Importância de se preparar para concurso público

Postado por Admincursos | 25 de agosto de 2021 | Deixe aqui seu comentário

Importância de se preparar para concurso público

Descubra como estudar e se aprimorar para garantir uma boa atuação em concurso público

Os concursos públicos são conhecidos pela ideia de que o candidato dificilmente passa na primeira tentativa, precisando adotar o plano de “prestar o concurso público até passar”.

Esta linha de pensamento é conhecida justamente porque as provas realizadas para a ocupação deste tipo de cargo costumam ser mais difíceis e complexas. Além de cobrarem um grau de conhecimento específico alto.

Com isso, a importância de se preparar para este tipo de prova é crucial, sendo necessário dedicar-se algumas horas por dia.

Entender sobre os conceitos cobrados em cada tipo de atuação pública, ler todo o conteúdo divulgado pela instituição, ver quais matérias de cada tema e identificar onde estão os pontos a serem melhorados para amplificar sua nota e participação na prova.

Dentro do que estamos falando sobre o preparo para a prova, alguns detalhes são de muita importância.

A organização e o desenvolvimento de um plano de estudos são essenciais, já que os assuntos costumam ser extensos e com muito conteúdo.

Estabelecer prioridades, investir em um ambiente confortável para estudar, apostar em métodos e técnicas de estudos diferentes e manter essas metas em dia são alguns dos primeiros passos para se preparar para um concurso público.

Pensando nisso, separamos alguns dos principais cursos online para te ajudar a estudar e se planejar para a próxima prova.

5 cursos para se preparar para um concurso público

1. Redação

Podemos dizer que toda e qualquer prova ou avaliação geral de estudos, possui uma necessidade específica da escrita e redação de conteúdos sobre qualquer tema analisado na avaliação. Em concursos públicos não seria diferente.

O curso de escrita e redação prepara estudantes de todo o país para aplicar a boa escrita no trabalho, vestibular, ENEM e concursos públicos de maneira geral.

O conteúdo é dividido em 4 unidades gerais:

  • Abordagem Inicial;
  • Técnicas de Redação;
  • Tipos de Redação;
  • Conteúdo complementar.

São abordados com profundidade técnicas de redação como introdução, desenvolvimento e conclusão, coesão e coerência, objetividade e concisão. Além da formatação e estrutura de parágrafos.

Tipos de redação como narração, descrição, dissertação, crônica e texto jornalísticos são exemplos dentre os 19 outros tipos apresentados.

2. Direito do trabalho

Com 50 horas de conteúdo, o curso de direito do trabalho é indicado para advogados, estudantes de direito e para quem precisa aprofundar seus conhecimentos sobre os direitos trabalhistas vigentes no Brasil.

Os profissionais e estudantes estarão aptos a entender sobre as modalidades de contrato, direito sindical e as funções do Ministério do Trabalho, por exemplo.

São três unidades principais de aprendizagem:

  • Abordagem inicial;
  • Direito do trabalho na prática;
  • Segurança e medicina no trabalho.

Dentro dessas unidades são abordados temas de grande importância para os concursos públicos, como o direito do trabalho no Brasil e no mundo, os princípios ligados ao direito do trabalho, as funções dos contratos e quais são as normas regulamentadoras do setor.

3. Direito administrativo

Principais cursos para concurso público

Considerados um dos temas mais requisitados em concursos públicos, o curso de direito administrativo é relacionado ao ramo do direito focado na administração pública.

Ao decorrer do curso, o estudante entenderá a respeito dos modelos de licitações, orçamento público, atos administrativos, contratos e outros temas relacionados à administração pública a nível federal, estadual ou municipal.

O curso tem seus principais tópicos divididos em 8 unidades principais:

  • Origem;
  • Objeto e Conceito do Direito Administrativo;
  • Administração Pública e Serviços Públicos;
  • Organização da Administração Pública;
  • Atos Administrativos;
  • Contratos Administrativos;
  • Licitação;
  • Servidores Públicos;
  • Responsabilidade Civil do Estado.

4. Informática básica

No curso de informática básica, o foco está no preenchimento de requisitos mínimos de entendimento tanto para a contratação no mercado de trabalho, quanto no conhecimento necessário para dominar o tema em concursos e vestibulares.

O fato é que investir em estudos sobre informática é cada vez mais essencial para qualquer profissão, sendo preciso dominar conceitos básicos como instalar programas e identificar ameaças virtuais.

Dentro dos 4 tópicos principais oferecidos pela plataforma, estão:

  • Conhecendo o cenário da informática;
  • Internet e ambiente virtual;
  • Suíte de aplicativos;
  • Informações complementares.

A partir daí serão explorados assuntos como mídias móveis de armazenamento, os navegadores de internet e os comunicadores instantâneos, correio eletrônico, planilhas de cálculo e editor de textos.

5. Memorização e leitura dinâmica

Nas 40 horas de informações e conceitos relacionados à memorização e leitura dinâmica, o curso online é de muita relevância para quem deseja investir nos estudos para concurso público.

Memorizar informações e praticar as técnicas de leitura dinâmica pode significar o sucesso da prestação de concurso já que, assim como os vestibulares, as provas possuem tempo limite e enunciados elaborados.

São quatro pilares principais de conteúdo:

  • Memorização;
  • Técnicas de memorização;
  • Leitura dinâmica;
  • Leitura dinâmica e estudo.

Dentro desses pilares, o estudante irá demonizar técnicas de ligação, fixação e memorização de textos longos, datas se palavras, os movimentos oculares na leitura, os fatores que influenciam na memória e como exercitar o lado direito e esquerdo do cérebro.

Conheça a plataforma do Cursos 24 horas

Os cursos online desenvolvidos pelo Cursos 24 horas oferecem todos os benefícios e vantagens para quem deseja ingressar em concursos públicos.

São disponibilizados aos profissionais e estudantes materiais exclusivos, professores qualificados e certificado de conclusão dos estudos.

Com ao menos 40 horas de conteúdo, o acesso à plataforma pode acontecer em qualquer horário do dia e em todos os dias da semana, facilitando os estudos e a organização do profissional.

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *