10 dicas para estudar para um concurso público

Postado por Admincursos | 24 de setembro de 2021 | Deixe aqui seu comentário

10 dicas para estudar para um concurso público

Veja como cursos online com certificado podem te ajudar a estudar para concursos públicos 

Estudar para concursos públicos demanda organização, compromisso, dedicação e um planejamento de ações bastante específico. A possibilidade de salários condizentes aos cargos, a estabilidade financeira e a segurança empregatícia são os pontos altos das motivações de quem deseja investir em concursos públicos. Cursos online com certificado, participação em palestras e o desenvolvimento de uma lista de objetivos claros são alguns dos primeiros passos para garantir o seu preparo para o dia da prova. 

Separamos a seguir 10 dicas para estudar para um concurso público e que vão ser bastante úteis na hora de planejar suas atividades e realizar o cronograma de estudos respeitando sua rotina e saúde mental. Olha só: 

Entenda qual a área de concurso você está prestando

Pode parecer uma dica um tanto quanto óbvia, mas a relevância de entender a respeito da área de concurso que está prestando é grande. Nos últimos anos, os concursos públicos estão cada vez mais específicos e complexos, os estudos não são mais genéricos e abrangentes como antigamente. Veja quais as matérias indicadas no edital e aprofunde-se em cada tema proposto. 

Tenha objetivos claros

dicas para quem vai prestar concurso público com ajuda de cursos online com certificado

Criar metas e objetivos já é considerado essencial para o estudo de qualquer prova, mas concursos públicos costumam demandar ainda mais estudos, foco e cronogramas com metas específicas. Opte por desenvolver pequenas metas diárias e crie um planejamento de estudos que seja condizente com a sua rotina do dia a dia. Faça com que seu ciclo de estudos respeite seus horários e sua evolução nos assuntos escolhidos. Tenha tudo na ponta do lápis! 

Crie hábitos de estudo que podem ser seguidos

Ainda sobre o desenvolvimento de objetivos claros, a criação destes hábitos que respeitem sua rotina precisa ser feita de maneira que você consiga ser eficiente nos estudos e ao mesmo tempo evitar que se sinta sobrecarregado. É preciso identificar os momentos disponíveis para dedicar-se completamente aos assuntos e criar hábitos que não sejam conflitantes com o restante dos seus afazeres diários e que acabe por dividir sua atenção. 

Invista em um local apropriado

Se preparar para concursos públicos é uma atividade que demanda bastante concentração, já que muitas vezes existem temas relacionados ao direito e à legislação, por exemplo. Procure investir alguns esforços para criar um ambiente que seja distante dos mais frequentados da sua casa, baixe músicas que favoreçam a concentração e tente desligar do que está acontecendo ao seu redor para focar totalmente sua atenção nos materiais e assuntos previstos no cronograma de estudos. 

Procure as provas que já foram aplicadas

Uma ótima maneira de se sentir mais seguro e preparado para prestar uma prova de concurso público, além das dicas já citadas anteriormente e de cursos online com certificado, está a análise de provas aplicadas em anos anteriores. Pesquise por conteúdos já divulgados e refaça provas

anteriores para conseguir entender como os temas são abordados, quanto tempo você leva para fazer a prova e qual é o tipo de linguagem aplicada. 

Estude o edital

Editais costumam ser longos e com um ar de complexidade que geralmente faz com que candidatos não se sintam à vontade para ler o material completo. Porém, ler com atenção todo o conteúdo pode trazer informações profundamente válidas. É ali que você irá entender se existe algum impedimento 

para a sua aprovação, o que são considerados itens desclassificatórios e se será necessário correr atrás de documentações específicas para a realização da prova em questão. 

Esqueça a grande concorrência

Uma dica valiosa é a de não deixar que quantidade de vagas e de candidatos inscritos para a prova te intimide. Existem inúmeras variáveis que podem ajudar esta percepção. É muito comum que grande parte das pessoas não compareçam no dia da prova por acharem que não estão preparadas como deveria, que candidatos sejam desclassificados e que o organizador do concurso público chame muitas pessoas a mais do que o planejado inicialmente. Foco no conteúdo e no seu preparo individual. 

Identifique qual é a banca organizadora do concurso

Seguindo a importância de ler todo o edital com atenção, identificar qual é a banca organizadora do concurso pode ser uma ótima maneira de entender melhor como vai funcionar a prova e, consequentemente, se preparar da melhor forma. A banca organizadora é a responsável por todos os aspectos práticos da avaliação, podendo dar dicas valiosas sobre abordagem típica, tendências de conteúdo e critérios de avaliação da redação, por exemplo. 

Foco no que é importante, mas o descanso também

Um erro bastante comum para quem leva a sério a possibilidade de ingressar em uma carreira pública é o de focar somente na dedicação física e psicológica e esquecer de momentos de lazer e descanso dentre os momentos de concentração. Não deixe de ler sobre outros assuntos, assistir filmes e séries, ir ao cinema ou ao parque. É importante que você tenha boas noites de sono e que esteja completamente descansado para o dia da avaliação, a saúde mental e emocional conta muito. 

Cursos online com certificado

Existem diversos cursos online com certificado que abordam exatamente assuntos que são mais conhecidos em concursos públicos. Além de ajudar no aprimoramento e aprofundamento dos temas, ainda é possível receber em casa um certificado que poderá comprovar a sua proficiência nas matérias escolhidas. É possível estudar direito do trabalho, ambiental e administrativo, escrita e redação, gestão pública, estatística e raciocínio lógico.

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *