Como é um curso de psicanálise?

Postado por Admincursos | 3 de setembro de 2021 | Deixe aqui seu comentário

Como é um curso de psicanálise?

Descubra o curso de psicanálise e entenda como funciona a profissão no dia a dia

Você sabia que não existe um curso de graduação em psicanálise? Se você deseja ser um psicanalista, é necessário realizar um curso de psicanálise após uma graduação em áreas relacionadas, ou apenas desenvolver o curso rápido sem formação em ensino superior específico.

O melhor caminho para o profissional que deseja atuar na área, é o de procurar por órgãos específicos e realizar todos os processos para garantir a sua profissionalização.

O curso de psicanálise, portanto, não tem como objetivo formar profissionais, mas sim pessoas que entendam de maneira mais profunda todos os temas, conceitos e práticas psicanalistas.

A área está em alta nos últimos anos e ganhou ainda mais foco após a necessidade de isolamento social causada pela pandemia e o crescente aumento das horas de trabalho, pressões sociais e tensões do dia a dia.

A psicanálise é considerada uma atividade complexa e de grande importância para a vida das pessoas, interferindo na maneira com que os pacientes veem o mundo e como encaram seus problemas, por exemplo.

É comum que ao final da formação em órgãos e afiliações específicas, até o profissional que esteja se formando, passe por uma análise psicanalítica.

Isso se dá porque para entender os problemas dos outros e ajudá-los, é necessário primeiro analisar as suas próprias pendências sentimentais.

Para entender se a atuação como profissional da área está relacionada às suas expectativas, separamos a seguir quais são as principais funções esperadas de um psicanalista, assim como os principais pontos de estudo e entendimento do curso de psicanálise na prática. Entenda!

Análise e entendimento

A partir de um espaço neutro para o paciente, o profissional formado pelo curso de psicanálise e devidamente credenciado em órgãos da área, estimula a pessoa a compartilhar suas vivências emocionais e práticas.

Este primeiro momento da consulta é conhecido como acolhimento. Funciona para que o psicanalista forme seus primeiros entendimentos a respeito da natureza e as soluções para os problemas. Entender comportamentos também faz parte do que se espera do psicanalista.

Depois de sessões de escuta e conversa – individual ou em grupo -, o psicanalista recolhe e oferece dados e informações recebidas nos últimos encontros. Dessa forma, é possível fazer com que tanto o profissional, quanto o paciente, entendam melhor os problemas.

É parte da atuação deste profissional fazer com que o paciente se torne, com o tempo, uma pessoa com autonomia para entender e lidar com situações embaraçosas.

Educação

A educação que falamos aqui, está mais relacionada ao fato de que o profissional é responsável por estabelecer certos parâmetros e passar o conhecimento aos seus pacientes a respeito de uma educação emocional e/ou comportamental.

O psicanalista estimula o paciente a entender seus comportamentos nocivos. Fazendo com que ele próprio chegue ao entendimento sobre qual é a melhor saída para suas condições.

Acompanhamento

Acompanhamento com profissional formado no curso de psicanálise

As sessões de psicanálise devem ser realizadas com frequência, sendo raros os casos em que apenas uma ida ao psicanalista resolva os problemas do paciente.

É preciso que o profissional formado no curso de psicanálise acompanhe as oscilações positivas e negativas do paciente, entendendo o que pode ser considerado um gatilho para certos tipos de ações nocivas.

Com isso, torna-se possível conhecer com maior profundidade todas as angústias, dores, felicidades e sonhos.

Diagnóstico e investigação

É função do psicanalista diagnosticar e avaliar quaisquer condições emocionais, mentais e de adaptação social do seu paciente. Buscando elucidar conflitos, reações negativas e problemas com suas relações interpessoais.

É ele quem investiga fatores que são considerados inconscientes do comportamento e tem a responsabilidade de trazê-los à tona, desenvolvendo tratamentos específicos e ideias de ressocialização, por exemplo.

O profissional estuda os processos mentais e o desenvolvimento emocional de quem recorre aos seus serviços psicanalíticos. Favorecendo pesquisas experimentais, teóricas e clínicas.

Com isso, é possível orientar o paciente para a correção de ações, mudanças de perspectivas e melhor entendimento de dificuldades psicológicas. A partir daí, é possível saber como agir diante de situações adversas a sua boa saúde mental, psicológica e emocional.

O curso de psicanálise no Cursos 24 horas

Com mais de 70 horas de conteúdo exclusivo, a plataforma do Cursos 24 horas oferece o curso de psicanálise com indicação para psicólogos, pedagogos, educadores em geral e qualquer profissional ou estudante que deseja conhecer mais sobre o tema.

São vídeo aulas interativas, professores qualificados, apostila, certificado de conclusão do curso enviado sem custo adicional e uma plataforma 100% compatível com aparelhos móveis. Oferecendo aos estudantes inúmeras possibilidades de sistemas de aprendizagem.

O conteúdo disponibilizado pela plataforma passa por 4 unidades principais:

  • Conhecendo a psicanálise;
  • Fundamentos da psicanálise;
  • Psicanálise e sexualidade;
  • Psicopatologias e uma abordagem psicanalítica.

A partir daí, são abordados assuntos como a teoria da sexualidade, narcisismo, o setting analítico, as escolas psicanalíticas e as estruturas clínicas da neurose, psicose e perversão.

Além disso, o estudante poderá aprofundar seus conhecimentos em temas que são considerados de relevância na área, como:

  • A história da psicanálise no Brasil e as vertentes dos conhecimentos e conceitos: Freud e a criação da psicanálise;
  • Jung e a psicologia analítica;
  • Wilhelm Reich e a psicologia do corpo;
  • J Lacan e sua contribuição à psicanálise.

No curso você ainda conhecerá o método psicoterapêutico, baseado na observação e interpretação de atitudes dos pacientes, suas memórias e seus sonhos.

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *