma pessoa que esteja passando por esta fase da vida.
O que faz um cuidador de idosos?
O envelhecimento faz com que nossas rotinas, habilidades e saúde passem por muitas mudanças. Isso, muitas vezes, representa desafios e necessidade de adaptação.
Aspectos como mobilidade, perda da visão, lentidão, dificuldade motora e menor sensação de autonomia são os primeiros sinais de que talvez tenha chegado a hora de procurar por um profissional formado no curso de cuidador de idosos.
É ele quem auxiliará na realização das tarefas cotidianas, incluindo todos os detalhes destas atividades.
O cuidador de idosos irá oferecer a ajuda necessária para realizar a higiene pessoal, seguir os cronogramas das rotinas de medicação, acompanhamento nas consultas e exames rotineiros e a ajuda na troca de roupas, por exemplo.
Além disso, ele pode analisar os ambientes para que não haja perigos de acidentes domésticos, prevenção de situações adversas e a aferição da pressão arterial.
Principais motivos para contratar um cuidador
1. Tranquilidade dos entes queridos
Ter a confiança de que o seu pai, mãe, avô ou avó terá uma pessoa devidamente qualificada para garantir que todas as atividades do dia a dia estejam sendo feitas com cuidado e segurança, é um dos principais motivos pelos quais muitas famílias optam pela contratação de um cuidador de idosos.
2. Sociabilidade
Pessoas que chegaram nesta fase da vida possuem uma forte tendência de isolamento social ou de não se sentir mais apto ao convívio natural com as demais pessoas.
Um acompanhante de idosos o estimulará a sair de casa para pequenos passeios, manterá a sua mentalidade em dia com conversas cotidianas e será uma pessoa com a qual será construída uma proximidade.
Garantir que haja uma sensação de acolhimento contínua é essencial neste momento.
3. Apoio emergencial
O apoio emergencial também sempre está no topo da lista de razões pelas quais o cuidador de idosos torna-se uma referência neste momento.
Com a continuidade da rotina de trabalho dos filhos e entes queridos, é preciso ter a tranquilidade de que a família terá toda a rapidez e prestatividade de apoio emergencial em diferentes situações cotidianas. Quedas, escorregões e acidentes são muito mais comuns do que pensamos.
4. Auxílio na rotina de medicamentos
Idosos possuem uma extensa rotina de medicação, seja ela complementar ou de tratamento de condições de saúde que chegam nesta idade.
Esta situação, em conjunto com a falta de memória, pode significar atrasos de horários de medicamentos. O que é extremamente negativo para a manutenção da saúde e do bem-estar do ente querido.
O cuidador de idosos está habilitado a entender e programar-se para acompanhar de perto todas as necessidades médicas do seu paciente, servindo como um apoio essencial na hora de seguir os tratamentos.
Curso online de cuidador de idosos
Com mais de 50 horas de conteúdo exclusivo e desenvolvido especificamente para a formação de profissionais para a atuação como cuidador de idosos, a plataforma do Cursos 24 horas disponibiliza aos alunos as técnicas e conhecimentos necessários para a atuação na área, além do preparo psicológico para lidar com as situações adversas existentes no cotidiano do profissional.
Os principais tópicos abordados pelo curso são:
- O contexto social do idoso no Brasil;
- A profissão de cuidador de idoso no Brasil;
- Exercendo a profissão;
- Processos de reabilitação do idoso.
Dentro destes temas, serão tratadas as barreiras existentes na velhice, as políticas públicas desenvolvidas em território nacional para idosos, como realizar uma ficha de acompanhamento e quais são as redes de apoio social existentes no Brasil.
Com certificado de conclusão de curso enviado à residência do estudante sem custos adicionais, a plataforma disponibiliza todo o conteúdo por meio de vídeo aulas e apostilas informativas que podem ser acessadas a qualquer momento em todos os dias da semana.
O curso online é indicado tanto para quem deseja atuar profissionalmente como cuidador de idosos, quanto para amigos e familiares que querem oferecer o suporte necessário para os idosos da família.

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursos