Cursos profissionalizantes ajudam na procura de um novo emprego

Postado por Admincursos | 7 de julho de 2021 | Deixe aqui seu comentário

Cursos profissionalizantes ajudam na procura de um novo emprego

Veja quais são os cursos profissionalizantes que podem fazer a diferença no seu currículo

Uma pesquisa divulgada em 2020 pelo SENAI, apontou que currículos com cursos técnicos ou cursos profissionalizantes aumentam as chances de contratação em 70% no primeiro ano após a conquista do certificado. 

Este tipo de experiência acadêmica costuma ser muito mais rápida e focada em situações práticas do dia a dia, ao compararmos com os cursos de graduação, por exemplo. Isso faz com que o profissional esteja apto a realizar inúmeras tarefas já no primeiro ano de investimento.

A tendência é que a cada um ou dois anos, o mercado de trabalho se recicle e traga novas necessidades e solicitações tanto aos profissionais que já estão inseridos em ocupações formais, como aos que estão procurando uma recolocação ou primeiras oportunidades. 

Apostar em cursos profissionalizantes de curta duração e certificado de conclusão pode significar um grande avanço na carreira. 

Acompanhe a seguir como funcionam as principais áreas de atuação e o que você vai aprender em cada um dos casos. 

7 principais cursos profissionalizantes para o futuro profissional

1. Meio ambiente

O meio ambiente, as iniciativas que prezam pelo desenvolvimento sustentável e pela preservação dos recursos naturais estão tomando um lugar cada vez mais importante no mercado de trabalho. 

Os cursos de impactos ambientais são exemplos de conteúdo abrangente e que podem ser úteis em diversas atuações.

Nele, o profissional conseguirá avaliar os impactos ambientais dos serviços ou produtos de uma empresa, entenderá sobre a legislação ambiental vigente e saberá buscar alternativas que tenham como base a reciclagem e energias sustentáveis, por exemplo. 

Este curso acontece em quatro unidades principais: 

  • Contextualização;
  • Leis e o meio ambiente;
  • Gestão ambiental em empresas;
  • Sustentabilidade.

2. Segurança do Trabalho

A área de segurança do trabalho precisa de profissionais altamente qualificados e em constante atualização. 

Cada vez mais, empresas de diversos tamanhos entendem a relevância de prezar pela saúde física e psicológica dos seus funcionários. Além de descobrirem os benefícios práticos no dia a dia do trabalho. 

Ao finalizar o curso de segurança do trabalho, o aluno terá passado por tópicos de extrema relevância profissional, como:

  • Conceitos iniciais de segurança do trabalho;
  • Legislação de segurança do trabalho;
  • Riscos ambientais;
  • Programas de prevenção. 

Dessa forma, será possível atuar no desenvolvimento de mapas de risco, planos de proteção, prevenção, inspeção e supervisão.

3. Logística

Os processos de logística de entrega e compra de produtos estão cada vez mais complexos e interligados. 

Não apenas no setor industrial e de transporte, as vendas pela internet e as entregas de serviços e produtos, por exemplo, necessitam de estruturas eficientes de armazenamento, produção e distribuição pelo país. 

O setor de logística cresce, aproximadamente, 18% ao ano. O profissional formado no curso de logística precisa de conhecimentos específicos, tais como:

  • Formas de transporte e regulamentação;
  • Administração do estoque;
  • Gerenciamento logístico e equipamentos de movimentação;
  • Estruturas de armazenagem.

4. Administração

Quais cursos profissionalizantes se encaixam à sua profissão?

A área de atuação de profissionais formados no curso de administração é profundamente abrangente. 

Qualquer empresa de porte pequeno, médio ou grande necessita de profissionais que entendam a respeito da modernização dos processos administrativos – desde lidar com conflitos internos, a controlar e avaliar o desempenho da empresa. Sendo assim, este profissional precisa de constante atualização.

A abordagem dos temas relacionados ao curso são: 

  • Gestão operacional;
  • Gestão de pessoas;
  • Gestão financeira;
  • Gestão de marketing. 

Com isso, o profissional terá uma visão holística do setor e poderá colocar em prática ações como gestão de compras, fluxo de caixa, liderança, modelos de produção, administração da produção e operações e o controle da empresa de modo geral. 

5. Eletricidade

Com as rotinas cada vez mais inseparáveis da energia elétrica, a relevância de profissionais eletricistas no mercado de trabalho também se encontra em ascensão. 

Um curso de eletricista tornará os profissionais aptos a entender as leis de ohm, os tipos de condutores, a distribuição de circuitos e todos os equipamentos de segurança necessários para a atuação do eletricista com segurança.

Este tipo de curso precisa oferecer ao profissional conteúdos que sejam relevantes para a rotina de trabalho do dia a dia. Preparando-o para enfrentar problemas, identificar necessidades de melhoramento e manutenção da parte elétrica de empresas, negócios e residências. 

É essencial ter conhecimentos profundos sobre redes monofásicas, bifásicas e trifásicas, simbologias e convenções, condutores e distribuição dos circuitos.

6. Contabilidade

O papel da contabilidade é, atualmente, um dos principais pilares de apoio do setor empresarial. 

Mais do que apenas registrar créditos e débitos mensalmente, o profissional contábil é responsável por elaborar livros contábeis, relatórios, planos de contas, imposto de renda e demonstrativos contábeis diversos.

Ao decorrer do curso profissionalizante de contabilidade, será visto:

  • Receitas e despesas;
  • Escrituração e relatórios contábeis;
  • Análise de tributos cobrados de empresas;
  • Depreciação;
  • Amortização.

Além disso, diversas demonstrações em relatórios como de resultados do exercício, lucros ou prejuízos acumulados, manutenções do patrimônio líquido da empresa e muito mais. 

7. Cursos de idioma

Um dos cursos profissionalizantes de maior influência. 

Afinal, compreender, conversar e ler informações de outro idioma são cada vez mais essenciais para a recolocação profissional, a entrada no mercado de trabalho ou a conquista de uma promoção. 

Os cursos online de Inglês visam maneiras rápidas e práticas de melhorar o currículo e tornar-se destaque no mercado de trabalho. 

Recrutadores e profissionais de recursos humanos procuram por profissionais que continuam se especializando e aprendendo novas habilidades. 

O Inglês é um dos idiomas mais falados e importantes, tendo extrema relevância no mercado global atual.

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *